19/11/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
A roda de leitura é um projeto que tem como intuito formar leitores. Esse projeto poderá se apresentar periodicamente na dinâmica de sala de aula.Sugerimos que para a roda de leitura sejam disponibilizados livros diversos. Esses livros poderão ser da biblioteca, sala de leitura, como também ser trazido de casa por cada criança com o objetivo de ficar na sala para que seja organizada durante o ano as trocas entre as criança (ciranda de livros ou ciranda de histórias).
Inicialmente o professor lança o projeto para a turma, explicando que semanalmente (preferencialmente às sextas-feiras) cada uma das crianças levará para casa um livro de sua escolha (dos livros disponibilizados no momento). Esse livro deverá ser lido.
A cada semana a professora poderá apresentar atividades diferentes de interpretação das obras lidas pelas crianças.
Inicialmente o professor poderá apresentar um livro lido e pontuar:
Para a realização dessas atividades os alunos precisarão ter escolhido, anteriormente, livros para ler, de acordo com seus critérios pessoais de apreciação. Uma vez tendo escolhido, eles poderão tê-los levado para casa, para leitura. A atividade a seguir deve ser realizada depois de a leitura feita, para que os alunos possam comentá-la para os demais colegas.
Atividade 1 – Compartilhando oralmente com os colegas
O professor deverá solicitar que os alunos se organizem em um círculo e que tenham os livros que escolheram à mão.
O professor pedirá que cada um dos alunos comentem para a turma sobre o livro lido, pontuando critérios de escolha, aspectos interessantes da obra, de modo que a classe se informe a respeito das obras que estão disponíveis para leitura na biblioteca, sala de leitura, ou acervo pessoal .
Atividade 2 – Construindo o diário do leitor
O professor também poderá disponibilizar para a turma a construção do diário do leitor. Esse diário consiste em um pequeno caderno, onde cada criança registrará: o título do livro lido, os personagens, construir um resumo, dentre outros aspectos que poderão ser acrescentados.
Atividade 3 – Propaganda do livro
Nesse dia o professor poderá pedir que cada um dos alunos imagine ser um vendedor de livros e apresente para a turma, através de uma propaganda o livro que leu. É importante que o professor anteriormente trabalhe com o grupo o que seja propaganda.
Atividade 4 – O bilhete
Ao final da leitura cada um dos alunos terá que apresentar um bilhete para um amigo, sugerindo que o mesmo leia o livro, além de anunciar o porquê.
O professor poderá registrar o desempenho de seus alunos nessas atividades pela ficha a seguir, principalmente na atividade 1:
Essa ficha foi sugerida no site: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/revisao-alem-ortografia.shtml
Comportamento leitor |
Sim |
Não |
Só quando incentivado por parceiros |
Apresentou a obra falando do título? |
|
|
|
Apresentou a obra falando do autor? |
|
|
|
Estabeleceu relação com outras obras já lidas, do mesmo autor? |
|
|
|
Referiu-se ao gênero (se escolheu fábulas, porque gosta de fábulas, por exemplo, ou crônica, ou conto de fadas...)? |
|
|
|
Referiu-se ao gênero (se escolheu fábulas, porque gosta de fábulas, por exemplo, ou crônica, ou conto de fadas...)? |
|
|
|
Relacionou essa ilustração com outros do mesmo autor ou de diferentes autores? |
|
|
|
Fez comentários sobre o tipo de ilustração e sua relação com o texto verbal (comentando, por exemplo, se a ilustração auxilia a compreensão apresentando informações complementares ao texto verbal, entre outros aspectos)? |
|
|
|
Apresentou motivações pessoais para a escolha, relacionando com sua vivência, por exemplo? |
|
|
|
Realizou apreciações sobre a obra relativas ao conteúdo? |
|
|
|
Realizou apreciações afetivas sobre a obra? |
|
|
|
Realizou apreciações relativas aos recursos estilísticos e estéticos utilizados pelo autor? |
|
|
|
Leu um trecho de que tenha gostado muito? |
|
|
|
Apresentou comentários críticos sobre as posições do autor apresentadas no texto (se for o caso), inda que implicitamente? |
|
|
|
Recomendou a leitura aos colegas, explicando por quê? |
|
|
|
Sugerimos a seguinte bibliografia:
Lerner, Delia. Ler e escrever na escola - o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
Rojo, Roxane H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. SP: 2002.
Brakling. Kátia L. Sobre leitura e formação de leitores: qual é a chave que se espera?. EDUCAREDE: São Paulo (SP); 2003.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed; 1998.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/12/2015
Cinco estrelasMuito prático e objetivo.
04/11/2015
Quatro estrelasachei que foi bem criativo esse projeto trazendo um desejo das crianças pelo ha´bito de ler que é muito saudável.
21/10/2015
Cinco estrelasExcelente atividade para incentivar a prática da leitura. È uma maneira muito interessante de incentivo, pois nossos alunos estão lendo cada vez menos, preferindo só as novas tecnologias.
14/02/2015
Cinco estrelasExcelente trabalho!!Parabéns!!!
21/05/2014
Cinco estrelasParabéns! Uma atividade excelente. Gostei bastante e pretendo usá-la.
19/09/2013
Cinco estrelasAMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. EXCELENTE!!!
22/05/2013
Quatro estrelasGostei muito.detalha de forma muit clara, os passos do projeto e permit e-nos uma criatividade a partir d que vemos.Irei utilizar na sala d meu 5º ano da prefeitura da cidade do Recife e ainda dá p trabalhar c meus alunos especias DI na escola do Governo do estado de PE. Muito Obrigada!!!!!!!!!!!!!
08/04/2013
Quatro estrelasgostei d ++++
23/08/2012
Quatro estrelasachei muito interessante.
16/08/2012
Cinco estrelasO PROJETO ESTÁ SIMPLES E EFICAZ,NÃO TEM FLOREIOS E PODE PERFEITAMENTE SE ENCAIXAR EM QUALQUER REALIDADE.AGORA EU GOSTARIA SE SABER PORQUE OS COORDENADORES NÃO DIRECIONAM O TRABALHO DE SEUS PROFESSORES DESSA MANEIRA.......
24/05/2012
Cinco estrelasADOREI AS IDEIAS, SÃO ÓTIMAS.
10/04/2012
Cinco estrelasAs vezes faz-se necessário um apoio como este para nortear os educadores do nosso país.
09/06/2011
Cinco estrelasÓtimas ideias..continue nos ensinando...
23/05/2011
Cinco estrelasESTE PROGETO É MARAVILHOSO POIS INSTIGA, DISPERTA O ALUNO PARA O MUNDO LITERÁRIO, DE FORMA DINÂMICA E PRÁTICA
26/01/2011
Três estrelasGostei da aula. Há incentivo a leitura. Uma prática que deveria ser permanente já que os nossos alunos não sentem vontade de ler e escrever. além disso, concluem o ensino fundamental sem ao menos ler uma obra literária. Precisamos urgentemente (sei que o que estou dizendo já é um clichê) transformar essa situação.