08/12/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Ler diferentes notícias;
§ Observar as imagens e suas respectivas legendas;
§ Apropriar-se desse gênero textual;
§ Comunicar-se através de uma reportagem;
§ Valorizar a notícia como meio de informação;
§ Elaborar outras legendas para as imagens.
Leitura e escrita
1ª Aula
A professora senta em roda e apresenta aos alunos uma foto referente a uma reportagem, lê o nome do fotógrafo impressa na foto e levanta algumas questões:
Observem a foto retirada pelo fotógrafo (a professora lê o nome do fotógrafo).
Ela pode nos oferecer dicas sobre o assunto tratado na reportagem?
Qual seria o assunto tratado nesta reportagem?
A professora distribui o texto e pede que os alunos, em duplas, realizem a leitura do texto e depois estabeleçam comparações entre o que versa a reportagem, a foto e a legenda.
Em seguida, pede que as duplas socializem à turma as impressões sobre o texto, a foto e a legenda. A professora pede que 5 alunos selecionem em casa uma reportagem que tenha foto e legenda.
2ª Aula
A professora pergunta à turma o que significa legenda. Após ouvir as opiniões, lê o significado da palavra para que os alunos comparem suas opiniões com o significado da palavra retirada do dicionário.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Legenda
3ª Aula
A professora propõe que a turma forme cinco grupos. Neste momento poderá lançar um desafio matemático: quantos grupos poderão ser formados?
Cada grupo receberá uma reportagem sem foto e legenda, trazida pelos cinco alunos. A professora solicita que os alunos leiam as reportagens e depois compartilhem suas opiniões na turma.
A professora anexa no quadro de giz as fotos e legendas das respectivas reportagens, separadamente. A partir da leitura das reportagens, cada grupo deve identificar a foto e legenda correspondentes à reportagem lida.
4ª Aula
A professora retoma, oralmente, as reportagens com os alunos e depois pede que os grupos pensem em outro título para cada uma. Os títulos devem ser socializados na turma.
A professora distribui uma reportagem com foto e sem legenda. Propõe à turma que escrevam uma legenda para a foto, tendo como referência o assunto abordado na reportagem.
Ao socializarem as legendas, chamar a atenção dos alunos às diferentes formas que podemos abordar o mesmo assunto.
http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=imagens%20jornais&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR347&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1259&bih=711
http://pt.wikipedia.org/wiki/Legenda
Diferentes jornais.
Durante a realização do trabalho, observar o interesse dos alunos pela leitura de diferentes notícias, bem como suas impressões sobre o que leram.
É importante perceber a apropriação dos alunos pelo gênero textual trabalhado, bem como a compreensão da relação que existe entre a foto e legenda de uma reportagem.
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