Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Biodiversidade do Brasil: Amazônia

 

28/01/2011

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir acerca do conceito de biodiversidade.

 Compreender o conceito de fauna e flora. I

dentificar algumas plantas e animais típicos da floresta Amazônica.

 Ler e interpretar textos. Compreender a importância da preservação ambiental.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Biodiversidade do Brasil: Amazônia

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Converse com as crianças sobre o que significa a palavra biodiversidade. Anote as respostas dos alunos em papel madeira. Em seguida, assista ao vídeo sobre diversidade. Depois reflitam sobre o vídeo e  pesquisem no dicionário o conceito de biodiversidade. Cada criança irá escrever o seu conceito de biodiversidade em seu caderno.

Vídeo: 2010 Ano Internacional da Biodiversidade.wmv

 http://www.youtube.com/watch?v=o_0UgXfvJJ8&feature=related

http://biobrasil.wikidot.com/a-biodiversidade-brasileira

ATIVIDADE 2

Entregue para as crianças um texto que fale sobre a diversidade do Brasil. Peça para elas acompanharem a leitura. Depois conversem sobre o que leram no texto. As crianças  irão fazer um desenho do que entenderam na leitura.

Sugestão de texto:

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA

O Brasil é um país de proporções continentais: seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semi-árido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas biogeográficas distintas ou biomas: a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida – que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra – eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os países megadiversos.

Texto retirado do site: http://www-man.blogspot.com/2010/09/biodiversidade-brasileira.html

ATIVIDADE 3

Converse sobre o que é animais  plantas tipicas de uma região. Mostre para as crianças um vídeo sobre a Floresta Amazônica um importante ecossistema do Brasil. Monte um jogo da memória com as crianças de plantas e animais tipicos da Amazônia usando imagens recortadas de revistas.

Fonte: http://www-man.blogspot.com/2010/09/biodiversidade-brasileira.html

ATIVIDADE 4   

Entregue para as crianças um texto com a  música biodiversidade de Xico Esvael. Peça para elas acompanharem a leitura. Depois conversem sobre o que leram no texto. As crianças irão cantar e  fazer um desenho para representar a música. Organize um painel com os desenhos e exponha no mural da escola.

Biodiversidade

Xico Esvael

Composição: Xico Esvael

Ai, que bom que seria se ainda houvesse um rio pra pescar

 Ficar na ribanceira preguiça lombeira, sem se preocupar.

 Ai, que bom que seria ver os passarinhos as asas soltar

Numa geometria de dança e magia num doce voar.

 

 Ai, que bom que seria ver plantas e frutos num grande pomar

 Estender uma rede embaixo da paineira só pra descansar

 Ai, que bom que seria ver a nattureza se esverdear

 Numa bela paisagem que faz a miragem gostosa de olhar.

 

Ai, que bom, ai, que bom,

Ai que bom ver a vida nascer.

 Ai, que bom, ai, que bom,

Ai, que bom, ser feliz é viver.

Ai, que bom que seria não ter bicho extinto em todo lugar recriando a ideia do bom

 Criador só pra nos regalar.

 Ai, que bom que seria não ser mais preciso ter que aniquilar.

 Esta diversidade que a natureza nos deu pra amar.

Ai, que bom que seria se os povos da terra pudessem manter

As suas culturas, criatividade pra gente aprender

Ai, que bom que seria se a humanidade pudesse entender

Que a vida é criada pra ser partilhada e não pra morrer.

 

Ai, que bom, ai, que bom,

Ai que bom ver a vida nascer.

 Ai, que bom, ai, que bom,

 Ai, que bom, ser feliz é viver.

http://letras.terra.com.br/xico-esvael/730899/

Recursos Complementares
Avaliação

 Registre o processo de aprendizagem das crianças considerando se elas conseguem:

Refletir acerca do conceito de biodiversidade. 

Compreender o conceito de fauna e flora.

Identificar algumas plantas e animais típicos da floresta Amazônica.

Ler e interpretar textos.

Compreender a importância da preservação ambiental.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ISABELA ALVES RODRIGUES, EM JOSE SILVINO DINIZ , Minas Gerais - disse:
    isaalves.alves@gmail.com

    04/05/2015

    Cinco estrelas

    Gostaria de parabenizar o autor da aula pela excelente forma de exposição dos conteúdos. No planejamento foram utilizados vários gêneros textuais, recursos tecnológicos e lúdicos, e isso contribui na construção de um aprendizado mais significativo. Além disso, há nas atividades um espaço para discussão e reflexão dos alunos acerca dos temas e conceitos propostos. Parabéns pela criatividade!


  • DANIELLE FERREIRA, UFMA , Maranhão - disse:
    DANISCRIS2004@YAHOO.COM.BR

    28/11/2012

    Três estrelas

    OBRIGADA POR SOCIALIZAR ESSA EXCELENTE AULA. AJUDOU-ME BASTANTE.


  • ivanete araújo de souza, Cetro universitário leste de minas , Minas Gerais - disse:
    ivanete.saude@yahoo.com.br

    09/12/2011

    Quatro estrelas

    Bom Dia! Este texto e as quetões elaboradas são de grande valia na orientação que busco no momento


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.