16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar a reta perpendicular ao Plano Horizontal ou de Nível, ao Plano Frontal, ao Plano de Perfil e ao Plano Vertical;
Representar a imagem da reta perpendicular ao Plano Horizontal ou de Nível, ao Plano Frontal, ao Plano de Perfil e ao Plano Vertical;
Resolver questões da reta Perpendicular ao Plano Horizontal ou de Nível, ao Plano Frontal, ao Plano de Perfil e ao Plano Vertical;
Planos de projeção, Traços de planos.
Professor, sugere-se a criação de uma estrutura (maquete) que permita demonstrar retas perpendiculares a planos.
A estrutura é composta de duas placas de madeira, que irão representar os planos de projeção: Vertical e Horizontal.
Haverá uma placa de acetato, que permitirá representar um plano de projeção e um bastão de jornal que irá representar uma reta perpendicular ao plano.
Figura 1
Plano frontal A estrutura permitirá com a troca da posição da placa de acetato, a representação de outros planos. Figura 2
Apresente aos alunos o primeiro plano: Plano – horizontal ou de nível cuja reta perpendicular ao plano é a reta vertical. Figura 3.
Se trocar a placa de acetato, para a posição da figura 4, teremos outro plano: Plano – frontal a reta perpendicular ao plano frontal é a reta de topo;
Para a posição da placa de acetato representada pela figura 5, apresentamos o Plano – de perfil a reta perpendicular ao plano de perfil é a reta fronto-horizontal.
Para a posição figura 6, teremos. Plano - vertical cuja reta perpendicular é a reta horizontal.
Atividade 1:
Distribua pedaços de barra de sabão, palitos de dentes aos alunos e solicite que experimentem representar as retas perpendiculares (palitos de dentes) nas faces dos planos (barra de sabão). Anotem suas observações e troquem com os colegas.
Figura 1
Link da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_FdK_oZo5J4A/TI5UXwxBRII/AAAAAAAAAQ8/Fw9tDeF-T-I/s1600/sab%C3%A3o+cortado+2.jpg
http://www.sismaspa.com/content/include/imgviewer.asp?ID=241
Exemplo:
Solicite aos alunos que ao utilizarem os palitos nas barras de sabão tenham cuidado.
Atividade 2:
Professor, solicite que os alunos representem as imagens dos planos (apresentados em sala de aula) e suas retas perpendiculares quando interceptam um ou mais dos planos de projeção. Exemplo:
Atividade 3:
Professor, sugere-se dividir a turma em 4 grupos.
Determine que cada grupo apresente rapidamente um dos planos aprendidos em sala de aula.
Em seguida, eles devem elaborar uma questão bem objetiva para a turma sobre o plano apresentado.
Essa proposta socializará os alunos com seus resultados e observações.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
as imagens foram criadas pela autora das aulas com o software GeoGebra
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar a reta perpendicular ao Plano Horizontal ou de Nível, ao Plano Frontal, ao Plano de Perfil e ao Plano Vertical?
Os alunos souberam representar a imagem da reta perpendicular ao Plano Horizontal ou de Nível, ao Plano Frontal, ao Plano de Perfil e ao Plano Vertical?
Os alunos souberam resolver questões da reta Perpendicular ao Plano Horizontal ou de Nível, ao Plano Frontal, ao Plano de Perfil e ao Plano Vertical?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/02/2013
Cinco estrelasé exlente