Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS FÁBULAS E OS JOGOS TEATRAIS

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Ler fábulas;  
  • Vivenciar os jogos teatrais.
Duração das atividades
5 momentos de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente o professor lança para o grupo de crianças a questão: O que é fábula? Diante das respostas e comentários o professor deverá apresentar esse gênero, falar que a fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para não cometermos erros.

Depois dessa introdução o professor poderá proporcionar momentos de apreciação de fábulas em estilos diferentes.

Sugerimos algumas atividades que apresentem as fábulas em sua dinâmica.

ATIVIDADE 1 - Leitura realizada pelo professor

O professor realiza uma leitura para toda a turma de uma ou mais fábulas. Ao final da leitura poderá sugerir uma discussão.

Sugerimos o livro "As Fábulas de Esopo"

Sinopse do Livro Infantil - As Fábulas de Esopo

Adaptação em português, para o público infantil, do clássico da literatura universal, com linguagem acessível e primorosa programação visual. Uma boa ação ganha outra. Pequenos amigos podem ser grandes amigos. Mais vale uma vida simples e sossegada que muito luxo com perigos e preocupações. Esses e outros ensinamentos aparecem no fim de cada uma das divertidas fábulas reunidas neste volume.

  • Dados Técnicos do livro:
  • Autor: Jean de La Fontaine
  • Adaptação: Lúcia Tulchinski
  • Coleção: Reencontro Infantil
  • Editora: Scipione

ATIVIDADE  2 - Assistindo vídeos de fábulas

Nesse momento o professor poderá proporcionar que os seus alunos assistam a vídeos de fábulas. Ao final, sugerimos que o professor sugira que as crianças reproduzam uma das fábulas assistidas através da escrita e do desenho.

Sugerimos os seguintes vídeos:

A TARTARUGA E A LEBRE

Esse vídeo enconta-se no seguinte link:

http://www.youtube.com/watch?v=D7LiHXQX8V8&p=A40F406DA8D34773&index=49&playnext=2 

A CIGARRA E A FORMIGA

Esse vídeo enconta-se no seguinte link:

http://www.youtube.com/watch?v=_EvYa7sHdrs&p=A40F406DA8D34773&index=50&playnext=1 

A RAPOSA E A DONA CORVO

Esse vídeo enconta-se no seguinte link:

http://www.youtube.com/watch?v=0Zho23BDcFA&p=A40F406DA8D34773&index=50&playnext=1 

ATIVIDADE 3 - Lendo as fábulas

Nessa atividade o professor poderá proporcionar que, em dupla, as crianças leiam fábulas. É importante que sejam distribuídas fábulas diferentes para as duplas. Ao final, o professor solicita que cada uma das duplas apresente para a turma a sua fábula, destacando o título, o nome dos personagens, apresentando também, de forma sucinta, o enredo.

Sugerimos os seguintes sites que apresentaram sugestões de fábulas para essa atividade:

http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez-fabulas.shtml 

http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm 

VIVENCIANDO OS JOGOS TEATRAIS

Depois de conhecer um rico repertório de fábulas o professor poderá proporcionar a vivência com jogos teatrais. O trabalho com os jogos teatrais poderá ser realizado em paralelo ao desenvolvimento do trabalho com as fábulas.

Esse trabalho está bem apresentado na aula: O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando o jogo teatral, essa aula encontra-se no seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6927  . 

Nessa aula sugerimos aos professores o trabalho com os jogos teatrais  fundamentado nos estudos de Viola Spolin.

Ao final do desenvolvimento do trabalho com os jogos teatrais o professor poderá sugerir que a turma construa coletivamente um texto para uma peça que seja uma reescrita de uma fábula. Concluido o texto o professor poderá proporcionar a vivência dos jogos teatrais tendo como plano de fundo o texto construído pela turma.

Recursos Complementares

Sugerimos como recurso coplementar a obra de Monteiro Lobato, Fábulas da editora Brasiliense.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

Participaram das atividades propostas pelo professor:

  • Leram as fábulas apresentadas;
  • Reconhecem as características de uma fábula;
  • Participaram da construção do texto coletivo;
  • Vivenciaram os jogos teatrais.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.