30/11/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Identificar as características de um texto poético;
§ Possibilitar as diferentes formas de interpretação;
§ Refletir sobre a escrita do texto lido;
§ Posicionar-se criticamente frente a estrutura do texto;
§ Identificar semelhanças e diferenças entre as figuras maternas;
§ Discutir com a turma sobre o papel feminino e a posição da mulher no mundo contemporâneo, envolvendo os aspectos históricos e geográficos, numa perspectiva interdisciplinar.
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
1ª Atividade
A professora inicia a aula perguntando aos alunos se eles sabem quando e o motivo pelo qual começou a comemoração do Dia das Mães, nesse momento a professora dá oportunidade para os alunos falarem. Depois distribui um texto informativo, retirado da internet sobre o tema, realizando junto com a classe a leitura do mesmo.
Conforme a leitura for sendo realizada é muito importante que haja uma discussão sobre assunto, deixando que as crianças expressem-se oralmente. Esse momento deve ser aproveitado para uma discussão reflexiva sobre como era a estrutura familiar de antigamente e como é atualmente, o papel que a mulher exercia, de cuidar do lar e dos filhos e após a Revolução Industrial, o seu ingresso no mercado de trabalho.
DIA DAS MÃES
O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
Dados Históricos:
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Texto informativo extraído da: Wikipédia, a enciclopédia livre.
2ª Atividade
A professora propõe a construção de um texto coletivo, baseado nos elementos obtidos através da leitura do texto informativo. Os alunos vão ditando e a professora escreve no quadro, ao término os alunos registram em seus cadernos o texto elaborado coletivamente.
3ª Atividade
A professora le para a classe o livro de Sylvia Orthof, Se as coisas fossem mães; e conversa com eles sobre as diferenças e semelhanças entre estes textos, levando-os a reflexão de que ambos abordam o mesmo tema, um é informativo e o outro é poético.
Após a leitura conversa com a classe e cada criança fala um pouco sobre a sua mãe. A professora lista no blocão as características das mães conforme eles forem falando.
4ª Atividade
A professora distribui o texto do livro Se as coisas fossem mães de Sylvia Orthof para eles ilustrarem.
|
|
|
|
SE AS COISAS FOSSEM MÃES
Texto de Sylvia Orthof |
|
Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas. O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
|
|
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos. O mar seria um jardim e os barcos seus caminhos.
|
|
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas, Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas, Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins, Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!
|
|
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes, Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
|
|
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria, Toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.
|
|
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada; Seria a mãe das vassouras, da família vassourada!
|
|
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida, Faria chá e remédio para as doenças da vida.
|
|
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras, Sentariam comportadas, teriam “boas maneiras”. |
|
Cada mãe é diferente: Mãe verdadeira ou postiça, Mãe vovó e mãe titia, Maria, Filó, Francisca, .....(escreva o nome da sua mãe, ou tia, ou quem lhe cria) Gertrudes, Malvina, Alice, toda Mãe é como eu disse. |
|
Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa, Cozinha, escreve, trabalha fora,
|
|
Ri, esquece, lembra e chora, Traz remédio e sobremesa...
|
|
Tem até pai que é "tipo mãe"... Esse, então, é uma beleza !
|
|
Texto de Sylvia Orthof, ilustrado por: ___________________________
5ª Atividade
A professora sugere que eles usem a criatividade e preencham:
Se a minha mãe fosse uma flor, seria ________________
Se a minha mãe fosse uma cor, seria ________________
Se a minha mãe fosse uma fruta, seria ________________
Se a minha mãe fosse uma música, seria ______________
6ª Atividade
Cada criança diz o nome de sua mãe, ou do responsável por ela, então a professora faz uma listagem com esses nomes colocando em exposição na sala e distribui um pedaço pequeno de cartolina e pede para que a criança desenhe o rosto de sua mãe, ou responsável e cole ao lado do nome.
7ª Atividade
Construção de um acróstico com o nome da mãe ou responsável .
Para tal ver aula do Portal: http:portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7473
Se as coisas fossem mães; Sylvia Orthof,
Coleção Família - Mãe; Guto Lins, Editora Globo
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7473
Durante a realização das atividades a professora observa o envolvimento dos alunos frente as propostas, se conseguiram perceber a diferença entre o texto informativo e o poético. Como eles se posicionam frente ao tema abordado, se expressam seus sentimentos com clareza, assim como sua opinião crítica.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/04/2011
Quatro estrelasObrigada pela sugestão. A aula colaborou de maneira muito satisfatória, inclusive ao reler os passos fomos inspiradas (eu e a coordenadora) a enriquecê-las com notícias e outros poemas.PARABÉNSSSSSS!!!!!