12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Pontuação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Produzir anúncios publicitários, atentando para as relações de sentido no interior dos períodos e para as associações das linguagens verbal e não verbal no texto.
Refletir sobre a alteração de sentido a partir de propostas de substituições de palavras de diferentes classes de palavras em períodos de anúncios publicitários.
Perceber que as escolhas lexicais e inversões na organização dos períodos obedecem a uma intencionalidade textual.
Compreender a conotação como um recurso para a ampliação da significação das palavras;
É preciso que os alunos:
. leiam anúncios publicitários ou assistam às propagandas com uma certa frequência.
. reconheçam que as imagens, as mensagens e o tipo de linguagem utilizada nesse gênero textual pertencem a uma estratégia argumentativa e persuasiva.
O objetivo desses questionamentos é aferir o que os alunos sabem sobre a importância da linguagem persuasiva e argumentativa para a mudança comportamental das pessoas.
Professor,
O trabalho com anúncios publicitários possibilita o reconhecimento da função social do gênero e de suas estratégias persuasivas peculiares.
É de suma importância que os alunos percebam que as escolhas lexicais e inversões na organização dos períodos não são gratuitas, especialmente nas propagandas, cuja função é persuadir o consumidor a comprar um produto.
É preciso que os alunos sejam estimulados em toda essa sequência didática a exercitarem a capacidade reflexiva em atividades de leitura nos anúncios publicitários, analisando, além das escolhas lexicais, as relações entre palavras nos períodos que constroem o sentido global do texto.
Selecione antecipadamente alguns anúncios publicitários para apresentar para os alunos. Faça essa apresentação em Powerpoint, para facilitar a visualização e a leitura dos textos presentes nas propagandas.
Eis algumas sugestões:
http://www.letsvamos.com/portfolio/?p=35 (Acesso em 15/11/2010)
http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=CVC_retorna_a_midia (Acesso em 15/11/2010)
http://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2009/10/1_havaianas_conselho.jpg (Acesso em 15/11/2010)
http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/radioportal/2006/12/01/0001?data=2006/12 (Acesso em 15/11/2010)
http://massaferadesign.blogspot.com/2010/08/sedex-mandou-chegou-ontem.html (Acesso em 15/11/2010)
Divida os alunos em grupos e peça para que cada um escolha um dos anúncios apresentados, para fazer uma análise mais específica: a utilização de imagens, personagens, formas e objetos, o uso de cores, tamanhos e formas de letras, a escolha de palavras na construção do texto, o público a que se destina, a relação que os anúncios fazem com datas comemorativas e eventos, dentre outras características persuasivas de textos deste gênero.
Cada grupo deverá apresentar as conclusões a que chegaram para o restante dos colegas. Organize a sala em um meio círculo, de modo que o grupo que estiver apresentando, possa reutilizar a imagem do anúncio publicitário, durante a explanação.
Durante as apresentações, observe o tipo de linguagem utilizada pelos grupos, como se expressam, se utilizam a variante linguística padrão, se elaboram o discurso com lógica, expressividade e coerência com os objetivos propostos. Proponha a participação dos alunos ouvintes para questionamentos e verifique se os alunos que apresentaram, sabem utlizar outras estratégias para melhor exposição dos tópicos da análise, no caso de dúvidas.
Professor,
Leve os anúncios apresentados na aula anterior fotocopiados para todos os alunos. Divida os alunos em duplas e peça que escrevam a análise que os grupos apresentaram anteriormente de cada propaganda. Verifique se os registros escritos transparecem o que foi discutido antes, se há coerência e coesão entre os períodos, o vocabulário utilizado é apropriado ao ano escolar. Faça a leitura de cada análise e indique as correções a serem feitas.
Devolva as produções aos autores e peça que retextualizem-nas. Assim que o fizerem, coloque-as em exposição na sala de aula.
Em seguida, apresente apenas os slogans ou os textos que compõem cada anúncio publicitário apresentado na aula anterior. Promova a discussão dos efeitos de sentido construídos a partir dele em relação aos outros elementos do texto.
Sabe o que tem agora nas florestas brasileiras? Um pé de Havaianas
|
Para todo mundo existe uma CVC
|
Siga o conselho que você sempre deu aos homens: vê se cresce.
|
Há cinco milhões de anos, o melhor plano de saúde é viver. Há 35, o segundo melhor é a UNIMED.
|
Sedex mandou, chegou ontem.
|
Durante a análise de cada slogan ou texto, sugira a substituição de palavras nos períodos e estimule os alunos a comentarem as possíveis alterações de sentido.
É importante que os alunos também proponham substituições de palavras que alterem ou não o sentido do texto. Verifique a a expansão lexical de seus alunos.
Redistribua os slogans ou textos de cada anúncio publicitário para cada grupo. Peça que cada um recrie a frase, alterando algumas palavras, de modo a construir um novo sentido. Socialize as produções feitas.
Professor,
Exponha uma situação de produção em sua sala de aula. Divida seus alunos em pequenos grupos, de modo que cada um criará o seu próprio anúncio publicitário.
A proposta seria em torno de um novo produto que será lançado no mercado em breve, voltado para o público jovem, que será uma revolução, uma novidade. Estimule a criatividade e a imaginação dos alunos. Peça que eles, antes de criarem a propaganda, planejem, discutam a estratégia de persuasão.
Os alunos podem utilizar o laboratório de informática para a criação da propaganda. Solicite a orientação de um professor ou um especilaista da área para auxiliar você e seus alunos.
Professor,`
É o momento de cada grupo apresentar os anúncios publicitários. Peça para que eles, em um primeiro momento, façam a apresentação em slides, para uma melhor visualização dos colegas.
Observe os recursos que cada grupo utilizou para a criação do anúncio: cores, tipos de letras, contextualização, imagens e, principalmente, o texto criado - vocabulário, construção sintática, relações de sentido dentro do período.
Os alunos poderão sugerir modificações nos textos apresentados, caso seja necessário. Promova essa retextualização nesse momento. Assim que a fizerem, peça cópias dos anúncios criados e os divulgue nos murais da sala ou no jornal da escola. É importante divulgar os trabalhos dos alunos. Valorizar as produções é de suma importância.
Professor,
Eis algumas sugestões de sites que poderão enriquecer as suas aulas:
http://www.truquesedicas.com/tutoriais/powerpoint/viewlets/00001.htm (Acesso em 15/11/2010) - Como fazer apresentação em power point
http://www.pucrs.br/gpt/argumentativo.php (Acesso em 15/11/2010) - Texto Argumentativo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9293 (Acesso em 15/11/2010) - Aula sobre a persuasão e argumentação nas propagandas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7705 (Acesso em 15/11/2010) - Aula sobre as imagens de textos publicitários
Professor,
Avalie a capacidade dos alunos ao criarem seus próprios critérios para elaborar os textos solicitados e fazer as correções necessárias dos textos próprios e os dos colegas.
Aproveite e observe a capacidade deles de resolver situações-problema, oportunizadas a partir das discussões e escolhas em grupos.
As produções escritas possibilitarão ao professor avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados a partir das falas dos colegas, observando-se as características do texto publicitário e do gênero textual em estudo - a propaganda-, e se eles estão empregando corretamente as regras ortográficas de acordo com seu ano escolar.
Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler propagandas. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!