23/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Reconhecer o gênero textual notícia, através da leitura de uma notícia sobre bichos.
Identificar as características do gênero textual notícia.
Ler e interpretar uma notícia reconhecendo suas especificidades.
Produzir uma notícia sobre bichos a partir de um modelo.
Confeccionar um pequeno jornal da turma com as notícias produzidas.
É importante que o aluno já tenha algum conhecimento sobre o gênero a ser trabalhado: notícia de jornal.
1. Entregar aos alunos uma folha contendo a seguinte notícia.
Macaquinho em extinção vira xodó de crianças no zoo do Rio
Com seu bichinho de pelúcia, macaco Miguelito é o mais novo morador do zoo do Rio. A mãe de Miguelito não soube cuidar do filhote, que foi levado ao berçário do zoológico .
O Jardim Zoológico do Rio ganhou um novo morador. Seu nome é Miguelito, um macaco de peito amarelo, que nasceu no final do mês passado. O animal, que só é encontrado no sul da Bahia, está em extinção, segundo o zoo.
O macaquinho teve de ser levado para o berçário do zoológico, porque sua mãe não soube cuidar do filhote. Com 140 g de peso, Miguelito é alimentado com leite e um suplemento para bebês.
Segundo o zoo, o animal se aquece com um bichinho de pelúcia. Ele virou um xodó principalmente das crianças. Os biólogos levantam Miguelito algumas vezes para que o público, do outro lado do vidro do berçário, veja o macaquinho.
Folha Online 09/08/2007 - 23h 16min
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u319019.shtml
a) O texto que você leu é uma notícia. Sobre o que ela está tratando?
c) De que veículo de comunicação foi extraída essa notícia?
d) Qual é a data de publicação dessa notícia?
e) Por que o macaquinho foi levado para o berçário do zoológico?
f) Qual é o peso de Miguelito? O que esse peso indica em relação ao tamanho do animal?
g) Releia o título da notícia:
* O que quer dizer xodó? Caso você tenha dúvida, consulte o dicionário.
* Por que você acha que essa palavra aparece no título da história?
* Por que o macaquinho teria se tornado o xodó das crianças?
h) Na sua opinião, por que esse fato tornou-se notícia?
3. A seguir, apresentar as seguintes informações para que os alunos produzam, coletivamente, uma notícia.
a) O que aconteceu? Um caminhão tombou.
b) Com quem aconteceu? Com espécies raras de pássaros em extinção.
c) Quando? Na última sexta-feira, às 16 horas.
d) Onde? Na Avenida das Rosas, próximo ao Supermercado Preço Baixo.
e) Como? Desgovernou na curva.
f) Por quê? Estava em alta velocidade, fugindo da fiscalização municipal.
MODELO
Título: Espécies raras de pássaros em extinção são apreendidas Subtítulo: Caminhão tomba na Avenida das Rosas com pássaros em extinção
Na última sexta-feira, às 16 horas, um caminhão vindo do estado do Mato Grosso do Sul tombou na Avenida das Rosas, próximo ao Supermercado Preço Baixo. Segundo as autoridades responsáveis pela fiscalização do tráfico de animais, o caminhão estava em alta velocidade e o motorista perdeu o controle do veículo ao fazer a curva ao final da avenida. No caminhão foram encontradas espécies raras de pássaros que seriam levadas para serem vendidas na capital do estado. Os pássaros foram entregues ao IBAMA e o motorista foi preso. |
4. Após a realização da produção coletiva, dividir a turma em pequenos grupos e entregar a cada grupo uma folha contendo alguns dados, sobre animais em extinção, para que os alunos produzam uma notícia.
Sugestão I
a) O que aconteceu? Invasão numa escola rural.
b) Com quem aconteceu? Com macacos assustados.
c) Quando? Durante as aulas, no período da tarde, na quarta-feira.
d) Onde? Na Escola rural Jardim das Flores.
e) Como? Entraram pelas janelas.
f) Por quê? Colocaram fogo na mata perto da escola.
Sugestão II
a) O que aconteceu? Tartaruga marinha fica presa em redes de pesca.
b) Com quem aconteceu? Com uma tartaruga marinha.
c) Quando? No domingo, à noite.
d) Onde? Na Praia do Pescado.
e) Como? Durante a pesca ilegal.
f) Por quê? Porque pescadores estavam pescando no lugar proibido.
PROFESSOR:
* Além dos dados fornecidos, os alunos poderão usar a sua criatividade e acrescentar mais informações que venham a enriquecer a notícia.
* Durante as produções, oriente os alunos quanto às características do gênero notícia.
5. Ao final da atividade, os alunos, juntamente com o professor, confeccionarão um pequeno jornal da turma com as notícias produzidas.
* Cada grupo receberá meia folha em branco. Na folha, os alunos passarão a limpo a notícia produzida e a ilustrarão.
* A professora deverá ajudar os alunos na organização das notícias.
* Fazer uma votação para eleger o nome do jornal.
Exemplos: Jornal Animal, Jornalzinho Protetor dos Animais, Animais em Perigo.
* Fazer uma votação para eleger a capa do jornal. A capa poderá ser feira nas aulas de Artes e depois votada.
* O jornal poderá ser afixado no mural da escola ou fotocopiado para ser distribuído para os alunos das outras salas.
Fonte da imagem: escolas.madeira-edu.pt
Site: http://www.zoologico.sp.gov.br/
Este site apresenta muitas notícias, eventos e projetos relacionados aos animais do zoológico.
Ao término das atividades o aluno deverá ter:
Reconhecido o gênero textual notícia através da leitura de uma notícia sobre bichos.
Identificado as características do gênero textual notícia.
Lido e interpretado uma notícia reconhecendo suas especificidades.
Produzido uma notícia sobre bichos a partir de um modelo.
Confeccionado um pequeno jornal da turma com as notícias produzidas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/12/2012
Cinco estrelasExcelente a atividade. Primeiro um trabalho interpretativo observando a estrutura textual, depois uma produção coletiva e finaliza com a individual. Parabéns.