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Concordância – discutindo o discurso jornalístico

 

07/02/2011

Autor y Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar a diferença entre o discurso oral elaborado e o discurso oral espontâneo;
  • perceber a valorização exagerada do “português correto” como discurso vigente;
  • identificar problemas de construção no discurso oral;
  • produzir textos propondo uma reestruturação nas construções frasais analisadas.
Duração das atividades
Seis aulas: cinco de 1h e 40 min. e uma de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É desejável que os alunos já tenham estudado sobre os níveis de linguagem e possuam conhecimentos básicos a respeito da concordância verbal.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 1h e 40 min.

 

Professor/a,

Inicie esta aula conversando com os alunos sobre o telejornal. Sonde-os a respeito desse tipo de programa com as seguintes questões:

 

  • O que é um telejornal?
  • Como os telejornais geralmente são organizados: a apresentação é gravada ou ocorre ao vivo?
  • Qual a função de um telejornal?
  • Os textos apresentados são improvisados ou produzidos previamente pela equipe do jornal?
  • A linguagem utilizada pelos apresentadores se assemelha à linguagem que utilizamos oralmente no nosso cotidiano?

Deixe que os alunos se manifestem a respeito das questões e, em seguida, projete para a turma o vídeo abaixo:

 

  Jornal Nacional   

http://www.youtube.com/watch?v=a5l5yVCGS0A&feature=related , acesso em 15-11-10

 

Espera-se que os alunos percebam que a linguagem utilizada pelos apresentadores é uma escrita oralizada,  ou seja, eles fazem uma leitura de um texto previamente escrito, apresentando as notícias veiculadas pelo telejornal.

 

Depois de assistir ao vídeo e discutir com os alunos a respeito da linguagem utilizada, passe-o novamente e peça que em duplas eles transcrevam três manchetes apresentadas pelos jornalistas. (Certamente, será necessário interromper o vídeo a cada frase, para que os alunos as copiem.)

Copiadas as frases, solicite que cada dupla tente identificar e explicar a concordância existente entre as palavras. Uma forma interessante de abordar o assunto, caso os alunos tenham dificuldades com a nomenclatura concordância, é perguntar por que algumas palavras estão no plural e outras no singular.

Em seguida, proporcione um momento para que as duplas socializem as descobertas feitas com a turma e comente a atividade.

 

 

 

Segunda aula – 1h e 40 min.

 

 

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11841 – acesso em 15-11-10.

 

Reproduza para os alunos o texto O desvio da concordância, publicado na revista Língua Portuguesa.

Em seguida, solicite que os alunos realizem uma leitura silenciosa e elaborem aproximadamente 10 questões a respeito do texto, relacionando-o com o vídeo assistido na aula anterior. É  fundamental que as perguntas estejam claras e possam ser respondidas a partir da leitura do texto, portanto passe pelas carteiras auxiliando-os na adequação das questões.

Solicite, então, que cada aluno troque com um colega as questões propostas  e as responda.

Ao final da atividade, forme um grande círculo com a turma e peça que os alunos apresentem e comentem as questões propostas e as respostas dadas.

Aproveite este momento para discutir o texto com os alunos e para conversar com eles a respeito do preconceito linguístico. Pergunte-lhes, por exemplo, como as notícias veiculadas pelo telejornal seriam dadas numa situação informal, como num "bate-papo entre amigos". Após ouvi-los, reforce com eles a importância de se adequar a linguagem à situação comunicativa.

Para a próxima aula, divida os alunos em grupos de aproximadamente cinco integrantes e peça que levem jornais populares (sensacionalistas) da região.

 

 

Terceira aula – 1h e 40 min.

 

Nesta aula, dê início a uma oficina de telejornal com os alunos. Eles deverão criar manchetes a partir das notícias dos jornais lidos.

No primeiro momento, os alunos de cada grupo deverão ler algumas notícias  e selecionar as que irão compor a abertura do jornal.

Em seguida, peça que eles resumam o fato principal de cada texto em uma frase, tomando cuidado com o uso formal da língua. Eles deverão retextualizar a linguagem, buscando tornar a mensagem objetiva e formal.

 

Estando pronto o texto, solicite que os grupos :

  • Escolham um nome e uma vinheta de abertura para o jornal;
  • Definam dois apresentadores, um câmera, um ou dois contra-regras;
  • Reproduzam um cenário de telejornal;
  • Escolham um figurino adequado para a atividade;
  • Ensaiem a fala e a postura que devem assumir diante ou por trás das câmeras.

 

 

Professor,

Caso queira ampliar essa atividade, transformando-a num projeto interdisciplinar, convide os professores de outros conteúdos para trabalharem juntos nesta oficina de telejornal. Seria muito interessante que cada professor orientasse um grupo de trabalho, ajudando os alunos a selecionar notícias atuais sobre sua disciplina. Por exemplo: o professor de Geografia poderia orientar um telejornal a respeito das chuvas na região; o de História poderia propor a cobertura de eleições, o de Educação Física poderia ajudá-los a produzir  um telejornal esportivo... Com os trabalhos prontos, vocês poderiam organizar um festival de telejornais.

 

Quarta aula - 50 min.

 

Disponibilize esta aula para que os grupos filmem suas apresentações, utilizando uma câmera ou mesmo um celular.

Auxilie-os no que for necessário e tente dispor os grupos em espaços diferentes da escola, para que um não atrapalhe o trabalho do outro.

Caso isso não seja possível, oriente-os a filmarem um grupo de cada vez, ou organize-os de acordo com a dinâmica da escola.  Seria interessante pedir ajuda ao professor de artes nesta fase da atividade.

 

Quinta aula - 1h e 40 min.

 

Se os computadores da escola tiverem o programa Windows Movie Maker, ajude os grupos a editarem os filmes produzidos na aula anterior, preferencialmente com o auxílio do professor ou monitor de informática. O programa é bastante simples e autoexplicativo. Caso seja necessário e a escola permita, você também poderá baixá-lo, utilizando o link abaixo (que também traz informações sobre como usar o programa):

 

http://www.superdownloads.com.br/download/20/windows-movie-maker/, acesso em 15-11-10

 

Sexta aula - 1h e 40 min.

 

Disponha a turma confortavelmente na sala de vídeo da escola ou mesmo na sala de aula e assista com os alunos as aberturas de telejornal produzidas por eles.

Antes de começar a sessão, peça que os alunos observem em cada vídeo a linguagem utilizada, se os apresentadores foram formais ou informais, se as falas estão convincentes, dentre outros aspectos que julgarem necessário comentar após a apresentação.

Em seguida, comente, a partir das observações e sugestões feitas pelos alunos, os aspectos formais da linguagem utilizada pelos apresentadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16264 - acesso em 11-11-10 (aula sobre jornal falado) 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/portugues/seed_port_e_book.pdf - acesso em 11-11-10 (material didático que contempla, entre outros temas, um estudo sobre variedade linguística) 

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/exposicao-oral-sala.htm - acesso em 11-11-10 (sobre a exposição em sala de aula) 

Avaliação

Avalie todo o processo de construção do conhecimento. Verifique se os alunos compreenderam que há diferentes situações de uso da língua e que o nível da linguagem utilizada deve ser adequado ao contexto. Ao assistir os telejornais produzidos pelos alunos, veja se utilizaram adequadamente a linguagem oral formal e se conseguiram estabelecer a concordância entre as palavras.

Na última aula há um momento dedicado aos comentários sobre esta sequência didática. Estimule os alunos a dizerem o que aprenderam e a fazerem sugestões a respeito das atividades. A opinião deles é fundamental.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Gleidiana Oliveira, EEF JOSÉ WALDEMAR ALCANTARA E SILVA , Ceará - dijo:
    gleidianamaria@hotmail.com

    19/03/2011

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, é bastante explicativa, usa recursos do dia a dia, estimula o aluno a perceber o que está ao reu redor, dispoe de vários métodos, aula dinamica e estimula a utilização dos recursos tencologicos.


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