Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NOTÍCIAS DE JORNAL: informação e conhecimento

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o gênero textual notícia, através da leitura de uma notícia sobre bichos.

Identificar as características do gênero textual notícia.

Ler e interpretar uma notícia reconhecendo suas especificidades.

Produzir uma notícia sobre bichos a partir de um modelo.

Confeccionar um pequeno jornal da turma com as notícias produzidas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha algum conhecimento sobre o gênero a ser trabalhado: notícia de jornal.

Estratégias e recursos da aula

1. Entregar aos alunos uma folha contendo a seguinte notícia. 

 Macaquinho em extinção vira xodó de crianças no zoo do Rio

                                                                

Com seu bichinho de pelúcia, macaco Miguelito é o mais novo morador do zoo do Rio. A mãe de Miguelito não soube cuidar do filhote, que foi levado ao berçário do zoológico .

       O Jardim Zoológico do Rio ganhou um novo morador. Seu nome é Miguelito, um macaco de peito amarelo, que nasceu no final do mês passado. O animal, que só é encontrado no sul da Bahia, está em extinção, segundo o zoo.

       O macaquinho teve de ser levado para o berçário do zoológico, porque sua mãe não soube cuidar do filhote. Com 140 g de peso, Miguelito é alimentado com leite e um suplemento para bebês.

       Segundo o zoo, o animal se aquece com um bichinho de pelúcia. Ele virou um xodó principalmente das crianças. Os biólogos levantam Miguelito algumas vezes para que o público, do outro lado do vidro do berçário, veja o macaquinho.

                                                                                                                                                                                                           Folha Online 09/08/2007 - 23h 16min

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u319019.shtml  

 

 

a) O texto que você leu é uma notícia. Sobre o que ela está tratando?

b) Uma notícia relata: acontecimentos verdadeiros, que realmente ocorreram, ou acontecimentos criados pela imaginação do autor?

c) De que veículo de comunicação foi extraída essa notícia?

d) Qual é a data de publicação dessa notícia?

e) Por que o macaquinho foi levado para o berçário do zoológico?

f) Qual é o peso de Miguelito? O que esse peso indica em relação ao tamanho do animal?

g) Releia o título da notícia:

* O que quer dizer xodó? Caso você tenha dúvida, consulte o dicionário.

* Por que você acha que essa palavra aparece no título da história?

* Por que o macaquinho teria se tornado o xodó das crianças?

h) Na sua opinião, por que esse fato tornou-se notícia?

3. A seguir, apresentar as seguintes informações para que os alunos produzam, coletivamente, uma notícia.

a) O que aconteceu? Um caminhão tombou.

b) Com quem aconteceu? Com espécies raras de pássaros em extinção.

c) Quando? Na última sexta-feira, às 16 horas.

d) Onde? Na Avenida das Rosas, próximo ao Supermercado Preço Baixo.

e) Como? Desgovernou na curva.

f) Por quê? Estava em alta velocidade, fugindo da fiscalização municipal.

MODELO 

Título: Espécies raras de pássaros em extinção são apreendidas

Subtítulo: Caminhão tomba na Avenida das Rosas com pássaros em extinção

         Na última sexta-feira, às 16 horas, um caminhão vindo do estado do Mato Grosso do Sul tombou na Avenida das Rosas, próximo ao Supermercado Preço Baixo. Segundo as autoridades responsáveis pela fiscalização do tráfico de animais, o caminhão estava em alta velocidade e o motorista perdeu o controle do veículo ao fazer a curva ao final da avenida.

         No caminhão foram encontradas espécies raras de pássaros que seriam levadas para serem vendidas na capital do estado. Os pássaros foram entregues ao IBAMA e o motorista foi preso.

4. Após a realização da produção coletiva, dividir a turma em pequenos grupos e entregar a cada grupo uma folha contendo alguns dados, sobre animais em extinção, para que os alunos produzam uma notícia.

Sugestão I

a) O que aconteceu? Invasão numa escola rural.

b) Com quem aconteceu? Com macacos assustados.

c) Quando? Durante as aulas, no período da tarde, na quarta-feira.

 d) Onde? Na Escola rural Jardim das Flores.

e) Como? Entraram pelas janelas.

f) Por quê? Colocaram fogo na mata perto da escola.

Sugestão II

a) O que aconteceu? Tartaruga marinha fica presa em redes de pesca.

b) Com quem aconteceu?  Com uma tartaruga marinha.

c) Quando? No domingo, à noite.

d) Onde? Na Praia do Pescado.

e) Como? Durante a pesca ilegal.

f) Por quê? Porque pescadores estavam pescando no lugar proibido.

PROFESSOR:

* Além dos dados fornecidos, os alunos poderão usar a sua criatividade e acrescentar mais informações que venham a enriquecer a notícia.

* Durante as produções, oriente os alunos quanto às características do gênero notícia.

5. Ao final da atividade, os alunos, juntamente com o professor, confeccionarão um pequeno jornal da turma com as notícias produzidas.

* Cada grupo receberá meia folha em branco. Na folha, os alunos passarão a limpo a notícia produzida e a ilustrarão.

* A professora deverá ajudar os alunos na organização das notícias.

* Fazer uma votação para eleger o nome do jornal.

Exemplos: Jornal Animal, Jornalzinho Protetor dos Animais, Animais em Perigo.

* Fazer uma votação para eleger a capa do jornal. A capa poderá ser feira nas aulas de Artes e depois votada.

* O jornal poderá ser afixado no mural da escola ou fotocopiado para ser distribuído para os alunos das outras salas.

Fonte da imagem: escolas.madeira-edu.pt  

Recursos Complementares

Site: http://www.zoologico.sp.gov.br/ 

Este site apresenta muitas notícias, eventos e projetos relacionados aos animais do zoológico.

Avaliação

Ao término das atividades o aluno deverá ter:

Reconhecido o gênero textual notícia através da leitura de uma notícia sobre bichos.

Identificado as características do gênero textual notícia.

Lido e interpretado uma notícia reconhecendo suas especificidades.

Produzido uma notícia sobre bichos a partir de um modelo.

Confeccionado um pequeno jornal da turma com as notícias produzidas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Myrian Crusoé, Instituto Anísio Teixeira , Bahia - disse:
    myriancrusoe@hotmail.com

    07/12/2012

    Cinco estrelas

    Excelente a atividade. Primeiro um trabalho interpretativo observando a estrutura textual, depois uma produção coletiva e finaliza com a individual. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.