08/12/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
§ Escutar/comparar leituras com finalidades bem diferentes.
§ Tomar contato com a poesia de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.
§ Identificar a função de um texto pelo seu ritmo,
- Ler oralmente , de forma lúdica, textos com ritmos bem diferentes (ex: corrida de cavalos e poesia para relaxar)
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Introdução
O professor inicia a aula perguntando aos alunos se imaginam um narrador de corridas de cavalos falando bem devagar ou alguém dando uma aula de relaxamento falando apressado. Ele pode convidar os seus alunos experimentar como os textos têm ritmos próprios. .
Exemplos :
1- Pedir a um alunos que dê uma receita rápido demais.
Sugestão do texto da receita: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/114-brigadeiro.html
2- Solicitar a um aluno que imagine que está lendo uma notícia sobre um jogo de futebol bem devagar.
Sugestão o texto para narração( primeira parte : Os Milésimos): http://www.maquinariaeditora.com.br/site/degustacao/Garotinho%2001%20aula%20pag%2009_10_11_12_13%20.pdf
3-Ler a lista de presença da turma tão rápido que não dê tempo para ninguém responder.
4-Ler a lista de presença da turma tão devagar que todos se cansem e deixem e prestar atenção.
5- Avisar lentamente a alguém que deve tomar cuidado porque vem uma bicicleta na contra mão.
Após a brincadeira, concluir que há certos tipos de textos que devem ser lidos de forma lenta e outros de forma acelerada.
http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=5651
Primeira Parte da Aula –Jogo : Câmera Lenta ou Apressadinho
O professor pede que os alunos caminhem pela sala de aula, fazendo de conta que estão em determinadas situações, (andando na lama, na areia quente, na chuva, entre o mato alto, com um sapato apertado etc). O professor comanda a mudança das situações e o ritmo do movimento dos alunos com as palavras ‘normal – lento ou apressadinho’.
Conclusão : Nossos movimentos corporais e nossa voz/leitura obedecem a um ritmo
Segunda Parte da Aula : Laboratório de Informática
O professor deve separar os seus alunos de acordo com o tamanho da turma e o número de computadores.
Atividade - Narração de uma corrida : A Corrida Maluca
O professor deverá retirar o som do vídeo e pedir que um aluno narre para a turma ou o que está acontecendo, falando bem rápido.. Depois o professor dá pausa no vídeo e convida outro aluno para ser o narrador e assim sucessivamente.
A corrida maluca http://www.youtube.com/watch?v=KkCXoQwXqVM&feature=related
ou http://www.youtube.com/watch?v=Ji7KHXDm8Qo
ou http://www.youtube.com/watch?v=KkCXoQwXqVM&feature=related
ou http://www.youtube.com/watch?v=BrPv9bE0AIs&feature=related
Após esta atividade, o professor pede que as crianças leiam este poema de Cecília Meireles, perguntando se deve ser lido calma ou apressadamente e que justifiquem a sua resposta..
http://blig.ig.com.br/pizzi/files/2009/09/meditnado.jpg
Sonho da Menina
A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?
Sonho
risonho.
O vento sozinho
no seu carrinho.
De que tamanho
seria o rebanho?
A vizinha
apanha
a sombrinha de teia de aranha . . .
Na lua há um ninho
de passarinho.
A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?
http://www.revista.agulha.nom.br/ceci26.html
Terceira Parte: Criação de um texto
Os alunos se sentam em duplas e o professor solicita que eles escrevam individualmente um pequeno texto para ser lido de forma bem veloz ou muito lenta. Após terminarem a tarefa, trocarão o seu trabalho com o do colega e um lerá oralmente a redação do outro .
1-Assistir ao filme A Corrida Maluca que serviu de inspiração para a atividade de narração no Laboratório de Informática. http://www.infantv.com.br/maluca_ele.htm
2-A poesia Sonhos da menina deCecília Meireles pode ser vista no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ht9Jtj-SQno
3-Sugestão de leitura para o professor: Esporte no rádio http://www.brasilcultura.com.br/perdidos/esporte-no-radio/
4- Escutar a narração de um jogo de futebol por Milton Leite. http://www.youtube.com/watch?v=Ely1WdOGDkM&feature=related
5-Cada aluno, na sua vez, deve falar a palavra ‘Gol’ de uma maneira diferente.
6- 6- Assistir a declamação da poesia de Manoel Bandeira, A Onda:
http://www.youtube.com/watch?v=cuWUhvRzZPo
A poesia A Onda está disponível no site: - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-bandeira/a-onda.php
Dividir a turma em grupos e pedir que imaginem, planejem e apresentem a poesia A Onda.
A aula será avaliada em cada etapa do processo, levando em consideração se os alunos trabalharam e forma cooperativa, respeitando as regras da sala e do Laboratório de Informática. Deverá ser levado em conta se o aluno terminou todas as tarefas no tempo combinado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!