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Oficina da Palavra: as escolhas das palavras

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§       Estabelecer uma relação lúdica com a língua portuguesa.

§       Formular oralmente questões que apenas admitam as respostas Sim ou Não.   

 -       Brincar com as palavras a partir das limitações impostas pelas regras dos jogos propostos, percebendo que a fala é sempre produto de muitas escolhas  

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Parte-Introdução : Conversa Informal

O professor inicia a aula perguntando a seus alunos se eles pensam muito sobre quais as palavras que vão utilizar quando falam. O professor conclui que muitas vezes nem reparamos nas escolhas complexas que fazemos ao falar.

Segunda Parte- Jogo : O Meu Chapéu tem Três Pontas

  Através desta brincadeira, podemos perceber como é difícil a arte de pensar/selecionar palavra.  Antes de iniciar o jogo, o professor deve se certificar de que os alunos conhecem bem a letra e a canção da brincadeira .  

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cantigas-roda-meu-chapeu-tem-tres-ponta    

Depois os alunos conhecerem bem a canção, o professor pede que eles cantem:

1)sem a palavra ‘três’

 2)sem a palavra três e a palavra ‘pontas’.

3)sem a palavra ‘três’, ‘pontas’ e ‘chapéu’.

4)sem a palavra ‘três’, ‘pontas’, ‘chapéu e ‘meu’

.   Após o jogo, o professor deve conversar com os seus alunos se o jogo foi fácil ou difícil e qual a principal dificuldade que encontraram. Ele explica que a aula será composta de jogos de escolhas e palavras a partir de regras bem definidas.

http://www.alienado.net/frases/frases-de-trava-lingua 

Jogo do sim ou não :Adivinhe em qual número eu estou pensando

O professor diz que está pensando um número de 1 a 10 e que os alunos deverão descobrir qual é o número  através de perguntas  . O professor só poderá responder sim ou não. Os alunos receberão uma folha de papel para anotar as dicas que forem surgindo. É importante lembrar que o aluno só pode dar a resposta quando tiver a certeza de que é aquele número, porque é um jogo de lógica e não e adivinhação.   Exemplos de perguntas possíveis:

 1-É par ?

 2-É maior que 5?

3-Fica entre 5 e 7?

 Aos poucos os alunos vão entendendo o jogo e o professor pode ir aumentando o valor do número que está pensando. O professor também pode convidar alguns alunos para comandar o jogo e ao final, deve sugerir que eles trabalhem em duplas.

Outro Jogo o Sim ou Não :Que bicho sou eu?    

   O professor solicita à turma que escreva nomes e bichos em pedaços e papel, ele recolhe, mistura os papéis e cola nas costas dos alunos sem que eles vejam o que há escrito neles. Cada aluno faz perguntas para o outro para saber que em qual bicho se transformou. Por exemplo: Eu tenho pêlo? Eu tenho asas? As respostas devem apenas ser sim ou não

Ao término, os alunos devem avaliar o jogo e dizer quantas perguntas tiveram de fazer para descobrir qual era o seu animal.

  Sugestões de Leitura :

 1-O Livro os Nãos do Menino Maluquinho – Ziraldo     

2- O Livro os SIM do Menino Maluquinho-Ziraldo

  http://www.tradepar.com.br/detalhes/o-livro-do-sim-menino-maluquinho-nova-ortografia-9788506062425-488.html

  Laboratório de Informática

  1-Solicite a seus alunos que procurem o título do O Livro dos Nãos do Menino Maluquinho no site do Ziraldo.  

 http://www.ziraldo.com.br/     

Depois explore com os seus alunos o site do Menino Maluquinho, que é sempre atualizado e tem muitas sessões : Que dia é Hoje, piadas, os personagens do autor, frases do dia, brincadeiras, passatempos, festas do ano etc

Ler a história  http://www.meninomaluquinho.com.br/    

Algumas das máximas do Livro dos Nãos do Menino Maluquinho.

O professor pode propor aos alunos pra continuarem a escrever o livro os Nãos, cada um acrescentando uma frase.   

1-Não. Eis o menos palavrão que existe.

 2-Não brigue muito com o seu irmão. Irmão é igualzinho à irmã : não á pra gente trocar.

 3-Não se ache o rei da cocada preta. Tem outros doces mais gostosos.

 4-Não goste de brócolis. Ou de maxixe. Ou de cebolinha cozida. Mas experimente antes.

 5-Não calce o tênis com o pé sujo.   O pé, depois, sai.  Mas o cheiro não sai nunca mais

. 6-Não fique só no sonho. O tempo que se gasta sonhando é o mesmo que se gasta fazendo.

 7-Não acredite em duendes. Eles mentem muito

. 8-Não perca seus amigos.  Você vai ver que um amigo, os bons mesmo, é a coisa mais difícil e achar e novo.

.9--Não dê um pum fedorento dentro do elevador mesmo que você esteja sozinho. A porta pode abrir de repente e entrar uma menina bonita.

10-Não siga os conselhos este livrinho. Conselhos não são pra gente seguir. São pra gente pensar. "  

 Fragmentos o Livro dos Nãos do Menino Maluqinho - Ziraldo. Rio de Janeiro : Ediouro,1997      

Recursos Complementares

1-Ler a história do Menino Maluquinho on-line:     http://www.meninomaluquinho.com.br/Online/default.asp   

2-Outros jogos de palavras com regras:  

2.1- O professor aborda um aluno da classe e pede-lhe que responda as perguntas com palavras que comecem com qualquer letra a ser indicada pelo professor.

 Exemplo:   

A letra indicada é R:

Seu nome? Ricardo.

Profissão: Radialista.

 Donde vêm? Rio.

 Para onde vai? Ribeirão.

 Qual a sua comida predileta? Rocambole

 Qual a sua cor preferia? Roxo   

 Qualquer hesitação na resposta, (que deve parecer verdadeira), ou uma resposta errada elimina o jogador.  

2.2-– RIMA FATAL

1 – O animador começa dizendo uma palavra.

2 – O seguinte deve dizer uma outra que rime com a primeira.

 3 – E assim o farão os outros até que alguém erre ou emperre, perdendo a sua vez no jogo.

 Por exemplo: Dinheiro- saleiro- veleiro- pesqueiro- sabugueiro –certeiro etc  

4-Debate

Tema : O que é mais fácil aprender a falar ou a escrever?

Avaliação

O aluno será avaliado durante todo o processo. Será levado em consideração se ele terminou todas as atividades no tempo previsto, se  foi cooperativo nos trabalhos de grupo, se respeitou as regras da sala e do laboratório de informática.

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