Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As relações de sentido no interior do período

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Pontuação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Produzir anúncios publicitários, atentando para as relações de sentido no interior dos períodos e para as associações das linguagens verbal e não verbal no texto.

Refletir sobre a alteração de sentido a partir de propostas de substituições de palavras de diferentes classes de palavras em períodos de anúncios publicitários.

Perceber que as escolhas lexicais e inversões na organização dos períodos obedecem a uma intencionalidade textual.

Compreender a conotação como um recurso para a ampliação da significação das palavras;

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos:

. leiam anúncios publicitários ou assistam às propagandas com uma certa frequência.

. reconheçam que as imagens, as mensagens e o tipo de linguagem utilizada nesse gênero textual pertencem a uma estratégia argumentativa e persuasiva.

  O objetivo desses questionamentos é aferir o que os alunos sabem sobre a importância da linguagem persuasiva e argumentativa para a mudança comportamental das pessoas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

O trabalho com anúncios publicitários possibilita o reconhecimento da função social do gênero e de suas estratégias persuasivas peculiares.

É de suma importância que os alunos percebam que as escolhas lexicais e inversões na organização dos períodos não são gratuitas, especialmente nas propagandas, cuja função  é persuadir o consumidor a comprar um produto.

É preciso que os alunos sejam estimulados em toda essa sequência didática a exercitarem a capacidade reflexiva em atividades de leitura nos anúncios publicitários, analisando, além das escolhas lexicais, as relações entre palavras nos períodos que constroem o sentido global do texto.

Selecione antecipadamente alguns anúncios publicitários para apresentar para os alunos. Faça essa apresentação em Powerpoint, para facilitar a visualização e a leitura dos textos presentes nas propagandas.

Eis algumas sugestões:

http://www.letsvamos.com/portfolio/?p=35 (Acesso em 15/11/2010) 

http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=CVC_retorna_a_midia (Acesso em 15/11/2010)  

http://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2009/10/1_havaianas_conselho.jpg (Acesso em 15/11/2010) 

http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/radioportal/2006/12/01/0001?data=2006/12 (Acesso em 15/11/2010) 

http://massaferadesign.blogspot.com/2010/08/sedex-mandou-chegou-ontem.html (Acesso em 15/11/2010) 

Divida os alunos em grupos e peça para que cada um escolha um dos anúncios apresentados, para fazer uma análise mais específica: a utilização de imagens, personagens, formas e objetos, o uso de cores, tamanhos e formas de letras, a escolha de palavras na construção do texto, o público a que se destina, a relação que os anúncios fazem com datas comemorativas e eventos, dentre outras características persuasivas de textos deste gênero.

Cada grupo deverá apresentar as conclusões a que chegaram para o restante dos colegas. Organize a sala em um meio círculo, de modo que o grupo que estiver apresentando, possa reutilizar a imagem do anúncio publicitário, durante a explanação.

Durante as apresentações, observe o tipo de linguagem utilizada pelos grupos, como se expressam, se utilizam a variante linguística padrão, se elaboram o discurso com lógica, expressividade e coerência com os objetivos propostos. Proponha a participação dos alunos ouvintes para questionamentos e verifique se os alunos que apresentaram, sabem utlizar outras estratégias para melhor exposição dos tópicos da análise, no caso de dúvidas.

Aula 2

Professor,

Leve os anúncios apresentados na aula anterior fotocopiados para todos os alunos. Divida os alunos em duplas e peça que escrevam a análise que os grupos apresentaram anteriormente de cada propaganda. Verifique se os registros escritos transparecem o que foi discutido antes, se há coerência e coesão entre os períodos, o vocabulário utilizado é apropriado ao ano escolar. Faça a leitura de cada análise e indique as correções a serem feitas.

Devolva as produções aos autores e peça que retextualizem-nas. Assim que o fizerem, coloque-as em exposição na sala de aula.

Em seguida, apresente apenas os slogans ou os textos que compõem cada anúncio publicitário apresentado na aula anterior. Promova a discussão dos efeitos de sentido construídos a partir dele em relação aos outros elementos do texto.

Sabe o que tem agora nas florestas brasileiras? Um pé de Havaianas

Para todo mundo existe uma CVC

Siga o conselho que você sempre deu aos homens: vê se cresce.

Há cinco milhões de anos, o melhor plano de saúde é viver. Há 35, o segundo melhor é a UNIMED.

 

Sedex mandou, chegou ontem.

Durante a análise de cada slogan ou texto, sugira a substituição de palavras nos períodos e estimule os alunos a comentarem as possíveis alterações de sentido.

É importante que os alunos também proponham substituições de palavras que alterem ou não o sentido do texto. Verifique a a expansão lexical de seus alunos.

Redistribua os slogans ou textos de cada anúncio publicitário para cada grupo. Peça que cada um recrie a frase, alterando algumas palavras, de modo a construir um novo sentido. Socialize as produções feitas.

Aula 3

Professor,

Exponha uma situação de produção em sua sala de aula. Divida seus alunos em pequenos grupos, de modo que cada um criará o seu próprio anúncio publicitário.

A proposta seria em torno de um novo produto que será lançado no mercado em breve, voltado para o público jovem, que será uma revolução, uma novidade. Estimule a criatividade e a imaginação dos alunos. Peça que eles, antes de criarem a propaganda, planejem, discutam a estratégia de persuasão.

Os alunos podem utilizar o laboratório de informática para a criação da propaganda. Solicite a orientação de um professor ou um especilaista da área para auxiliar você e seus alunos.

Aula 4

Professor,`

É o momento de cada grupo apresentar os anúncios publicitários. Peça para que eles, em um primeiro momento, façam a apresentação em slides, para uma melhor visualização dos colegas.

Observe os recursos que cada grupo utilizou para a criação do anúncio: cores, tipos de letras, contextualização, imagens e, principalmente, o texto criado - vocabulário, construção sintática, relações de sentido dentro do período.

Os alunos poderão sugerir modificações nos textos apresentados, caso seja necessário. Promova essa retextualização nesse momento. Assim que a fizerem, peça cópias dos anúncios criados e os divulgue nos murais da sala ou no jornal da escola. É importante divulgar os trabalhos dos alunos. Valorizar as produções é de suma importância.

Recursos Complementares

Professor,

Eis algumas sugestões de sites que poderão enriquecer as suas aulas:

http://www.truquesedicas.com/tutoriais/powerpoint/viewlets/00001.htm (Acesso em 15/11/2010) - Como fazer apresentação em power point 

http://www.pucrs.br/gpt/argumentativo.php  (Acesso em 15/11/2010) - Texto Argumentativo 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9293 (Acesso em 15/11/2010) - Aula sobre a persuasão e argumentação nas propagandas 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7705 (Acesso em 15/11/2010) -  Aula sobre as imagens de textos publicitários 

Avaliação

Professor,

Avalie a capacidade dos alunos ao criarem seus próprios critérios para elaborar os textos solicitados e fazer as correções necessárias dos textos próprios e os dos colegas.

Aproveite e observe a capacidade deles de resolver situações-problema, oportunizadas a partir das discussões e escolhas em grupos.

As produções escritas possibilitarão ao professor avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados a partir das falas dos colegas, observando-se as características do texto publicitário e do gênero textual em estudo - a propaganda-, e se eles estão empregando corretamente as regras ortográficas de acordo com seu ano escolar.

Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler propagandas. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.