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RODA DE LEITURA: UMA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Desenvolver o hábito da leitura de textos literários;
  • Narrar os textos lidos;  
  • Construir materiais escritos sobre os livros lidos.
Duração das atividades
Essa aula poderá ser realizada periodicamente (semanalmente, quinzenalmente).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

A roda de leitura é um projeto que tem como intuito formar leitores. Esse projeto poderá se apresentar periodicamente na dinâmica de sala de aula.Sugerimos que para a roda de leitura sejam disponibilizados livros diversos. Esses livros poderão ser da biblioteca, sala de leitura, como também ser trazido de casa por cada criança com o objetivo de ficar na sala para que seja organizada durante o ano as trocas entre as criança (ciranda de livros  ou ciranda de histórias).

O PROJETO:

Inicialmente o professor lança o projeto para a turma, explicando que semanalmente (preferencialmente às sextas-feiras) cada uma das crianças levará para casa um livro de sua escolha (dos livros disponibilizados no momento). Esse livro deverá ser lido.

A cada semana a professora poderá apresentar atividades diferentes de interpretação das obras lidas pelas crianças.

Inicialmente o professor poderá apresentar um livro lido e pontuar:

  • porque você escolheu aquele livro para apresentar à classe;  
  • se tomou como referência o autor e por que (já havia lido obras do mesmo e as apreciou);
  • se tomou como referência o tema ou o gênero, sempre explicando suas razões e relacionando também com a possibilidade de os alunos virem a gostar também da obra em questão;  
  • se tomou como referência a editora ou a ilustração, também explicando os motivos;  
  • se gostou de algum trecho em particular, lendo-o para os alunos;  
  • se apreciou o jeito como o autor escreve, apresentando alguns recursos que ele utiliza;  
  • se o livro apresenta alguma maneira diferente de organização; entre outros aspectos possíveis.  

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: 

Para a realização dessas atividades os alunos precisarão ter escolhido, anteriormente, livros para ler, de acordo com seus critérios pessoais de apreciação. Uma vez tendo escolhido, eles poderão tê-los levado para casa, para leitura. A atividade a seguir deve ser realizada depois de a leitura feita, para que os alunos possam comentá-la para os demais colegas.

Atividade 1 – Compartilhando oralmente com os colegas 

O professor deverá solicitar que os alunos se organizem em um círculo e que tenham os livros que escolheram à mão.  

O professor pedirá que cada um dos alunos comentem para a turma sobre o livro lido, pontuando critérios de escolha, aspectos interessantes da obra, de modo que a classe se informe a respeito das obras que estão disponíveis para leitura na biblioteca, sala de leitura, ou acervo pessoal .  

Atividade 2 – Construindo o diário do leitor 

O professor também poderá disponibilizar para a turma a construção do diário do leitor. Esse diário consiste em um pequeno caderno, onde cada criança registrará: o título do livro lido, os personagens, construir um resumo, dentre outros aspectos que poderão ser acrescentados.

Atividade 3 – Propaganda do livro 

Nesse dia o professor poderá pedir que cada um dos alunos imagine ser um vendedor de livros e apresente para a turma, através de uma propaganda o livro que leu. É importante que o professor anteriormente trabalhe com o grupo o que seja propaganda.

Atividade 4 – O bilhete 

Ao final da leitura cada um dos alunos terá que apresentar um bilhete para um amigo, sugerindo que o mesmo leia o livro, além de anunciar  o porquê.    

O professor poderá registrar o desempenho de seus alunos nessas atividades pela ficha a seguir, principalmente na atividade 1:

Essa ficha foi sugerida no site: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/revisao-alem-ortografia.shtml 

Comportamento leitor

Sim

Não

Só quando incentivado por parceiros

Apresentou a obra falando do título?

Apresentou a obra falando do autor?      

Estabeleceu relação com outras obras já lidas, do mesmo autor?      

Referiu-se ao gênero (se escolheu fábulas, porque gosta de fábulas, por exemplo, ou crônica, ou conto de fadas...)?      

Referiu-se ao gênero (se escolheu fábulas, porque gosta de fábulas, por exemplo, ou crônica, ou conto de fadas...)?      

Relacionou essa ilustração com outros do mesmo autor ou de diferentes autores?      

Fez comentários sobre o tipo de ilustração e sua relação com o texto verbal (comentando, por exemplo, se a ilustração auxilia a compreensão apresentando informações complementares ao texto verbal, entre outros aspectos)?      

Apresentou motivações pessoais para a escolha, relacionando com sua vivência, por exemplo?      

Realizou apreciações sobre a obra relativas ao conteúdo?      

Realizou apreciações afetivas sobre a obra?      

Realizou apreciações relativas aos recursos estilísticos e estéticos utilizados pelo autor?      

Leu um trecho de que tenha gostado muito?      

Apresentou comentários críticos sobre as posições do autor apresentadas no texto (se for o caso), inda que implicitamente?      

Recomendou a leitura aos colegas, explicando por quê?      

Recursos Complementares

Sugerimos a seguinte bibliografia:

Lerner, Delia. Ler e escrever na escola - o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.  

Rojo, Roxane H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. SP: 2002.  

Brakling. Kátia L. Sobre leitura e formação de leitores: qual é a chave que se espera?. EDUCAREDE: São Paulo (SP); 2003.  

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed; 1998. 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Realizaram as leituras sugeridas;
  • Participaram das atividades propostas (vendedor de livros, bilhete para o colega0.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 7/11 - 63.64%
  • Quatro estrelas 3/11 - 27.27%
  • Três estrelas 1/11 - 9.09%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

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Opiniões

  • JULIANA, ONG RIO de PAZ , Rio de Janeiro - disse:
    julianna_0820@hotmail.com

    21/05/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns! Uma atividade excelente. Gostei bastante e pretendo usá-la.


  • Nelson Alves de Andrade, ARLINDA PESSOA MORBECK , São Paulo - disse:
    capitinga-561@hotmail.com

    19/09/2013

    Cinco estrelas

    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. EXCELENTE!!!


  • khelarkiane araujo, Escola Municipal Prof José da SilvaSoares , Pernambuco - disse:
    kherlanec@hotmail.com

    22/05/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito.detalha de forma muit clara, os passos do projeto e permit e-nos uma criatividade a partir d que vemos.Irei utilizar na sala d meu 5º ano da prefeitura da cidade do Recife e ainda dá p trabalhar c meus alunos especias DI na escola do Governo do estado de PE. Muito Obrigada!!!!!!!!!!!!!


  • Iracema Souza Santos, Colégio Municipal Epaminondas Rocha , Bahia - disse:
    iracemabiologia@gmail.com

    08/04/2013

    Quatro estrelas

    gostei d ++++


  • julia, nao quero dizer , Minas Gerais - disse:
    juliaa@hotmail.com

    23/08/2012

    Quatro estrelas

    achei muito interessante.


  • priscila luiza coscarella, E.E.CAMPO GRANDE II , São Paulo - disse:
    priscilalc2009@hotmail.com

    16/08/2012

    Cinco estrelas

    O PROJETO ESTÁ SIMPLES E EFICAZ,NÃO TEM FLOREIOS E PODE PERFEITAMENTE SE ENCAIXAR EM QUALQUER REALIDADE.AGORA EU GOSTARIA SE SABER PORQUE OS COORDENADORES NÃO DIRECIONAM O TRABALHO DE SEUS PROFESSORES DESSA MANEIRA.......


  • ANA CLAUDIA MIRANDA BARRETO, U.E.DOM EDILBERTO DINKELBORG , Piauí - disse:
    anaclaudiastr2010@gmail.com

    24/05/2012

    Cinco estrelas

    ADOREI AS IDEIAS, SÃO ÓTIMAS.


  • valquiria martins soares, unidade escolar Joana Piauilino da Silva , Piauí - disse:
    valquiriamartins_2009@hotmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    As vezes faz-se necessário um apoio como este para nortear os educadores do nosso país.


  • Suziany Iahn Xavier, E. E. Aral Moreira , Mato Grosso do Sul - disse:
    suziany_x@hotmail.com

    09/06/2011

    Cinco estrelas

    Ótimas ideias..continue nos ensinando...


  • KERLAGREICE FERNANDES ROCHA, NOSSA SENHORA DE LOURDES , Alagoas - disse:
    KERLAGREICE@HOTMAIL.COM

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    ESTE PROGETO É MARAVILHOSO POIS INSTIGA, DISPERTA O ALUNO PARA O MUNDO LITERÁRIO, DE FORMA DINÂMICA E PRÁTICA


  • Jaqueline Santos, EREM Abílio de Souza Barbosa , Pernambuco - disse:
    quelynne@bol.com.br

    26/01/2011

    Três estrelas

    Gostei da aula. Há incentivo a leitura. Uma prática que deveria ser permanente já que os nossos alunos não sentem vontade de ler e escrever. além disso, concluem o ensino fundamental sem ao menos ler uma obra literária. Precisamos urgentemente (sei que o que estou dizendo já é um clichê) transformar essa situação.


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