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Como atribuir nomes aos compostos orgânicos?

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Recursos Minerais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Mineração
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o conceito de compostos orgânicos;
  • Identificar as regras adotadas na nomenclatura dos compostos orgânicos;
  • Reconhecer que os compostos de carbono são centrais para a vida.
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno saiba o que são elementos químicos, compostos e substâncias.

Estratégias e recursos da aula

Na sala de aula, organize os alunos em equipes formadas por três pessoas cada uma. Solicite que utilizem folha quadriculada, papel sulfite ou mesmo o caderno e construam  mapas conceituais relativos à nomenclatura dos compostos orgânicos.

Esta ação deve evidenciar os conhecimentos prévios dos alunos acerca desse conteúdo. Após criarem os mapas, cada equipe apresenta-os e explica à turma. Estas por sua vez, analisam as várias possibilidades de criação de mapas conceituais.

Para criar o mapa conceitual os alunos podem utilizar o programa Cmap Tools que está disponível no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/   

Para saber mais sobre mapas conceituais basta acessar o link: http://cmaptools.softonic.com.br/   

Como dar nomes aos compostos orgânicos?

Professor explique aos alunos que a denominação compostos orgânicos foi atribuída num primeiro momento aos compostos provenientes dos vegetais ou organismos vivos. Na atualidade, é utilizado para qualquer composto que contém carbono. Há compostos que apresentam propriedades intermediárias entre os compostos orgânicos e inorgânicos que são classificados como compostos de transição dos quais destacamos os carbonatos, cianetos, gás carbônico, carbureto, etc.

A nomenclatura dos compostos orgânicos é denominada IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

Foi em Genebra em 1892 que o Congresso de química estabeleceu as regras oficiais para a nomenclatura dos compostos orgânicos. Congressos realizados em Liége, Paris e Amsterdã modificaram e ou acrescentaram outras regras.

Para que ampliem os conhecimentos, saibam sobre a química orgânica, compostos orgânicos e nomenclatura destes, proponha o desenvolvimento das atividades conforme o encaminhamento estratégico sugerido pois se constituem pré-requisitos para avançar nos estudos.

Atividade 1

O objetivo desta atividade é introduzir o estudo da Química Orgânica. Pode ser desenvolvida no laboratório de informática (se utilizando computadores) ou na sala de aula (com o uso da TV Multimídia ou da TV Pendrive). Para saber como utilizar a TVPendrive disponibilizamos o link do tutorial: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17500  

Para tanto, organize os alunos em duplas. Solicite que assistam ao vídeo e anotem no caderno de maneira a produzir um relato sobre a química orgânica, a origem do nome, a forma como são representados os compostos orgânicos e ainda sobre cadeias. Em seguida, as duplas permutam os relatórios entre si para que cada uma complemente o relatório da outra.

Na sala de aula, o professor solicita à três duplas que apresentem seus relatórios para verificar os resultados. As outras turmas, observam as explanações e efetuam apontamentos em seus relatórios com a finalidade de complementá-los. Ao mesmo tempo, o professor incentiva por meio de questionamentos sobre exemplos práticos presentes no cotidiano, provoca interações entre a turma no sentido se saber quem produziu relatórios com outras contribuições. É neste momento que o educador atua como orientador dirimindo dúvidas e pontuando conceitos inadequados.

O recurso "Ai tem química! Química do Carbono - Química Orgânica" está disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24577 

Aí tem química ! - Química do Carbono - Química Orgânica 

Atividade 2

Esta atividade tem como objetivo que o aluno saiba identificar as regras adotadas para a nomenclatura dos compostos orgânicos. A atividade pode ser desenvolvida em sala de aula (pode-se utilizar a TV Multimídia ou a TV Pendrive) ou no laboratório de informática (utilizar os computadores). Para tanto, os alunos devem ser organizados em equipes compostas por cinco pessoas, orientados a assistirem o vídeo "Aí tem química! Nomenclatura - Química Orgânica", fazer anotações no caderno sobre como se formam os nomes dos compostos orgânicos. O recurso está disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24581 

Aí tem química ! Nomeclatura - Química Orgânica 

De posse das anotações, cada equipe deve planejar e criar um documentário/vídeo (conforme o roteiro) sobre nomenclatura dos compostos orgânicos inserindo exemplos de produtos, objetos, substâncias utilizados no cotidiano como (detergente, álcool, cera, tintas, etc. ) e outros em que os compostos estejam presentes. Professor disponibilizamos alguns textos em Recursos complementares que podem auxiliar na pesquisa do tema.

Para desenvolver o documentário/vídeo sugerimos o software moviemaker cujo tutorial em português está disponível on-line no link:http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker  

Roteiro para produzir o documentário/vídeo: levantar o tema e a abordagem que será dada, pesquisar sobre o assunto em diversas fontes, escolher a técnica (animação, gravação de imagens, entrevista, etc.), escrever e revisar o roteiro, criar um storyboard (planejar quadro a quadro o que será filmado, os recursos necessários), fazer a filmagem ou edição de imagens, avaliar a filmagem, inserir a trilha sonora, os créditos e agradecimentos. Para publicar os documentários/vídeos, os alunos podem usar o Youtube (http://www.youtube.com/), Videolog (http://www.videolog.tv/), ou algum outro provedor gratuito. Disponibilizamos o tutorial para saber como postar vídeos no Youtube http://www.boadica.com.br/dica/567/fazendo-upload-de-video-para-youtube   

Atividade 3

Para desenvolver esta atividade para que o aluno reconheça os diferentes tipos de representações dos compostos orgânicos, será necessário que o professor crie uma Wiki (documento de texto para escrita colaborativa). Wiki é um software colaborativo que permite a edição coletiva dos documentos sem que o conteúdo tenha que ser revisado antes da sua publicação. Pode ser utilizado através de um navegador qualquer. Oportuniza a colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, torna público as idéias, a criatividade, valorizam o trabalho colaborativo.

Para criar a Wiki o professor pode utilizar a Wikispace que está disponível em: http://www.wikispaces.com/  Acesso em: 03.nov.2010

Caso seja necessário o professor pode consultar o tutorial Oficina Wiki do EscolaBR disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/wiki/index.htm  Acesso em: 03.nov.2010. 

Para desenvolver a atividade os alunos podem ser organizados em equipes compostas por cinco pessoas. O professor pode utilizar a sala de aula, sala de vídeo (utilizar a TV Multimídia ou a TV Pendrive) ou o laboratório de informática (utilizar os computadores) ara que os alunos assistam ao vídeo "Aí tem química - Representações de Compostos Orgânicos". A medida que assistem devem fazer relatos no caderno de maneira a evidenciar como é feita a representação dos compostos orgânicos.

Aí tem química ! Representações de Compostos Orgânicos - Química Orgânica 

No laboratório de informática o professor disponibiliza o link da wiki para os alunos. Estes acessam, editam o arquivo e iniciam a escrita do texto. Para desenvolver a escrita os alunos podem consultar livros, sites (sugeridos no campo Recursos complementares), e outros materiais. Os alunos devem ser orientados a citar as fontes. Podem até compilar o conteúdo pesquisado, mas devem redigir seu próprio texto de síntese da pesquisa. O professor acompanha a escrita no sentido de evitar a inserção de conceitos inadequados.

Catarse

Desenvolver a Cartarse possibilita evidenciar os conhecimentos apropriados pelos alunos. No laboratório de informática, os alunos devem retomar as equipes formadas para desenvolver a atividade da Prática inicial dos conteúdos. Munidos dos mapas que elaboraram, devem acessar o site do programa Cmap Tools disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/  construir o mapa produzido na sala de aula e ampliar a partir dos conhecimentos que adquiriram. 

Após criarem os mapas, cada equipe deve se organizar na sala de aula, fazer a projeção e explicar para a turma.  

Realizar o " Momento da Química" tem como objetivo, envolver os alunos com outras turmas da escola e instigá-los a gostar da química se utilizando do lúdico. Solicite aos alunos que utilizem o laboratório de informática, acessem, conheçam o "Simulador de Nomes" - Junkbox disponível no link: http://www.educacional.com.br/Recursos/ConteudoMultimidia/scorm/02_021/03/01/principal.htm e realizem a simulação dos compostos orgânicos. Pode-se fazer uso da interdisciplinaridade e integrar as ações em disciplinas como Geografia, Ciências, Matemática, etc.

Para simular os compostos orgânicos o estudante deve: a) Clicar no nome do composto indicado na lista (Ex: Alcanos, Cetonas, etc.), irá aparecer a fórmula estrutural de um composto a qual o aluno deve identificar e anotar o nome no caderno para conferir após simular; b) No simulador, clicar nas setas disponíveis à direita da tela do computador indicando: o Tipo de ligação entre o C, número de C na cadeia PPAL, os haletos presentes, posição do grupo funcional, posição dos radicais e ainda os radicais; c) Na sequência o aluno clica em CONFERIR e depois em RESPOSTA. Caso desejar o aluno pode clicar em LIMPAR e escolher outra opção.

Matemática: O professor pode trabalhar a conversão das unidades de medidas, criar tabelas, e ainda a exportação comercial dos elementos químicos.

Ciências: Trabalhar os problemas de saúde pelo uso inadequado de produtos químicos como o álcool, ácidos, etc. no lar pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos conteúdos desta aula.

Geografia: Seria interessante explorar a extração, produção de substâncias químicas e uso do solo.

Recursos Complementares

Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/quimica/compostos-organicos-nomenclatura.jhtm Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em:  http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Qu%C3%ADmica/Principais_classes_de_compostos_org%C3%A2nicos Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/quimica/compostos-organicos.jhtm Acesso em: 13.nov. 2010.

Compostos orgânicos - nomenclatura - Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1043-,00.html Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Composto_org%C3%A2nico Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://www.hon.ch/HONselect/Selection_pt/D02.html Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://www.rossetti.eti.br/compostos-organicos.asp Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em:  http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/oleos-alimentos-saude.htm Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/81/7/NOMENCLATURA-DOS-COMPOSTOS-ORGANICOS/Paacutegina7.html Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://www.explicatorium.com/Compostos-de-carbono.php Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://crispassinato.wordpress.com/2008/05/26/quimica-organica-nomenclatura-dos-compostos-organicos/ Acesso em: 13.nov. 2010.

Hidrogênio: Disponível em:  http://www.grupoescolar.com/materia/hidrogenio.html Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/quimica/09_compostos_organicos_alimentos.htm Acesso em: 13.nov. 2010.

Mapas conceituais: Disponível em: www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347181.pdf Acesso em: 13.nov. 2010.

Vídeos - Nomenclatura de compostos orgânicos e hidrocarbonetos parte 1: Disponível em:  

http://www.youtube.com/watch?v=97x6AecRe6s&p=F4D90B69B4883C31&playnext=1&index=38 Acesso em: 13.nov. 2010.

Nomenclatura de compostos orgânicos e hidrocarbonetos parte 2: Disponível em:    http://www.youtube.com/watch?v=jCgD7fW3dI8&p=F4D90B69B4883C31&playnext=1&index=39 Acesso em: 13.nov. 2010.

Para saber como criar o documentário/vídeo o professor pode acessar as informações de Fátima Schenini - Edição 15 - Vídeos Escolares que está disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387 Acesso em: 03.nov.2010 

Avaliação

A avaliação deve ser formativa, diagnóstica e processual. Para avaliar, o professor pode utilizar critérios como: participação ativa no desenvolvimento das atividades, interação com colegas e com o professor quando dos questionamentos; desempenho e envolvimento no trabalho colaborativo, contribuição com sugestões de idéias, criatividade. A produção da escrita colaborativa deve ser o objeto de referência no sentido de complementar para avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O professor pode avaliar tanto a apropriação dos conteúdos da aula como também a habilidade individual e coletiva no posicionamento crítico, argumentativo.

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