Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Retas perpendiculares aos planos: Topo, Paralelo à Linha de Terra , Que Contém a Linha de Terra e Genérico.

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Móveis
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a reta perpendicular ao Plano de Topo, ao Plano Paralelo à Linha de Terra, ao Plano Que Contém a Linha de Terra e ao Plano Genérico; 

Representar a imagem da reta perpendicular ao Plano de Topo, ao Plano Paralelo à Linha de Terra, ao Plano Que Contém a Linha de Terra e ao Plano Genérico;

Resolver questões da reta perpendicular ao Plano de Topo, ao Plano Paralelo à Linha de Terra, ao Plano Que Contém a Linha de Terra e ao Plano Genérico.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planos de projeção, Traços de planos, estudo da Reta, Traços de reta.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se abordar este conteúdo utilizando um quadro branco e a superfície de um tampo de mesa.Vamos necessitar de (quatro) 04 telas para pintura no formato retangular, (quatro) 04 pincéis.Figura 1

Link das imagens:

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:z2PPAZ97SJ3WhM:http://www.lousaquadrobranco.com.br/quadro_branco/03_QUADRO_BRANCO_QUADRICULADO.jpg&t=1

O quadro branco ou uma parede branca deverá representar o plano vertical de projeção e o tampo de mesa o plano horizontal de projeção.

Professor, a parede ou o quadro branco deverá apoiar as telas de pintura que serão os planos de projeção e os pincéis, representarão as retas perpendiculares aos planos.

Na  ilustração abaixo sugere-se que a tela que representa o plano de Topo, fique na posição perpendicular ao plano vertical e inclinado em relação ao plano horizontal.Vide site. . .para auxiliar no reconhecimento dos planos de projeção. Figura 2

Professor, conforme a sugestão do site para reconhecermos a representação e a identificação dos planos de projeção, a idéia central é utilizarmos as telas de pintura com as inclinações ou posições em relação aos planos auxiliares.As retas perpendiculares relativas a cada plano, proposto nesta aula, sugere-se utilizar pincéis. Cada plano possui uma reta perpendicular à ele.Exemplo:

O plano de Topo em sua posição em relação aos planos auxiliares, apresenta a reta Frontal como reta perpendicular a este plano.

O plano Paralelo à Linha de Terra, apresenta a reta de Perfil.

O plano Que Contém a Linha de Terra, temos a reta de Perfil e o Plano Genérico, apresenta a reta genérica.

Professor, para cada tela existe um pincel perpendicular.

Esta maneira pode facilitar a visualização espacial do aluno.

Atividade 1:  

Professor, traga para a sala de aula placas de isopor e bastões de jornal.

A turma deverá ser dividida em quatro grupos e cada um representar um plano.Exemplo: O grupo do plano de Topo, deverá utilizar o quadro branco ou o quadro negro, encostar a placa de isopor que representará o plano de Topo , na posição do mesmo e colocar na posição perpendicular, um bastão de jornal, que deverá representar a reta perpendicular a este plano.

 

Professor, com os demais planos estudados em sala de aula, proponha para os outros grupos de planos, as mesmas etapas executadas pelo grupo do Plano de Topo.

Atividade 2:   

Professor, apresente a figura abaixo que ilustra os planos de projeção estudados em sala de aula.Explique para os alunos que existem algumas retas, que pertencem a cada plano.Distribua folhas de papéis formato A4 para a turma e solicite que os alunos identifiquem qual a reta perpendicular a cada plano apresentado nesta figura.Solicite que os alunos participem juntos nas respostas, que identifiquem os planos e socializem os resultados de suas observações.

 

Atividade 3:   

Professor, precisaremos de placas de floristas e flores artificiais.As placas servirão para representar os planos de projeção e as retas perpendiculares as flores artificiais.A idéia é o aluno participar aleatoriamente, posicionando as flores nos planos na posição vertical de projeção e criar após a execução da atividade, um belo painel de estudos para a sala de aula.

Recursos Complementares

Todas as imagens não creditadas foram criadas no software livre Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm  

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam identificar a reta perpendicular ao Plano de Topo, ao Plano Paralelo à Linha de Terra, ao Plano Que Contém a Linha de Terra e ao Plano Genérico?

Os alunos souberam representar a imagem da reta perpendicular ao Plano de Topo, ao Plano Paralelo à Linha de Terra, ao Plano Que Contém a Linha de Terra e ao Plano Genérico?

Os alunos souberam resolver questões da reta perpendicular ao Plano de Topo, ao Plano Paralelo à Linha de Terra, ao Plano Que Contém a Linha de Terra e ao Plano Genérico?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.