07/02/2011
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Para que a aula ocorra com sucesso, as crianças já precisam ter noção do que são meios de transporte e já terem brincado com miniaturas de meios de transporte.
1° Momento: A aula deverá ser iniciada com uma conversa sobre o que move os transportes:
O que faz os transportes se movimentarem?
O que precisa para um barco se deslocar na água?
Será que todos os barcos se deslocam movidos pela mesma força?
E a bicicleta? O que faz a bicicleta andar?
O que move uma charrete? E uma carroça?
Durante este diálogo, o professor deve ir anotando as respostas das crianças em uma folha de papel para ser retomadas posteriormente. Em seguida, o professor deverá distribuir miniaturas de meios de transporte e, enquanto as crianças manipulam os materiais, a conversa deverá ter continuidade.
2° Momento: Depois, o professor deverá solicitar que as crianças organizem as miniaturas, de acordo com a força motriz. Nesse momento, o professor deve mediar a atividade, questionando as crianças sobre a organização dada e organizar uma tabela que classifique os meios de transporte a seu tipo de força motriz.
Crianças classificando os meios de transporte em relação a força motriz.
Fonte: arquivos da autora
3° Momento: Depois da classificação, segundo o critério força motriz, a turma deverá desenhar as miniaturas e confeccionar um painel com os desenhos, representando a atividade realizada.
Crianças representando meios de transporte.
Fonte: arquivos da autora
4° Momento: Para fechamento da aula, propomos o passeio em um meio de transporte movido pela força de um animal, forma não-usual para as crianças urbanas: a carroça. Após o passeio, as crianças deverão conversar sobre a experiência vivida e registrar o passeio em um texto coletivo.
Passeio de carroça e produção de texto coletivo.
Fonte: arquivos da autora
Site sobre força motriz do carro
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar a força motriz de alguns meios de transporte; a participação delas na produção do painel com a classificação dos meios de transporte, segundo a força motriz; o envolvimento no passeio em um meio de transporte movido pela força de um animal.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!