Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Órgãos do sentido: Audição

 

14/08/2012

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber e distinguir informações recebidas do ambiente através do som.

Compreender a função da audição.

Duração das atividades
A atividade deverá ser realizada em 3 ou 4 dias, em torno de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1:

1. O professor iniciará a aula com a leitura do livro: O ouvido, de Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.

Fonte: Editora Scipione

 

2. Junto com a leitura, o professor poderá apresentar algumas questões e desenvolver um debate sobre o tema narrado.

* Como sugestão para o debate, o professor poderá, inicialmente, solicitar que prestem atenção nos sons de entorno e, em seguida, questionar:

- O que podemos ouvir?

- Alguns sons nos transmitem alegria, tristeza, sono, irritação etc. Que sons deixam vocês alegres e animados? E tristes? e com sono?

- Podemos ver o som?

- Como sabemos que o som existe? (Podemos ouvi-lo)

- Por meio de que órgão, conseguimos ouvir o som?

- Quais tipos de sons vocês conhecem?

- Vocês gostam mais de sons altos ou baixos, rápidos ou lentos, fortes ou suaves?

- Como vocês se sentem ao ouvir o som da passagem de um avião? De um liquidificador?

 

3. No debate, o professor deverá destacar a importância dos ouvidos para os seres vivos e os cuidados que devemos ter com eles. Para isso pode questionar:

- O nosso ouvido, a nossa audição, além de nos permitir ouvir os sons, será que ela serve para mais alguma coisa? Será que ela nos alerta de algum perigo? Qual?

- Todas as pessoas podem ouvir? Vocês conhecem alguma pessoa que não ouve? Como ela faz para se comunicar? Vocês conhecem a língua de sinais (libras) que elas usam?

- Os ouvidos externos (orelhas) dos animais são iguais as nossas? Será que eles ouvem da mesma forma que os seres humanos? Ouvem melhor? Por que alguns animais tem a audição tão desenvolvida? Será que é uma forma de proteção?

* Se o professor preferir poderá propor pesquisas sobre estas questões. Não aprofundaremos estes assuntos, pois requerem aulas específicas. Porém, ficam como sugestões para que o professor.

 

4. De modo que as crianças possam perceber como o som se propaga no ar, o professor poderá realizar o seguinte experimento:

 

- Xilofone

a) O professor deverá apresentar aos alunos várias garrafas de vidro de mesmo tamanho e forma, solicitando que, eles soprem dentro de cada uma delas, observando o som produzido.   

b) Registrar as observações dos alunos na lousa.   

c) Coloque água com um pouco de corante alimentício, para poder visualizar melhor o que irá acontecer.

d) Encha as garrafas com diferentes volumes de água, de modo crescente: indo do menor para o maior.

e) Em seguida assopre dentro de cada garrafa, observando o que acontece com  a água e o som produzido.   

f) O professor deverá perguntar aos alunos quais garrafas apresentaram o som mais alto e o mais baixo, para em seguida explicar-lhes que o som mais alto, obtido nas garrafas com menor quantidade de água, é denominado de agudo; e o som mais baixo, chamado de grave é encontrado nas garrafas com maior número de água. Isto se deve ao fato de que, quanto mais ar houver na garrafa, menor será sua vibração e a frequência da nota musical. E quanto menos ar houver na garrafa, maior será sua vibração e a frequência da nota musical. Esta explicação deverá ser feita conjuntamente com a demonstração do experimento. O que também poderá ser feito por  meio de uma dinamização.  

 

* Também disponível em:

http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_2.htm

http://www.cgomes.uac.pt/TE/Estagio/03-04/Brincar/Act1.htm

http://www.bbc.co.uk/education/dynamo/lab/glass.htm

 

*Sugestão de outros experimentos com som:

 

- Sons graves e agudos.

Disponível em:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11512

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11015

 

- Órgãos de sentidos - atividade 7: Isto se parece com quê?

Disponível em:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11717

 

- Telefone sem fio.

Disponível em:

http:// http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_1.htm

http://www.bbc.co.uk/education/dynamo/lab/yoghurt.htm

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10904

 

- Estetoscópio.

* Neste experimento o professor poderá trabalhar os sons do corpo, questionando os alunos se ele faz algum tipo de som, quais eles já ouviram (coração bater, o ronco da barriga etc.), propondo em seguida a confecção do estetoscópio e a audição dos sons do corpo.

Disponível em:

http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_2.htm

 

- Sobre o processo envolvido para a audição dos sons pelo ouvido. Som: Tímpano.

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10940

 

5. Também poderá confeccionar alguns instrumentos de músicas, como chocalho, violão caseiro, tambor, pandeiro, xilofone etc. Algumas sugestões podem ser encontradas nos seguintes sites:

- Órgãos de sentidos - atividade 8: Será que vai dar som?

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11719

 

ATIVIDADE 2:

1. Ainda como uma forma de sensibilização e para estimular a curiosidade dos alunos acerca deste órgão do sentido, o professor deverá realizar a leitura do livro: Grandes compositores: Vivaldi, ed. Ciranda Cultural, permitindo que os alunos manuseiem o livro, apresentando em seguida a música asQuatro Estações de Vivaldi.

Fonte: Ciranda Cultural

Para baixar a música, acessar o seguinte link:

http://www.superdownloads.com.br/download/84/antonio-vivaldi-quatro-estacoes/

 

2. Posteriormente solicita-se aos alunos que relatem oralmente e registrem por meio de desenhos o que sentiram ao ouvir os trechos que representam cada uma das estações.

 

3. Para finalizar a aula, o professor poderá apresentar o vídeo: Corpo Humano: ouvido. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=rFuwPihOsw4

http://www.youtube.com/watch?v=3llrRe-0pmY&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=_PedqT6GMyE&feature=relmfu

 

ATIVIDADE 3:

1. O professor deverá apresentar à classe diversos tipos de sons (como: fenômenos da natureza, meios de transportes, animais, instrumentos musicais etc). Esses sons podem ser encontrados no CD produzido pela Revista:Projetos Escolares; que pode ser baixado no link abaixo:

http://www.4shared.com/file/BFJoBXTo/MUSICAS_BINGO_SONS.html

 

2. Em seguida, o professor questionará os alunos acerca de cada som ouvido, para que identifiquem o som com seu respectivo emissor. Para isso poderá se utilizar de algumas questões norteadoras:

- Do que é este som?

- Onde podemos ouvi-lo?

- Ele é forte ou é fraco?

- É baixo ou alto?

- O que vocês sentem? Medo? Vontade de dançar? De ir a praia? De pular onda?

 

3. Após a identificação oral dos sons e o relato das sensações das crianças, o professor deverá entregar para cada aluno, fichas/cartões com as figuras que representam os sons ouvidos na atividade anterior, para que eles possam agora relacionar os sons com seu respectivo símbolo (desenho/figura).

* O professor poderá confeccionar estas fichas/cartões a partir das figuras que serão apresentadas no bingo de sons, que será utilizado como avaliação. Para isso, deverá acessar o seguinte link:

http://www.4shared.com/file/CpYHuRYS/BINGO_DOS_SONS.html

Recursos Complementares

Livros:

- GIBSON, Gary. Brincando com os sons. Ed. Callis.

- Ciência hoje na escola: ver e ouvir, v. 5.

- SAGE, Angie. Coleção Sentidos: audição. Ed. Vida.

- Enciclopédia ilustrada do corpo humano. Ed. Girassol.

- Criança curiosa: os cinco sentidos. Ed. Salamandra.

- Criança curiosa: o corpo. Ed. Salamandra

- Mini Larousse dos cinco sentidos. Ed. Larrouse Júnior.

- Os cinco sentidos. Ed. Ciranda Cultural.

- NICOLIS, Giselda Laporta. Nossos 5 amigos. Ed. Porto de Ideias.

- BOSMANS. Peter. Os cinco sentidos.

- O grande livro animado do corpo humano. Impala Editores.

- BURKE, Lisa. Pequenos Cientista: corpo humano. Ed. Publifolha.

- GIRARDET, Sylvie e ROSADO, Puig. A casa dos cinco sentidos. Companhia Editora Nacional.

 

Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade:

1. Deverá ser entregue para cada criança uma cartela de bingo, contendo os sons trabalhados em aula. As cartelas poderão ser encontradas no link abaixo:

http://www.4shared.com/file/CpYHuRYS/BINGO_DOS_SONS.html

2. Em seguida, o professor apresentará um dos sons e pedirá que os alunos o identifiquem em suas cartelas. Deverá proceder assim, até que um dos alunos tenha completado sua cartela de sons. Os sons deverão ser apresentados de modo aleatório.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.