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A energia química do chocolate

 

21/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a química e a ciência do chocolate.
  • Pesquisar quais elementos químicos orgânicos e inorgânicos compõe o chocolate.
  • Reconhecer que energia há em alimentos naturais e industrializados.
Duração das atividades
De três a cinco aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer sobre Reações químicas.

Estratégias e recursos da aula

Para desenvolver esta aula o professor pode propor a realização do "Café com chocolate". Os alunos podem trazer os ingredientes como: leite, açúcar, adoçante, nescau, toddy, bolo de chocolate, pão, pudim, brigadeiros, bis, etc. Sugerimos que o professor elabore cartazes contendo os dez mitos e verdades sobre chocolate (Disponível em: http://comida.ig.com.br/10+mitos+e+verdades+sobre+chocolate/n1237535033300.html Acesso em: 11.nov. 2010). Afixe na sala de aula ou no refeitório onde se realizará o café. Os cartazes tem a função de "chamar atenção" para alguns questionamentos presentes no cotidiano das pessoas. Enquanto tomam o café o professor pode circular entre os alunos, vez ou outra utilizar as frases afixadas e fazer questionamentos como: será que o chocolate faz mal para saúde? Faz bem? Deixa a pessoa mais feliz? Chocolate diet engorda? É verdade que a mulher é mais viciada em chocolate do que o homem? Chocolate é afrodisíaco? Causa acne?, entre outras. Geralmente se organizam em pequenos grupos o que facilita observar os comentários. Ao interagirem os alunos possibilitam ao professor saber que conhecimentos prévios detêm sobre o chocolote e sua relação com a química. Após o café, na sala de aula o professor pode iniciar questionando: Do que é feito o chocolote? Que produtos químicos podem ser encontrados no chocolate? e seguir problematizando.

Qual a química do chocolate?

     

Explique aos alunos que o chocolate (também chamado de theobroma, "em grego quer dizer alimento dos deuses"), é um alimento com alto teor de glicose. Para que a glicose seja digerida, o organismo produz insulina que, entre outras coisas, aumenta a absorção de aminoácidos. No chocolate é encontrado um aminoácido denominado triptofano. Este é um precursor da serotonina (substância responsável no nosso organismo pela sensação de prazer e bem estar). Segundo André Astete "ele pode ser associado a situações prazerosas e à neutralização de estados emocionais negativos, o que aumenta a probabilidade de consumo".

Fonte: http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/1565864/t131.asp 

Na sequência proponha que desenvolvam as atividades.

Atividade 1 - Pesquisando

Entendemos a Webquest como um roteiro indicado pelo professor, onde o aluno é o principal "ator". É ele quem pesquisa a partir do links indicados, realiza as atividades, realiza todas as ações indicadas pelo professor enfim é o sujeito de todo o processo.

Assim, sugerimos ao professor que crie a Webquest com os seguintes conteúdos: história do chocolate, plantação e comercialização do cacau, os mitos relativos ao consumo de chocolate, dependência química, nomenclatura de moléculas orgânicas, identificação de grupos funcionais dos principais componentes do chocolate; teobromina (fórmula química do chocolate), aminoácidos (triptofano), glicose, sacarose e exemplos de suas aplicações no cotidiano para que os alunos realizem a pesquisa.

Sugerimos como exemplo a Webquest disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=13285&id_pagina=1  

Link para criar a Webquest clique no Link: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php

  

Para contribuir na composição da Webquest disponibilizamos os links de sites para pesquisas:

Oriente aos alunos que se dirijam ao laboratório de informática e se organizem em grupos formados por 5 pessoas. Disponibilize a eles o link da Webquest que criou. Solicite que desenvolvam a pesquisa e anotem os resultados no caderno pois será útil quando realizarem a mesa redonda na Catarse.

Atividade 2 - Desenvolvendo experimento

Para desenvolver este experimento os alunos devem se organizar no laboratório de química em equipes compostas por seis pessoas. Solicite que sigam o roteiro disponível no recurso " O enigma do bolo da caneca" cujo objetivo é mostrar quais as funções químicas e processos físicos que ocorrem quando misturados os ingredientes de um bolo, sob a ação do calor (energia), bem como o funcionamento do forno de microondas no cozimento dos alimentos.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16843    Acesso 13.nov.2010.

O enigma do bolo da caneca 

Ao observarem as reações (a partir do roteiro do próprio recurso), devem utilizar o caderno ou um editor de textos colaborativos, realizar apontamentos na perspectiva de construírem os relatórios. Estes devem ser recolhidos para análise da aprendizagem.

Para a produção do texto no editor, disponibilizamos o link do tutorial do Google Docs: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  

No link a seguir está disponível o modelo para confecção do relatório: www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc 

Após recolher os relatórios, retome a aula. Possibilite aos alunos interagirem e relatarem as impressões acerca do que observaram ao desenvolver o experimento.

Atividade 3 - Trabalhando com as fórmulas

Esta atividade tem como objetivo estudar as fórmulas da glicose, da teobromina (fórmula química do chocolate) e dos aminoácidos (triptofano).

Para tanto, o professor organiza os alunos de acordo com as seguintes equipes:  Equipe 1: Fórmula eletrônica;  Equipe 2: Fórmula estrutural; Equipe 3: Fórmula molecular; Equipe 4: Glucose (Glicose); Equipe 5: Aminoácidos; Equipe 6: Triptofano; Equipe 7: Teobromina; Equipe 8: Sacarose. Disponibiliza as atividades e orienta para que desenvolvam a pesquisa na biblioteca ou nos sites indicados abaixo (a partir do uso dos computadores do laboratório de informática).

Ao pesquisarem devem fazer anotações no caderno. Ao concluírem a pesquisa podem utilizar apresentar os resultados na sala de aula utilizando a TV Pendrive, ou do quadro negro.

Disponibilizamos as fórmulas que podem ser utilizadas na pesquisa.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicose 

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tript%C3%B3fano 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teobromina 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sacarose Acesso em: 11.nov. 2010. 

Saiba mais

A Relação do chocolate e os abalos emocionais. Disponível em:

http://www.profpc.com.br/qu%C3%ADmica_do_cotidiano.htm#RELAÇÃO_DO_CHOCOLATE_E_OS_ABALOS_EMOCIONAIS Acesso em: 11.nov. 2010.

Ciências: O professor pode explorar a questão dos distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia nervosa, explicar as reações decorrentes da preparação de bolos de chocolate, composição química dos ingredientes e reagentes ou ainda sobre os processos químicos envolvidos na fabricação do sabão de chocolate.

Biologia:  Trabalhar a questão do transtorno compulsivo alimentar periódico e a hiperfagia habitual, que leva à obesidade pode contribuir para com a qualidade de vida das pessoas ou ainda sobre vegetais (cacau).

Geografia: Nesta disciplina pode-se trabalhar a questão do solo ideal para a plantação, produção e exportação de cacau nos diferentes países, domínios morfoclimáticos com as regiões produtoras de cacau, as pragas que podem atingir as plantações ou sobre o uso de pesticidas.

Matemática: Cálculos relacionados à quantidade de energia e a diferença entre chocolates diet e light

Artes: Criar rótulos e marcas de chocolate além de explorar a criatividade incentiva os alunos a se tornarem motivados a estudar o tema.

Catarse

O objetivo da catarse é possibilitar aos alunos revelarem os conhecimentos adquiridos a partir desta aula. Proponha que se organizem na sala de aula divididos em seis equipes e realizem mesa-redonda para discussão sobre:

  • Equipe 1: História do chocolate,
  • Equipe 2: Plantação de cacau, comercialização, etc.
  • Equipe 3: Os mitos acerca do consumo de chocolate,
  • Equipe 4: Dependência química,
  • Equipe 5: Nomenclatura de moléculas orgânicas, identificação de grupos funcionais dos principais componentes do chocolate; teobromina (fórmula química do chocolate), aminoácidos (triptofano).
  • Equipe 6: Nomenclatura de moléculas orgânicas, identificação de grupos funcionais dos principais componentes do chocolate: glicose, sacarose,

Ao apresentarem seus temas, as equipes podem permitir que outros colegas questionem, interajam e socializem os conhecimentos. O professor atua como mediador e orientador. Ao finalizarem as discussões os alunos podem confraternizar realizando o " Chocolate secreto" (atividade semelhante ao amigo secreto).

Após os estudos é importante realizar palestras para sensibilizar a comunidade escolar sobre a questão da bulimia, anorexia nervosa, transtorno compulsivo alimentar periódico, hiperfagia habitual. Para desenvolver um trabalho completo seria ideal envolverem professores das outras disciplinas. Para apresentar as informações de maneira mais dinâmica o uso dos slides elaborados nas atividades contribui significativamente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O enigma do bolo da caneca Experimento prático
Recursos Complementares

CHASSOT, A.; VENQUIARUTO, L. D.; DALLAGO, R. M. De olho nos rótulos: compreendendo a unidade caloria. Química Nova na Escola. n. 21, maio, 2005, p.10-13o Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf Acesso em: 12.nov.2010. 

SILVA, R. M. G.; FURTADO, S. T. F. Diet ou Light: Qual a diferença? Química Nova na Escola. n. 21, maio, 2005, p.14-24

Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a03.pdf Acesso em: 12.nov.2010. 

Livros

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.

LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.

Avaliação

Para se conhecer os avanços obtidos pelos alunos pode-se aplicar as avaliações formativa, processual e diagnóstica. O professor pode utilizar os critérios abaixo para observar se:

  • Identificaram corretamente os elementos químicos presentes nas fórmulas glicose, sacarose, teobromina, triptofano;
  • Apropriaram-se da história, conceitos e propriedades do chocolate;
  • Manusearam com desenvoltura a Webquest, fórmula e os sites;
  • Apresentaram os resultados de maneira clara.
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