01/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Identificar os elementos em um círculo de papel que possibilite a divisão de ângulo e arco por dobradura;
Reconhecer o passo a passo da divisão de um ângulo por dobradura;
Experimentar dividir ângulo e arco por dobradura em um círculo com ângulos novos.
Elementos da circunferência,traçado de circunferência.
Professor, sugere-se de uma forma lúdica, apresentarmos para os alunos dobraduras em um círculo fazendo a divisão de vários ângulos e arcos.
Separe a turma em 4 grupos e forneça 4 círculos de cartolina colorida.
Oriente os alunos que podemos dividir e representar ângulos e arcos, usando as dobraduras.
Peça para aos alunos dobrarem e identificarem outros ângulos, exemplo: ângulos obtusos, retos.
Sugere-se que cada grupo escolha um angulo diferente para fazer as dobraduras.
Exemplo: Angulo de 30º,45º,90º e 120º.
Atividade 1:
Professor, traga para a sala de aula, guardanapos coloridos e ensine aos seus alunos o passo a passo de polígonos regulares.
Professor, sugere-se as dobraduras do hexágono, onde poderemos criar recortes rendados com papéis finos, como os de seda.
Atividade 2:
Apresente imagens de aplicações das dobraduras em tecidos onde aparecem sequências de ângulos.
Exemplo:
Sugere-se a proposta de separar a turma em 4 grupos e criarem alguns guardanapos feitos de dobraduras, Oriente os alunos a observarem na execução ângulos e seus arcos.
Atividade 3:
Professor, sugere-se que os alunos se dividam em duplas e façam uma pesquisa de formas a partir de dobraduras.
Os temas podem ser livres e com categorias.
Oriente-os para anotarem alguns ângulos das formas escolhidas, e que possam representarem propostas criativas. Bons trabalhos!
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar os elementos em um círculo de papel que possibilite a divisão de ângulo e arco por dobradura?
Os alunos souberam reconhecer o passo a passo da divisão de um ângulo por dobradura?
Os alunos souberam experimentar dividir ângulo e arco por dobradura em um círculo com ângulos novos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!