12/01/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
§ Estabelecer uma relação lúdica com a língua portuguesa.
§ Formular oralmente questões que apenas admitam as respostas Sim ou Não.
- Brincar com as palavras a partir das limitações impostas pelas regras dos jogos propostos, percebendo que a fala é sempre produto de muitas escolhas
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeira Parte-Introdução : Conversa Informal
O professor inicia a aula perguntando a seus alunos se eles pensam muito sobre quais as palavras que vão utilizar quando falam. O professor conclui que muitas vezes nem reparamos nas escolhas complexas que fazemos ao falar.
Segunda Parte- Jogo : O Meu Chapéu tem Três Pontas
Através desta brincadeira, podemos perceber como é difícil a arte de pensar/selecionar palavra. Antes de iniciar o jogo, o professor deve se certificar de que os alunos conhecem bem a letra e a canção da brincadeira .
Depois os alunos conhecerem bem a canção, o professor pede que eles cantem:
1)sem a palavra ‘três’
2)sem a palavra três e a palavra ‘pontas’.
3)sem a palavra ‘três’, ‘pontas’ e ‘chapéu’.
4)sem a palavra ‘três’, ‘pontas’, ‘chapéu e ‘meu’
. Após o jogo, o professor deve conversar com os seus alunos se o jogo foi fácil ou difícil e qual a principal dificuldade que encontraram. Ele explica que a aula será composta de jogos de escolhas e palavras a partir de regras bem definidas.
http://www.alienado.net/frases/frases-de-trava-lingua
Jogo do sim ou não :Adivinhe em qual número eu estou pensando
O professor diz que está pensando um número de 1 a 10 e que os alunos deverão descobrir qual é o número através de perguntas . O professor só poderá responder sim ou não. Os alunos receberão uma folha de papel para anotar as dicas que forem surgindo. É importante lembrar que o aluno só pode dar a resposta quando tiver a certeza de que é aquele número, porque é um jogo de lógica e não e adivinhação. Exemplos de perguntas possíveis:
1-É par ?
2-É maior que 5?
3-Fica entre 5 e 7?
Aos poucos os alunos vão entendendo o jogo e o professor pode ir aumentando o valor do número que está pensando. O professor também pode convidar alguns alunos para comandar o jogo e ao final, deve sugerir que eles trabalhem em duplas.
Outro Jogo o Sim ou Não :Que bicho sou eu?
O professor solicita à turma que escreva nomes e bichos em pedaços e papel, ele recolhe, mistura os papéis e cola nas costas dos alunos sem que eles vejam o que há escrito neles. Cada aluno faz perguntas para o outro para saber que em qual bicho se transformou. Por exemplo: Eu tenho pêlo? Eu tenho asas? As respostas devem apenas ser sim ou não
Ao término, os alunos devem avaliar o jogo e dizer quantas perguntas tiveram de fazer para descobrir qual era o seu animal.
Sugestões de Leitura :
1-O Livro os Nãos do Menino Maluquinho – Ziraldo
2- O Livro os SIM do Menino Maluquinho-Ziraldo
1-Solicite a seus alunos que procurem o título do O Livro dos Nãos do Menino Maluquinho no site do Ziraldo.
Depois explore com os seus alunos o site do Menino Maluquinho, que é sempre atualizado e tem muitas sessões : Que dia é Hoje, piadas, os personagens do autor, frases do dia, brincadeiras, passatempos, festas do ano etc
Ler a história http://www.meninomaluquinho.com.br/
Algumas das máximas do Livro dos Nãos do Menino Maluquinho.
O professor pode propor aos alunos pra continuarem a escrever o livro os Nãos, cada um acrescentando uma frase.
1-Não. Eis o menos palavrão que existe.
2-Não brigue muito com o seu irmão. Irmão é igualzinho à irmã : não á pra gente trocar.
3-Não se ache o rei da cocada preta. Tem outros doces mais gostosos.
4-Não goste de brócolis. Ou de maxixe. Ou de cebolinha cozida. Mas experimente antes.
5-Não calce o tênis com o pé sujo. O pé, depois, sai. Mas o cheiro não sai nunca mais
. 6-Não fique só no sonho. O tempo que se gasta sonhando é o mesmo que se gasta fazendo.
7-Não acredite em duendes. Eles mentem muito
. 8-Não perca seus amigos. Você vai ver que um amigo, os bons mesmo, é a coisa mais difícil e achar e novo.
.9--Não dê um pum fedorento dentro do elevador mesmo que você esteja sozinho. A porta pode abrir de repente e entrar uma menina bonita.
10-Não siga os conselhos este livrinho. Conselhos não são pra gente seguir. São pra gente pensar. "
Fragmentos o Livro dos Nãos do Menino Maluqinho - Ziraldo. Rio de Janeiro : Ediouro,1997
1-Ler a história do Menino Maluquinho on-line: http://www.meninomaluquinho.com.br/Online/default.asp
2-Outros jogos de palavras com regras:
2.1- O professor aborda um aluno da classe e pede-lhe que responda as perguntas com palavras que comecem com qualquer letra a ser indicada pelo professor.
Exemplo:
A letra indicada é R:
Seu nome? Ricardo.
Profissão: Radialista.
Donde vêm? Rio.
Para onde vai? Ribeirão.
Qual a sua comida predileta? Rocambole
Qual a sua cor preferia? Roxo
Qualquer hesitação na resposta, (que deve parecer verdadeira), ou uma resposta errada elimina o jogador.
2.2-– RIMA FATAL
1 – O animador começa dizendo uma palavra.
2 – O seguinte deve dizer uma outra que rime com a primeira.
3 – E assim o farão os outros até que alguém erre ou emperre, perdendo a sua vez no jogo.
Por exemplo: Dinheiro- saleiro- veleiro- pesqueiro- sabugueiro –certeiro etc
4-Debate
Tema : O que é mais fácil aprender a falar ou a escrever?
O aluno será avaliado durante todo o processo. Será levado em consideração se ele terminou todas as atividades no tempo previsto, se foi cooperativo nos trabalhos de grupo, se respeitou as regras da sala e do laboratório de informática.
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