05/12/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Conhecer a origem das especiarias;
§ Utilizar diferentes fontes para pesquisa;
§ Ampliar seu repertório de especiarias;
§ Produzir fichas informativas sobre o estudo.
Domínio da leitura e escrita.
O professor apresenta aos alunos o texto disponível na internet, conforme site abaixo “Use ervas e especiarias e crie pratos
ainda mais saborosos".
Durante a leitura do texto, que poderá ser compartilhada com os alunos, o professor pergunta sobre o conhecimento que eles têm sobre as especiarias citadas no texto:
Já as conhecem?
Utilizam algumas em sua alimentação?
Os alunos podem sublinhar duas descobertas que fizeram com a leitura do texto e localizar no mapa Mundi alguns continentes, países onde as especiarias são originárias: estragão, originário da Rússia e da Ásia, gengibre, da Ásia e Oriente Médio e, assim por diante.
Enviar para casa o texto sobre a origem das especiarias, que poderá ser lido individualmente ou em parceria com a família e uma folha de papel ofício com as seguintes perguntas para a família responder:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Especiaria
Você utiliza em seu cotidiano alguma especiaria?
Qual (is)?
Com que finalidade?
2ª Aula
A professora retoma a leitura do texto com os alunos e pede que cada um leia as respostas dos pais acerca do assunto.
Listar no quadro as especiarias utilizadas pelas famílias e depois anexá-las em um mural ( folha de papel pardo). O título do mural deve ser elaborado pelos alunos.
É importante que os alunos atentem para a utilização das especiarias, como também a conheçam, quer por meio de ilustrações ou ao vivo. Por este motivo, a professora poderá visitar com eles uma feira livre, casa de produtos naturais ou solicitar aos pais o envio de algumas das especiarias citadas no texto e uma receita que tenha em seus ingredientes uma especiaria.
3ª Aula
Em uma roda, os alunos socializam as descobertas sobre especiarias (nomes e utilidades). Cada aluno escolhe uma especiaria, registra as informações obtidas no estudo em uma ficha, acompanhada do desenho da especiaria correspondente.
4ª Aula.
As fichas informativas devem circular pelas outras turmas da escola e depois incluídas no acervo da biblioteca da escola. Desta maneira, a professora poderá combinar com os alunos o dia do lançamento das fichas informativas.
A turma poderá eleger uma das receitas, possível de fazer em sala, e preparar um prato de doce ou salgado para receber os convidados no dia do lançamento das produções.
Dica: pasta com algumas especiarias para passar em pães, costuma ser um sucesso!
Próxima atividade
Um dia reservado para o lançamento das fichas informativas.
Mapa Mundi
Papel pardo
Papel ofício
Textos indicados para xerox
BIBLIOGRAFIA: O Brasil e a rota das especiarias, de Rosa Nepomuceno, editora José Olympio.
Durante as aulas, observar a participação, envolvimento e ampliação dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto estudado.
Através das fichas informativas verificar os conhecimentos adquiridos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!