Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Melhorando a Leitura Oral

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Escutar/comparar leituras com finalidades bem diferentes.

 §       Tomar contato com a poesia de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

 §       Identificar a função de um texto pelo seu ritmo,

       -  Ler oralmente , de forma lúdica, textos com ritmos bem diferentes (ex: corrida de cavalos e poesia para relaxar)  

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Introdução  

 O professor inicia a aula perguntando  aos alunos se imaginam um narrador de corridas de cavalos falando bem devagar ou alguém dando uma aula de relaxamento falando apressado.  Ele pode convidar os seus alunos experimentar como os textos têm ritmos próprios. .

Exemplos :

 1-   Pedir a um alunos que dê uma receita rápido demais.

Sugestão do texto da receita: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/114-brigadeiro.html

  2-   Solicitar a um aluno que imagine que está lendo uma notícia sobre um jogo de futebol bem devagar.

Sugestão o texto para narração( primeira parte : Os Milésimos): http://www.maquinariaeditora.com.br/site/degustacao/Garotinho%2001%20aula%20pag%2009_10_11_12_13%20.pdf       

  3-Ler a lista de presença da turma tão rápido que não dê tempo para ninguém responder.

  4-Ler a lista de presença da turma tão devagar que todos se cansem e deixem e prestar atenção.

  5- Avisar lentamente a alguém que deve tomar cuidado porque vem uma bicicleta na contra mão.

Após a brincadeira, concluir que há certos tipos de textos que devem ser lidos de forma lenta e outros de forma acelerada.    

http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=5651

    Primeira Parte da Aula –Jogo : Câmera Lenta ou Apressadinho

O professor pede que os alunos caminhem pela sala de aula, fazendo de conta que estão  em determinadas situações, (andando na lama, na areia quente, na chuva, entre o mato alto, com um  sapato apertado etc). O professor comanda a mudança das situações e o ritmo do movimento  dos alunos com as palavras ‘normal – lento ou apressadinho’.  

 Conclusão : Nossos movimentos corporais e nossa voz/leitura obedecem a um ritmo  

  Segunda Parte da Aula : Laboratório de Informática

O professor deve separar os seus alunos de acordo com o tamanho da turma e o número de computadores.

Atividade -   Narração de uma corrida : A Corrida Maluca

  O professor deverá retirar o som do vídeo e pedir que um aluno narre para a turma ou  o que está acontecendo, falando bem rápido.. Depois o professor dá pausa no vídeo e convida outro aluno para ser o narrador e assim sucessivamente.

  A corrida maluca   http://www.youtube.com/watch?v=KkCXoQwXqVM&feature=related 

ou   http://www.youtube.com/watch?v=Ji7KHXDm8Qo  

 ou   http://www.youtube.com/watch?v=KkCXoQwXqVM&feature=related   

ou   http://www.youtube.com/watch?v=BrPv9bE0AIs&feature=related  

Após esta atividade, o professor pede que as crianças leiam este poema de Cecília Meireles, perguntando se deve ser lido calma ou apressadamente e que justifiquem a sua resposta..

   http://blig.ig.com.br/pizzi/files/2009/09/meditnado.jpg 

 Sonho da Menina

A flor com que a menina sonha

está no sonho?

 ou na fronha?

  

Sonho  

risonho.   

O vento sozinho

 no seu carrinho.   

De que tamanho

 seria o rebanho?   

A vizinha

 apanha

a sombrinha de teia de aranha  . . .

   

Na lua há um ninho

de passarinho.

A lua com que a menina sonha  

é o linho do sonho

ou a lua da fronha?

http://www.revista.agulha.nom.br/ceci26.html  

Terceira Parte: Criação de um texto  

 Os alunos se sentam em duplas e  o professor solicita que eles escrevam individualmente um pequeno texto para ser lido de forma bem veloz ou muito lenta. Após terminarem a tarefa, trocarão o seu trabalho com o do colega e um lerá oralmente a redação do outro .         

              

Recursos Complementares

1-Assistir ao filme A Corrida Maluca que serviu de inspiração para a atividade de narração no Laboratório de Informática. http://www.infantv.com.br/maluca_ele.htm  

2-A poesia Sonhos da menina deCecília Meireles  pode  ser vista no Youtube:   http://www.youtube.com/watch?v=ht9Jtj-SQno  

3-Sugestão de leitura para o professor: Esporte no rádio   http://www.brasilcultura.com.br/perdidos/esporte-no-radio/

4- Escutar a narração de um jogo de futebol por Milton Leite.   http://www.youtube.com/watch?v=Ely1WdOGDkM&feature=related

5-Cada aluno, na sua vez, deve falar a palavra ‘Gol’ de uma maneira diferente.  

6- 6- Assistir a declamação da poesia de Manoel Bandeira, A Onda:  

 http://www.youtube.com/watch?v=cuWUhvRzZPo  

A poesia A Onda está disponível no site:   - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-bandeira/a-onda.php     

Dividir a turma em grupos e pedir que imaginem, planejem e apresentem a poesia A Onda.

Avaliação

A aula será avaliada em cada etapa do processo, levando em consideração se os alunos trabalharam e forma cooperativa, respeitando as regras da sala e do Laboratório de Informática.   Deverá ser levado em conta se o aluno terminou todas as tarefas no tempo combinado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.