14/02/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Trabalhar diferentes valências físicas.
Integrar conhecimentos de Educação Física com diferentes componentes curriculares.
Atuar e respeitar diferentes grupos.
Para esta aula é necessário que os alunos dominem alguns temas, tais como: funções vitais do organismo; conhecimentos históricos e esportes.
Caro Professor, esta aula será organizada de forma a associar alguns temas interdisciplinares, porém, o esporte e a atividade física serão nossos eixos centrais.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001760/0000020790.jpg
ATIVIDADE I - ATIVIDADES NA QUADRA DE ESPORTES
Professor, encaminhe-se junto com os seus alunos para a quadra de esportes da escola. Divida a turma em 5 grupos com meninos e meninas e sugira que eles nomeiem os seus grupos.
A nossa 1ª atividade será com a turma dividida em 5 grupos e, ao pedido do professor os alunos responderão a uma pergunta comum a todos os grupos. O 1º grupo a acertar a resposta indicará um dos seus integrantes para executar um lance livre do basquetebol.
Dessa forma, a cada resposta correta o grupo poderá somar 2 pontos.
As perguntas deverão abordar os temas relacionados com essa aula. Por exemplo:
DICA 1 - Professor, sugiro que organize, previamente, um roteiro de perguntas sobre os temas a serem abordados na aula.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_R3T-Ia0quRI/TKYrNz9k2JI/AAAAAAAAAFk/u2a34sRG41s/s1600/gincana.jpg
ATIVIDADE II - DESAFIO DOS GRUPOS
Nesta parte da aula os grupos terão que elaborar 2 perguntas relacionadas com os temas propostos. Por exemplo, o grupo "A" desafiará o grupo"B" com uma pergunta e, caso o grupo "B" acerte a resposta deverá escolher um representante do grupo que terá o direito de executar um arremesso de handebol, na linha de 7 m, para um integrante do grupo "A" e, assim sucessivamente, até que todos os grupos tenham a oportunidade de perguntar e responder.
DICA 1 - Professor, estimule os seus alunos a realizarem um rodízio na execução das tarefas, permitindo que todos os alunos participem.
DICA 2 - Professor, peça aos alunos que, na semana anterior a esta aula organizem uma listagem de assuntos e perguntas para serem desenvolvidas nesta aula dos temas relacionados. Lembre-os que devem ser temas que estejam trabalhando na escola e, de disciplinas que estejam na grade escolar.
DICA 3 - Sugiro os seguintes temas:
Fonte: http://www.jctorres.com.br/jornal/images/stories/1001/dsc06498.jpg
ATIVIDADE III - SALA DE AULA - JOGO DA MÍMICA
Professor, encaminhe-se com seus alunos para a sala de aula e, mantenha a organização dos grupos.
Cada grupo escolherá um aluno que transmitirá por meio da MÍMICA para o seu grupo sobre temas relacionados a fatos históricos ou ciências.
Por exemplo:
Fonte: http://sp4.fotolog.com/photo/4/47/21/stefaniepaola/1286329905181_f.jpg
FINALIZANDO A AULA
Caro professor, ao final da aula debata com seus alunos o formato utilizado para esta aula através de jogos na abordagem de temas interdisciplinares. Pergunte aos alunos se há sugestões e críticas em relação as atividades.
Leia os artigos:
JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR NA SEMANA CULTURAL E ESPORTIVA -
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1910-8.pdf
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM JOGOS EDUCATIVOS EM ESCOLA DE REDE ESTADUAL -
A avaliação será realizada através de um processo de discussão e debate com os alunos e, se os alunos se prepararam com antecedência para esta aula. Deve ser avaliado também se os grupos conseguiram responder as perguntas de forma correta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!