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Pigmento natural: confeccionando sua própria tinta

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um pouco da história do nascimento da pintura e seus desdobramentos até as tintas industrializadas.
  • Ter contato com pigmentos naturais, em especial a terra, e saber prepará-los para a produção de tinta artesanal.
  • Confeccionar a própria tinta a partir da fórmula básica de produção de tinta
  • Criar pinturas utilizando as tintas produzidas.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber o que é pigmento.
Estratégias e recursos da aula
  • Comece a aula fixando imagens de pinturas rupestres em um local que todo o grupo possa ver, ou as apresente em livros ou slides. Abaixo o exemplo de uma dessas pinturas encontrada na caverna de Lascaux, na França.

http://downloads.passeiweb.com/arte_cultura/galeria/arte_pre_historica/8_lascaux_franca.jpg 

  • Comente que os povos antigos foram os responsáveis pela criação das primeiras tintas. E que as tintas eram fabricadas por aquelas pessoas que iriam utilizá-las em seus afazeres e não como hoje, que é produzida pelas indústrias e é fácil encontrar nas lojas e papelarias já prontas. No passado, os seres humanos em suas especulações, descobriram que as terras, certos vegetais, o carvão, sementes poderiam tingir algumas superfícies com suas cores. Ou seja, esses elementos continham um pigmento capaz de dar cor a outras coisas. Aliando os pigmentos naturais com gordura animal, notou-se que as cores aderiam e se fixavam melhor às superfícies. Consideramos aí, o nascimento da pintura com a criação da tinta.
  • Até a industrialização, os/as artistas produziam suas tintas em seus ateliês e era comum encontrar receitas e fórmulas em seus diários. Muitas vezes, escondidos a sete chaves para não revelar as descobertas feitas para os concorrentes. Mostre as imagens abaixo dos afazeres no atelier. Chame atenção para a pintura do atelier de pintores (segunda imagem), enquanto dois pintores estão debruçados sobre suas telas, um outro pousa como modelo e o quarto homem, à direita, está preparando os pigmentos para fazer tinta.

http://hollandersinbeeld.web-log.nl/.shared/image.html?/photos/uncategorized/2008/04/03/stenen_tafel_om_verf_te_wrijven.gif 

David III Ryckart, Painters Workshop, 1638

http://www.johannesvermeer.info/verm/house/hz-verftafel-eng.htm 

  • A partir da industrialização, com muita rapidez, as fórmulas foram reproduzidas e logo se teve à disposição uma infinidade de qualidades de tintas como a aquarela, tinta à óleo, tinta acrílica e outras mais, produzidas por fabricantes variados.Pontue para o grupo que essa aula irá se dedicar ao estudo do pigmento “terra”, seu modo de preparo, a aplicação correta da fórmula básica para fazer tinta e verificar seus resultados em suportes diferentes.
  • Dessa forma, a primeira etapa é recolher o pigmento “terra”, procurando encontrar tons variados. Se a escola tiver uma boa área de terra, realize essa etapa durante a aula, mas caso isso não ocorra, peça que cada aluno/a traga de casa um vidrinho com tampa com o pigmento já preparado para a feitura da tinta.
  • Estimule seus alunos e alunas a procurar um tom de terra menos comum. Isso é bom para que o grupo perceba que há muitas variações de tons de terra, ao contrário do que muitos pensam, de ser a terra apenas avermelhada. Mostre os tons abaixo:

http://farm5.static.flickr.com/4063/4639819646_41817103d4.jpg 

  • Como preparar o pigmento para virar tinta? Repasse para o grupo as etapas da recolha dos pigmentos naturais. Explique um a um:
  1.  Recolha uma média de 10 colheres de terra, verificando se o tom é o mesmo.
  2.  Despeje a terra sobre um jornal e esfarele a mesma, desfazendo os caroços que se formam.
  3.  Passe a terra já esfarelada numa peneira para retirar pedrinhas, galhinhos ou outras sujeiras.
  4. Guarde o pigmento “limpo” num vidrinho com tampa
  • Após a etapa da recolha e limpeza. Forme grupos de trabalho, afinal cada aluno/a preparou um tom. Ao se agruparem, haverá um maior número de tons para serem compartilhados por todos.
  • Em grupo, é o momento de fazer a tinta. Para isso é preciso seguir a fórmula, escreva-a no quadro de giz: PIGMENTO + UM POUCO DE ÁGUA + COLA BRANCA = TINTA
  • Depois explique como preparar uma pequena quantidade de tinta, seguindo os passos abaixo:
  1. Primeiro coloque uma colherzinha de pigmento num pratinho, em seguida acrescente água com um medidor (com cuidado).
  2. Vai misturando até perceber que a terra junto com a água tomou uma consistência de maionese caseira (ou seja, nem aguada demais e nem dura, difícil de mexer com o pincel).
  3. Em seguida, acrescente cola, mais ou menos, a metade da quantidade de tinta. Misture bem e está pronta a tinta.
  4. O grupo pode preparar toda a terra, se assim preferir e guardá-la novamente no vidrinho com tampa.Ou pode ir produzindo as cores de acordo com a necessidade da pintura que irão realizar.
  • Após a feitura das cores (tintas), cada aluno irá utilizar um pedaço de papelão para realizar uma pintura de sua própria criação. A tinta de terra é mais espessa, o que não permite pintura muito detalhada. Oriente seus alunos e alunas para criar formas mais amplas. Pontue também a necessidade de preencher a superfície do papelão com as cores, trabalhando figura e fundo.
  • Veja abaixo uma pintura realizada com terra. Apresente-a para seus alunos e alunas:

http://farm4.static.flickr.com/3415/4639242459_a337e56e8b.jpg 

  • Os resultados são pinturas com texturas granuladas próprias das tintas feitas de terra. Pinturas ricas em materialidade. Explore essas possibilidades expressivas com seus alunos/as!
Recursos Complementares
Avaliação
  • Todo o processo, que vai desde a recolha até o resultado final da pintura, faz parte da avaliação. Verifique a participação do grupo em: (1.) Recolher o pigmento terra; (2.) Limpar e preparar a terra; (3.) Aplicar a fórmula corretamente; (4.) Criar pinturas matéricas, explorando os tons de terra disponíveis.
  • Discutir com o grupo os processos artesanais para se fazer tinta e analisar juntos os resultados obtidos nas pinturas faz parte também da avaliação. Nesse momento, é possível ver se o grupo ampliou seu conhecimento acerca do material “tinta” tão comum no cotidiano escolar e se está mais participativo nos momentos de dar opiniões críticas acerca dos trabalhos realizados.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 6/9 - 66.67%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33.33%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
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Opiniões

  • Rose Amaral, Colégio Loyola , Minas Gerais - disse:
    roseamaralg@yahoo.com.br

    03/04/2014

    Cinco estrelas

    Ótima fonte de pesquisa para o professor.


  • vilma, AUTONOMO , Minas Gerais - disse:
    dcontister@gmail.com

    27/11/2013

    Cinco estrelas

    Achei otimo, simples e facil....


  • Michelli Luiza Cecon, CEI Pequenos Brilhantes , Santa Catarina - disse:
    michelliluizacecon@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, acho importante que as crianças conheçam a origem das tintas, que tanto usamos,principalmente na Ed. Infantil. As crianças vão amar mexer na terra para confecionar as tintas! Parabéns pela aula! Abraços.


  • gislene f de castro, escola estadual , Minas Gerais - disse:
    gfariasdecastro@yahoo.com

    18/07/2013

    Quatro estrelas

    muito interessante ,este método .


  • fabianne , enp , Mato Grosso - disse:
    fabiannelindinha.14@hotmail.com

    02/03/2013

    Quatro estrelas

    gostei pois ajudou no meu trabalho de história


  • Cláudia Rocha, CAPS I - Matias Barbosa , Minas Gerais - disse:
    claudiarochaqueiroz@gmail.com

    08/01/2013

    Cinco estrelas

    Ótimas dicas! Serão utilizadas para trabalhos em oficinas terapêuticas do CAPS I que trabalho. Valeu!


  • VRENA CLAUDIO, UNIR , Rondônia - disse:
    vrenaclaudio@gmail.com

    20/10/2012

    Cinco estrelas

    Sou aluno de Artes Visuasis da UNIR. Estamos estudando esse assuto no momento "pintura com pegmentos naturais". Eu achei excelete esse matrial. Bem didatico, de facil compreensão. Parbens. Vrena


  • MOACYR PINHEIRO SILVA, Eletrônica Para O Futuro , Bahia - disse:
    moacyr.pinheiro@uol.com.br

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula. Por favor informe-me como fazer tinta com o grafite em pó como pigmento ? Antecipados agradecimentos


  • cléinha, tancredo neves , Minas Gerais - disse:
    cleia_ruivinha@hotmail.com

    17/03/2011

    Quatro estrelas

    muito boa essa materia amei


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