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Formação de palavras – o valor semântico atribuído à palavra.

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar o valor semântico que cada palavra apresenta;
  • identificar os processos de formação de palavras;
  • analisar o funcionamento da língua;
  • produzir textos a respeito do tema da aula.
Duração das atividades
Cinco aulas: duas de 1h e 40 min. e três de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos apresentem as habilidades (mesmo que parcialmente) de interpretar os sentidos das palavras da língua a partir dos elementos que as compõem e de realizar pesquisas utilizando a Internet. Espera-se, também, que eles consigam expressar suas opiniões com clareza, através do discurso oral e escrito.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 1h e 40 minutos - duas aulas geminadas.

Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre os processos de formação de palavras na língua portuguesa. Mas, ao invés de dar uma aula expositiva, lance perguntas a respeito do tema, levando-os a refletir sobre a gramática da língua. Aqui vai  uma pergunta para introduzir o assunto:

  • Como são formadas as palavras na Língua Portuguesa?

Provavelmente, aperecerão diferentes respostas, referindo-se às letras, às sìlabas, aos sons... Porém, não há problema se eles não souberem responder. Caso isso aconteça, estimule-os com exemplos, tais como:  conviver - reviver,  tarde - entardecer, infeliz - infelizmente,  trato - destrato - contrato,  aguardente,  peixe-boi,  girassol, planalto...

Peça que eles tentem explicar oralmente como são formadas as palavras acima e outros exemplos sugeridos por eles. É importante que os  alunos percebam a dinâmica da formação de palavras, através do acréscimo de afixos e da junção de diferentes radicais, assim como o sentido expresso por cada uma.

Retome com os alunos os conceitos de radical, sufixo, prefixo, derivação e composição, levando sempre em conta os conhecimentos prévios deles. Dê uma olhada nos links abaixo.

http://www.brasilescola.com/gramatica/estrutura-e-formacao-de-palavras-i.htm - acesso em 04-11-10   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21069 - acesso em 04-11-10, aula sobre formação de palavras.  

Em seguida, projete as imagens a seguir e peça que eles expliquem como são formadas e que sentido apresentam as palavras PRECONCEITO, CONVIVER E PÉ-DE-MOLEQUE.

http://wilsonhijes123.blogspot.com/2009/11/o-preconceito.html  - acesso em 04-11-10 

http://projetoconviver.blogspot.com/  - acesso em 04-11-10

http://www.madeinbrazil.gr/pe%20de%20moleque.jpg - acesso em 04-11-10   

 

Distribua revistas e jornais para que os alunos, em pequenos grupos, identifiquem palavras derivadas e compostas e façam inferências sobre seus significados. Peça que cada grupo apresente suas conclusões e deixe que os demais comentem. Ao final da atividade, faça as considerações necessárias.

Essa atividade aguçará o olhar dos alunos para os processos de formação das palavras.

Segunda aula - 50 minutos

Reproduza para os alunos o texto abaixo e peça que respondam as questões que o seguem:

O texto a seguir, de autoria de Luís Fernando Veríssimo, é muito interessante, pois tangencia a questão da auto-estima dos brasileiros.  

“A leitora Elza Marques Martins me escreve uma carta divertida estranhando que “brasileiro” seja o único adjetivo pátrio terminado em “eiro”, que, segundo ela, é um sufixo pouco nobre. Existem suecos, ingleses e brasileiros, como existem médicos, terapeutas e curandeiros. As profissões de lixeiro, coveiro e carcereiro podem ser respeitáveis, mas o “eiro” é sinal de que elas não têm status. É a diferença entre jornalista e jornaleiro, entre músico ou musicista e roqueiro, timbaleiro ou seresteiro. Há o importador e o muambeiro. “Se você começou como padeiro, açougueiro ou carvoeiro” — escreve Elza — “as chances são mínimas de acabar como advogado, empresário, grande investidor ou latifundiário, a não ser que se dê ao trabalho político antes”. Aliás, há políticos e politiqueiros. Continua Elza: “Eu nunca vou chegar a colunável ou socialite se comecei como faxineira ou copeira. Você pode ser católico, protestante, maometano, budista ou oportunista ou então macumbeiro.” Mas a leitora nota que o dono do banco é banqueiro, enquanto o funcionário é bancário, o que pode ser um julgamento inconsciente de caráter feito pela língua.

Elza — que por sinal se considerava uma harpeira até começar a tocar numa sinfônica e virar harpista — me sugere uma campanha nacional para passarmos a nos chamar de “brasilinos, brasileses, brasilenses, brasilianos, brasilitanos, brasilitas, brasileus, brasilotos ou brasilões”, o que aumentaria muito nossa auto-estima e nossas chances de chegar ao mundo maravilhoso dos americanos, belgas e monegascos.”

Luís Fernando Veríssimo. Jornal do Brasil, 7 de outubro de 1995

http://direitoeoutrasconversas.blogspot.com/2010/10/campanha-pelo-fim-do-sufixo-eiro-para.html  - acesso em 04-11-10

  1. Com que objetivo Elza enviou a carta para Veríssimo? Para sugerir uma campanha nacional para que o povo brasileiro mude de nome (adjetivo pátrio).
  2. Que argumento a leitora utiliza para convencer Luiz Fernando Veríssimo de que brasileiro não é um bom nome? Segundo ela, o sufixo eiro é pouco nobre...
  3. Na sua opinião, o colunista concorda com a opinião da leitora? Justifique sua resposta. Não, ele inclusive ironiza a sugestão, ao se referir ao mundo maravilhoso dos americanos...
  4. Observando as palavras do texto, podemos perceber dois significados do sufixo eiro. Quais são eles? Origem, nacionalidade; profissão, ofício.
  5. Na sua opinião, a mudança de brasileiros para  "brasilinos, brasilianos..." realmente aumentaria a autoestima do povo? Justifique sua resposta. Espera-se que a resposta seja negativa, e que os alunos percebam o caráter preconceituoso do pensamento da leitora ao atribuir as profissões terminadas em eiro um sentido negativo, pejorativo.

Terminada a atividade, corrija oralmente as questões com os alunos e não perca a oportunidade de discutir com eles o preconceito presente na argumentação da leitora.

Em seguida, passe o vídeo abaixo para a turma, discuta os exemplos de diminutivos afetivos dados por Pasquale e solicite que os alunos construam frases  com outros exemplos e os apresentem para a turma.

http://www.youtube.com/watch?v=85UbyRsaBPw&feature=related - acesso em 04-11-10 ( Programa nossa língua portuguesa sobre valores dos diminutivos). 

Terceira aula - 1h e 40 min.

Nesta terceira aula, relembre com os alunos os processos de formação de palavras estudados no encontro anterior. Em seguida, faça as seguintes perguntas:

  • O surgimento de novas palavras na língua portuguesa, ocorre somente através de derivação e composição?
  • Qual a origem das palavras deletar, shopping, mouse, e-mail?

Os alunos, provavelmente, identificarão a presença de estrangeirismos na língua portuguesa e darão outros exemplos.

Depois dessa conversa inicial, leve-os para o laboratório de informática e peça que, em pequenos grupos, pesquisem sobre o uso de termos estrangeiros em língua portuguesa.

Sugira-lhes os links abaixo:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/619409 - acesso em 04-11-10 

http://www.soportugues.com.br/secoes/estrangeirismos/ - acesso em 04-11-10 

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/temas/docs/estrangeirismosred - acesso em 04-11-10 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/estrangeirismo.php - acesso em 04-11-10 

Caso não tenha acesso a um laboratório de informática, imprima os textos para serem trabalhados em sala e projete a imagem a seguir.

Exemplos de estrangeirismos já consagrados pelo uso:

http://www.soportugues.com.br/secoes/estrangeirismos/index.php - acesso em 04-11-10    

Os alunos deverão registrar em um documento do Word (ou por escrito) o conceito de estrangeirismo, exemplos e opiniões dos autores dos textos a respeito do uso de palavras estrangeiras na língua portuguesa.

Em seguida, proponha a produção de um texto argumentativo em que os grupos se posicionem sobre o uso de estrangeirismos pelos falantes do português.

Sobre a estrutura do texto argumentativo, visite com eles o endereço: http://www.pucrs.br/gpt/argumentativo.php - acesso em 04-11-10. 

Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar para a turma seu texto, a fim de debater sobre o tema.

Estimule os alunos a comentarem os textos e os argumentos uns dos outros e sugira a reescrita a partir desses comentários.

As produções, após reescritas e corrigidas, poderão ser publicados no blog da turma, no jornal da escola ou expostas no mural da sala.

Quarta aula - 50 minutos

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que eles pesquisem sobre as maiores palavras da Língua Portuguesa.

Sugira os links:

http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_287287.shtml - acesso em 04-11-10. 

http://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/curiosidade/ver/4 - acesso em 04-11-10. 

Em seguida, peça que eles apresentem as palavras encontradas e expliquem o significado de cada uma delas.

Nesta atividade é importante que os alunos percebam que as maiores palavras da Língua Portuguesa estão, em sua maioria, relacionadas às áreas de Ciências e Medicina (dão nomes a substâncias químicas, a doenças...)

Solicite, então, que os alunos pesquisem com os demais professores palavras grandes e/ou estranhas da língua portuguesa que fazem parte do repertório das outras disciplinas. Eles deverão anotar as palavras e o significado e levar para a próxima aula.

Caso não tenha acesso a um laboratório de informática, reproduza para a turma o texto abaixo.

Qual a maior palavra da língua portuguesa?

por Marina Motomura

Segura aí: é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Abaixo, você vai ver que o significado desse palavrão de 46 letras é simples. O vocábulo ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss e fez outras palavras enormes comerem poeira. Antes, o título pertencia ao advérbio "anticonstitucionalissimamente", que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição. O vice era "oftalmotorrinolaringologista", com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta. O Houaiss é o campeão de palavras na língua portuguesa, com 228 500 verbetes. Ele não traz, por exemplo, palavras da química que têm dezenas de sílabas, usadas para definir compostos. Uma delas é tetrabromometacresolsulfonoftaleína, que tem 35 letras e indica um corante usado em reações. "Palavras como essa são muito específicas e só aparecem em glossários de terminologia química", diz o filólogo Mauro Villar, do Instituto Antônio Houaiss.

Olha o palavrão

Entenda cada parte desse vocábulo de 46 letras

Pnmeumoultramicroscópico

Pneumo - Pulmão

Ultra - Fora de

Microscópico - Muito pequeno

Silicovulcanoconiótico

Sílico - Vem de silício, um elemento químico presente no magma vulcânico

Vulcano - Vindo de um vulcão Coniótico - Vem de coniose, doença causada por inalação de pós em suspensão no ar

Tudo isso junto... Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas!

http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_287287.shtml - acesso em 04-11-10 

Quinta aula - 50 minutos

Solicite que os alunos apresentem as palavras pesquisadas com os outros professores, peça que expliquem o processo de formação e o significado de cada uma delas.

Proponha, então, a formação de um glossário com essas palavras e convide os alunos a jogarem forca com elas no quadro.

Jogo de forca:

  • cada grupo escolherá uma palavra do glossário;
  • um aluno colocará no quadro o número de espaços correspondente ao de letras;
  • os membros dos outros grupos falarão as letras, objetivando preencher os espaços,
  • o grupo que estiver no quadro deverá dar dicas sobre as palavras, respondendo questões a respeito de como elas são formadas (se apresentam prefixo, sufixo, se são compostas, etc.
  • ganhará o grupo que descobrir mais palavras.

Recursos Complementares

http://www.acessa.com/cidade/arquivo/jfhoje/2003/09/26-estrangeirismo/ - acesso em 04-11-10, texto sobre uso de estrangeirismos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258 - aula sobre criação de blog. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23766 - aula sobre os aspectos semânticos e estilísticos do aumentativo e do diminutivo. 

Avaliação

Professor/a,

Observe se os alunos alcançaram os objetivos propostos nesta aula, observando seu desempenho nas atividades escritas e nas discussões orais realizadas.

Pergunte-lhes o que aprenderam com esta aula e peça-lhes sugestões sobre as atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • aribeiro52@gmail.com, ce leopoldina da silveira , Rio de Janeiro - dijo:
    aqribeiro52@gmail.com

    15/07/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito da estrutura da aula , principalmente pelas opções sem laboratório, pois não se pode contar com a rede. tb achei bem diversificada !


  • Jassana, Escola Estadual Luiz Prisco de Braga , Minas Gerais - dijo:
    nanalage@yahhoo.com.br

    09/02/2011

    Cinco estrelas

    Olá, Caroline! Certamente serão aulas muito agradáveis que irei lecionar com essa ajuda! Irei adaptar a parte que sugere a busca de palavras em jornais acrescentando a produção de um mini-dicionário. Obrigada, Abraços.


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