Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gincana Esportiva: brincando através de jogos culturais.

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar diferentes valências físicas.

Integrar conhecimentos de Educação Física com diferentes componentes curriculares.

Atuar e respeitar diferentes grupos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é necessário que os alunos dominem alguns temas, tais como: funções vitais do organismo; conhecimentos históricos e esportes.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula será organizada de forma a associar alguns temas interdisciplinares, porém, o esporte e a atividade física serão nossos eixos centrais.

Gincana Cultural

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001760/0000020790.jpg

 

 

ATIVIDADE I - ATIVIDADES NA QUADRA DE ESPORTES

Professor, encaminhe-se junto com os seus alunos para a quadra de esportes da escola. Divida a turma em 5 grupos com meninos e meninas e sugira que eles nomeiem os seus grupos.

A nossa 1ª atividade será com a turma dividida em 5 grupos e, ao pedido do professor os alunos responderão a uma pergunta comum a todos os grupos. O 1º grupo a acertar a resposta indicará um dos seus integrantes para executar um lance livre do basquetebol.

Dessa forma, a cada resposta correta o grupo poderá somar 2 pontos.

As perguntas deverão abordar os temas relacionados com essa aula. Por exemplo:

  • " 1ª pergunta: cite 3 órgãos do corpo humano".

 

  • " 2ª pergunta: defina frequência cardíaca"

 

  • " 3ª pergunta: como se chama o período da República anterior ao Governo Vargas?"

 

DICA 1 - Professor, sugiro que organize, previamente, um roteiro de perguntas sobre os temas a serem abordados na aula.

Gincana esportiva na escola

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_R3T-Ia0quRI/TKYrNz9k2JI/AAAAAAAAAFk/u2a34sRG41s/s1600/gincana.jpg

 

ATIVIDADE II - DESAFIO DOS GRUPOS

Nesta parte da aula os grupos terão que elaborar 2 perguntas relacionadas com os temas propostos. Por exemplo, o grupo "A" desafiará o grupo"B" com uma pergunta e, caso o grupo "B" acerte a resposta deverá escolher um representante do grupo que terá o direito de executar um arremesso de handebol, na linha de 7 m, para um integrante do grupo "A" e, assim sucessivamente, até que todos os grupos tenham a oportunidade de perguntar e responder.

DICA 1 - Professor, estimule os seus alunos a realizarem um rodízio na execução das tarefas, permitindo que todos os alunos participem.

DICA 2 - Professor, peça aos alunos que, na semana anterior a esta aula organizem uma listagem de assuntos e perguntas para serem desenvolvidas nesta aula dos temas relacionados. Lembre-os que devem ser temas que estejam trabalhando na escola e, de disciplinas que estejam na grade escolar.

DICA 3 - Sugiro os seguintes temas:

 

  • HISTÓRIA GERAL
     
  • HISTÓRIA DO BRASIL
     
  • GEOGRAFIA
     
  • MATEMÁTICA
     
  • BIOLOGIA
     

 

Atividades de grupos

Fonte: http://www.jctorres.com.br/jornal/images/stories/1001/dsc06498.jpg

 

ATIVIDADE III - SALA DE AULA - JOGO DA MÍMICA

Professor, encaminhe-se com seus alunos para a sala de aula e, mantenha a organização dos grupos.

Cada grupo escolherá um aluno que transmitirá por meio da MÍMICA para o seu grupo sobre temas relacionados a fatos históricos ou ciências.

Por exemplo:

  • A queda do "MURO DE  BERLIM" na Alemanha;

 

  • A participação dos ANTICORPOS  na defesa do organismo;

 

  • O movimento de "DIRETAS JÁ" no Brasil;

 

  • O que é SUDORESE no corpo humano;

 

  • A criação de Brasília, etc.

 

Jogo da Mímica

Fonte: http://sp4.fotolog.com/photo/4/47/21/stefaniepaola/1286329905181_f.jpg

 

FINALIZANDO A AULA

Caro professor, ao final da aula debata com seus alunos o formato utilizado para esta aula através de jogos na abordagem de temas interdisciplinares. Pergunte aos alunos se há sugestões e críticas em relação as atividades.

Recursos Complementares

Leia os artigos:

JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR NA SEMANA CULTURAL E ESPORTIVA -

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1910-8.pdf

 

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM JOGOS EDUCATIVOS EM ESCOLA DE REDE ESTADUAL -

http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Marcelo-Santos&Keyne-Ribeiro&Jonathan-Santos&Jose-Acacio-Moura&Simone-Lucena.pdf

Avaliação

A avaliação será realizada através de um processo de discussão e debate com os alunos e, se os alunos se prepararam com antecedência para esta aula. Deve ser avaliado também se os grupos conseguiram responder as perguntas de forma correta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.