28/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Refletir acerca do conceito de biodiversidade.
Compreender o conceito de fauna e flora. I
dentificar algumas plantas e animais típicos da floresta Amazônica.
Ler e interpretar textos. Compreender a importância da preservação ambiental.
Biodiversidade do Brasil: Amazônia
ATIVIDADE 1
Converse com as crianças sobre o que significa a palavra biodiversidade. Anote as respostas dos alunos em papel madeira. Em seguida, assista ao vídeo sobre diversidade. Depois reflitam sobre o vídeo e pesquisem no dicionário o conceito de biodiversidade. Cada criança irá escrever o seu conceito de biodiversidade em seu caderno.
Vídeo: 2010 Ano Internacional da Biodiversidade.wmv
http://www.youtube.com/watch?v=o_0UgXfvJJ8&feature=related
http://biobrasil.wikidot.com/a-biodiversidade-brasileira
ATIVIDADE 2
Entregue para as crianças um texto que fale sobre a diversidade do Brasil. Peça para elas acompanharem a leitura. Depois conversem sobre o que leram no texto. As crianças irão fazer um desenho do que entenderam na leitura.
Sugestão de texto:
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
O Brasil é um país de proporções continentais: seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semi-árido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas biogeográficas distintas ou biomas: a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida – que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra – eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os países megadiversos.
Texto retirado do site: http://www-man.blogspot.com/2010/09/biodiversidade-brasileira.html
ATIVIDADE 3
Converse sobre o que é animais plantas tipicas de uma região. Mostre para as crianças um vídeo sobre a Floresta Amazônica um importante ecossistema do Brasil. Monte um jogo da memória com as crianças de plantas e animais tipicos da Amazônia usando imagens recortadas de revistas.
Fonte: http://www-man.blogspot.com/2010/09/biodiversidade-brasileira.html
Entregue para as crianças um texto com a música biodiversidade de Xico Esvael. Peça para elas acompanharem a leitura. Depois conversem sobre o que leram no texto. As crianças irão cantar e fazer um desenho para representar a música. Organize um painel com os desenhos e exponha no mural da escola.
Biodiversidade
Xico Esvael
Composição: Xico Esvael
Ai, que bom que seria se ainda houvesse um rio pra pescar
Ficar na ribanceira preguiça lombeira, sem se preocupar.
Ai, que bom que seria ver os passarinhos as asas soltar
Numa geometria de dança e magia num doce voar.
Ai, que bom que seria ver plantas e frutos num grande pomar
Estender uma rede embaixo da paineira só pra descansar
Ai, que bom que seria ver a nattureza se esverdear
Numa bela paisagem que faz a miragem gostosa de olhar.
Ai, que bom, ai, que bom,
Ai que bom ver a vida nascer.
Ai, que bom, ai, que bom,
Ai, que bom, ser feliz é viver.
Ai, que bom que seria não ter bicho extinto em todo lugar recriando a ideia do bom
Criador só pra nos regalar.
Ai, que bom que seria não ser mais preciso ter que aniquilar.
Esta diversidade que a natureza nos deu pra amar.
Ai, que bom que seria se os povos da terra pudessem manter
As suas culturas, criatividade pra gente aprender
Ai, que bom que seria se a humanidade pudesse entender
Que a vida é criada pra ser partilhada e não pra morrer.
Ai, que bom, ai, que bom,
Ai que bom ver a vida nascer.
Ai, que bom, ai, que bom,
Ai, que bom, ser feliz é viver.
http://biobrasil.wikidot.com/a-biodiversidade-brasileira
http://www-man.blogspot.com/search/label/BIODIVERSIDADE
http://www-man.blogspot.com/2010/09/o-brasil-e-convencao-sobre-diversidade.html
LIVROS
Registre o processo de aprendizagem das crianças considerando se elas conseguem:
Refletir acerca do conceito de biodiversidade.
Compreender o conceito de fauna e flora.
Identificar algumas plantas e animais típicos da floresta Amazônica.
Ler e interpretar textos.
Compreender a importância da preservação ambiental.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/05/2015
Cinco estrelasGostaria de parabenizar o autor da aula pela excelente forma de exposição dos conteúdos. No planejamento foram utilizados vários gêneros textuais, recursos tecnológicos e lúdicos, e isso contribui na construção de um aprendizado mais significativo. Além disso, há nas atividades um espaço para discussão e reflexão dos alunos acerca dos temas e conceitos propostos. Parabéns pela criatividade!
28/11/2012
Três estrelasOBRIGADA POR SOCIALIZAR ESSA EXCELENTE AULA. AJUDOU-ME BASTANTE.
09/12/2011
Quatro estrelasBom Dia! Este texto e as quetões elaboradas são de grande valia na orientação que busco no momento