- Começar pelo termo “textura” na arte. Explique que a textura define o aspecto de uma superfície. Peça às crianças que passem a mão na carteira, depois nos cabelos, na pele, na roupa que estão usando. Pergunte a elas: as superfícies possuem as mesmas características? Elas certamente vão responder que não. Insista e pergunte o que elas perceberam de diferente entre a carteira, os cabelos, a pele e a roupa? Deixe que as crianças comentem mais livremente o que sentiram, como perceberam cada superfície tocada pelas mãos.
- A partir dos comentários das crianças, formule com elas o conceito de textura. Organize no quadro de giz, de um lado “textura tátil” do outro, “textura visual”. Escreva alguns dos comentários das crianças do lado da “textura tátil”, pois a experiência que elas acabaram de vivenciar tem a ver com ela. O que sentiram: aspereza, enrugado, liso, fino, quente, fria, macia, etc. Explique que esses aspectos tem o nome de “textura” na arte e acrescente que a textura visual é a possibilidade de criar a ilusão de superfícies variadas no desenho, na pintura, na fotografia, etc. Ou seja, a textura visual não pode ser sentida pelas mãos, no contato direto, mas ela simula a existência de superfícies com características diversas: granulada, listrada, lisa, áspera, e assim por diante.
- Agora é um bom momento para apresentar as imagens das pinturas corporais realizadas pelos nossos índios e índias:
http://4.bp.blogspot.com/_HKBbwjPiuvo/Rr2XmrtKgRI/AAAAAAAAAUY/cIhi9-Sw7Cg/s400/pinturacorpo.jpg
Chame atenção das crianças para a geometrização e repetição das formas e das cores.
http://www.kaxi.com.br/imagens/t04noticias/indiocinco.jpg
A partir dessa imagem, reforce a ideia de que para ser considerado textura visual necessita de uma regularidade entre os traços, além da repetição.
http://4.bp.blogspot.com/_hwtjgqYo5kQ/SrfQE2yzYZI/AAAAAAAAAH0/E8IobN9XdMk/s400/Artemarajoarasantarem.JPG
Os trabalhos em cerâmica (acima) em primeiro plano são Marajoara e do fundo, da cultura Santarém, possuem belos efeitos de textura. As cores foram obtidas através do barro líquido com coloração branca com o uso de caulim e o preto com jenipapo.
- Pergunte se as crianças já haviam visto as pinturas que os indígenas são capazes de fazer não apenas em seus corpos, mas também em vasos e utensílios domésticos, de caça, etc. Se elas fazem parte de grupos indígenas ou estão próximas de aldeias ou reservas, ressalte a presença do trabalho de textura na cultura indígena. Mencione que as pinturas corporais indígenas têm um significado simbólico e que são realizadas a partir de rituais próprios de cada tribo. Lembre ao alunado que a cultura indígena faz parte das raízes culturais de nosso país e por isso mesmo, é preciso conhecer melhor e se apropriar dos conhecimentos de nossos antepassados.
- Após a observação das imagens (ou do próprio utensílio ao vivo, caso tenha acesso), sugira que o grupo pesquise mais referências de texturas gráficas criadas pelos povos indígenas. A partir da pesquisa realizada, pedir que as crianças, em tiras de papel (pode ser qualquer papel: sulfite, canson, pardo e outros) e utilizando uma pena (que pode ser feita de bambu ou mesmo uma pena de galinha) com nanquim, criem padrões variados.
- Motive as crianças a alterar os padrões em grafismos que vão explorar linhas quebradas, angulares, de forma simples e repetitiva. Nesse trabalho serão explorados os efeitos de branco e preto. Veja o exemplo abaixo. O desenho foi realizado por indígenas brasileiros.
http://4.bp.blogspot.com/_kik4-29ukEU/SZogdMz3JTI/AAAAAAAAARU/-R5RgcUSSIk/s320/PB210075-ointura+indigena.jpg
- Comente com as crianças que os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas, que as cores que comumente aparecem são o vermelho, o preto, o amarelo e o branco. Num exercício posterior, pode se pedir que as crianças repitam os grafismos criados utilizando cores inspiradas nas mais utilizadas pelos índios e índias.
- Ao concluírem as tiras com a criação de texturas visuais (gráficas), inspiradas nos desenhos indígenas, sugerir a montagem de um painel onde todas as tiras trabalhadas irão compor um único trabalho com efeitos de texturas.