Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


JORNAL – ELABORANDO LEGENDAS

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Ler diferentes notícias;

§ Observar as imagens e suas respectivas legendas;

§ Apropriar-se desse gênero textual;

§ Comunicar-se através de uma reportagem;

§ Valorizar a notícia  como meio de informação;

§ Elaborar outras legendas para as imagens.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=imagens%20jornais&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR347&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1259&bih=711 

A professora senta em roda e apresenta aos alunos uma foto referente a uma reportagem, lê o nome do fotógrafo impressa na foto e levanta algumas questões:

Observem a foto retirada pelo fotógrafo (a professora lê o nome do fotógrafo).

Ela pode nos oferecer dicas sobre o assunto tratado na reportagem?      

Qual seria o assunto tratado nesta reportagem?    

A professora distribui o texto e pede que os alunos, em duplas, realizem a  leitura do texto e depois estabeleçam comparações entre o que versa a reportagem, a foto e a legenda.       

Em seguida, pede que as duplas socializem à turma  as impressões sobre o texto, a foto e a legenda. A professora pede que 5 alunos selecionem em casa uma reportagem que tenha foto  e legenda.   

2ª Aula   

A professora pergunta à turma o que significa legenda. Após ouvir as opiniões, lê o significado da palavra para que os alunos comparem suas opiniões com o significado  da palavra retirada do dicionário.   

  • Do latim, legendas são coisas que se devem ler.

  • No cinema e televisão é o texto que acompanha uma imagem, conferindo-lhe um significado ou esclarecimento. Seu maior uso é na tradução de textos e diálogos de filmes, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na zona inferior da película.

  • Já no jornalismo, legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação a partir da matéria que a acompanha. Ver, também, para este fim, o verbete Diagramação.

  • Na Geografia, é usada para identificar nos mapas áreas ou lugares que possuem uma determinada característica.

  • Usado muito em Portugal, para traduzir a fala de uma pessoa de outro idioma, mantendo a fala original, com legendas.

  •  Possíveis sinônimos para o termo são: letreiro, inscrição, rótulo e dístico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Legenda 

3ª Aula

A professora propõe que a turma forme cinco grupos. Neste momento poderá lançar um desafio matemático: quantos grupos poderão ser formados?

Cada grupo receberá uma reportagem sem foto e legenda, trazida pelos cinco alunos.  A professora solicita que os alunos leiam as reportagens e depois compartilhem suas opiniões na turma.

A professora anexa  no quadro de giz as fotos e legendas das respectivas reportagens, separadamente. A partir da leitura das reportagens, cada grupo deve identificar a foto e legenda correspondentes à reportagem lida.   

4ª Aula   

A professora retoma, oralmente, as reportagens com os alunos e depois pede que os grupos pensem em outro título para cada uma. Os títulos devem ser socializados na turma.

A professora distribui uma reportagem com foto e sem legenda. Propõe à turma que escrevam uma legenda para a foto, tendo como referência o assunto abordado na reportagem.

Ao socializarem as legendas, chamar a atenção dos alunos às diferentes formas que podemos abordar o mesmo assunto.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante a realização do trabalho, observar o interesse dos alunos pela leitura de diferentes notícias, bem como suas impressões sobre o que leram.

É importante perceber a apropriação dos alunos pelo gênero textual trabalhado, bem como a compreensão da relação que existe entre a foto e legenda de uma reportagem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.