Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESPECIARIAS E ERVAS

 

05/12/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Conhecer a origem das especiarias;

§ Utilizar diferentes fontes para pesquisa;  

§ Ampliar seu repertório de especiarias;

§ Produzir fichas informativas sobre o estudo.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

O professor apresenta aos alunos o texto disponível na internet, conforme site abaixo “Use ervas e especiarias e crie pratos

ainda mais saborosos".

         

http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/use-ervas-e-especiarias-e-crie-pratos-ainda-mais-saborosos-20100103.html    

Durante a leitura do texto, que poderá ser compartilhada com os alunos, o professor pergunta sobre o conhecimento que eles têm sobre as especiarias citadas no texto:

Já as conhecem?

Utilizam algumas em sua alimentação?

Os alunos podem sublinhar duas descobertas que fizeram com a leitura do texto e  localizar no mapa Mundi alguns continentes, países onde as especiarias são originárias: estragão, originário da Rússia e da Ásia, gengibre, da Ásia e Oriente Médio e, assim por diante.

Enviar para casa o texto sobre a origem das especiarias, que poderá ser lido individualmente ou em parceria com a família e uma folha de papel ofício com as seguintes perguntas para a família responder:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Especiaria 

 Você utiliza em seu cotidiano alguma especiaria?

Qual (is)?

Com que finalidade?

2ª Aula

A professora retoma a leitura do texto com os alunos e pede que cada um leia as respostas dos pais acerca do assunto.

Listar no quadro as especiarias utilizadas pelas famílias e depois anexá-las em um mural ( folha de papel pardo).  O título do mural deve ser elaborado pelos alunos.

É importante que os alunos atentem para a utilização das especiarias, como também a conheçam, quer por meio de ilustrações ou ao vivo. Por este motivo, a  professora poderá visitar com eles uma feira livre, casa de produtos naturais ou solicitar aos pais o envio de algumas das especiarias citadas no texto e uma receita que tenha em seus ingredientes uma especiaria.

3ª Aula

Em uma roda, os alunos socializam  as descobertas sobre especiarias (nomes e  utilidades). Cada aluno escolhe uma especiaria, registra as informações obtidas no estudo em uma ficha, acompanhada do desenho da especiaria correspondente.

4ª Aula.

As fichas informativas devem circular pelas outras turmas da escola e depois incluídas no acervo da biblioteca da escola. Desta maneira, a professora poderá combinar com os alunos o dia do lançamento das fichas informativas.

A turma poderá eleger uma das receitas, possível de fazer em sala, e preparar um prato de doce ou salgado para receber os convidados no dia do lançamento das produções.

Dica: pasta com algumas especiarias para passar em pães, costuma ser um sucesso!

Próxima atividade

Um dia reservado para o  lançamento das fichas informativas.

Recursos Complementares

Mapa Mundi

Papel pardo

Papel ofício

Textos indicados para xerox

BIBLIOGRAFIA: O Brasil e a rota das especiarias, de Rosa Nepomuceno, editora José Olympio.

 http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/use-ervas-e-especiarias-e-crie-pratos-ainda-mais-saborosos-20100103.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Especiaria 

Avaliação

Durante as aulas, observar a participação, envolvimento e ampliação dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto estudado.

Através das fichas informativas verificar os conhecimentos adquiridos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.