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O Império português: religião e colonização

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o alcance de Portugal sobre regiões na África, na Ásia e na América, refletir sobre o papel da religião católica na expansão lusitana pelos três continentes e  identificar o sincretismo religioso nas ex-colônias portuguesas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Lavagem das escadarias do Igreja do Senhor do Bonfim

Disponível em: http://centropaijoaodeangola.net/lavagem_do_bonfim_26.html Acesso em: 08/11/10 

Na imagem acima as baianas estão vestidas com roupas de gala (turbantes, saias engomadas, colares e braceletes) carregam jarras com água de cheiro, comandam o cortejo formado por bandas de sopro e percussão, carroças, grupos de manifestações folclóricas e pela multidão de fiéis vestidos de branco. Ao chegar à colina onde está situada a igreja, conhecida como a Colina Sagrada, as baianas lavam e enxugam as escadarias e o adro, cantando louvores a Oxalá em língua iorubá.

O professor exibirá a imagem acima e perguntará aos alunos se algum deles conhece a prática da lavagem da escadaria da Igreja do Senhor do Bonfim.

Caso os alunos conheçam tal prática, o professor deverá guiar o debate para o significo desse ritual religioso baiano. Mas se a turma não conhecer como acontece esse processo, o professor exibirá os vídeos 1 e 2 para depois seguir os debates acerca da articulação entre religião católica e religiões de matriz africana.

Vídeo 1: Lavagem do Bonfim

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f0NutQfykEQ Acesso em: 08/11/10 

 

Vídeo 2: História secreta: Salvador - Igreja do Bonfim

O trecho traz um pouco da história da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, bem como a famosa lavagem da escada. Participação: Gerardo Freire de Carvalho, Ubiratan Castro de Araujo (historiador).

Palavras-chave:  sincretismo, culto, símbolo sagrado, rito.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15480 Acesso em: 08/11/10

 

Para situar os alunos sobre a cultura africana, os alunos assistirão os episódios do programa A cor da cultura: mojubá, exibido pelo Canal Futura.

Apresenta o processo de introdução da religião e tradições dos povos africanos no Brasil, através do tráfico de escravos.

 

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18468 08/11/10 

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18470 08/11/10  

 

 

 

 

Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18472 Acesso em: 08/11/10

  

OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.

Informações sobre a TV Multimídia.

Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10  

 

ATIVIDADE 1

 

Imagem 2: alguns orixás

 

Disponível em: http://veja.abril.com.br/010300/p_094.html Acesso em: 08/11/10 

Os alunos deverão se organizar em equipes compostas por quatro ou cinco alunos para realizar uma pesquisa sobre aos orixás. Os resultados deverão ser apresentados em forma de seminário ou em forma de vídeo, editado com o auxílio do movie maker ou do software livre kino.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm            

Sobre o kino:   

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm     

 

 

Sítios sugeridos para pesquisa:

Disponível em: http://www.acordacultura.org.br/ Acesso em: 08/11/10 

Disponível em: http://veja.abril.com.br/010300/p_094.html Acesso em: 08/11/10 

Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/729843 Acesso em: 08/11/10 

Disponível em: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=205 Acesso em: 08/11/10 

Disponível em:http://www.cafeimpresso.com.br/?p=1093 Acesso em: 08/11/10 

Disponível em:www.ic-ufu.org/anaisufu2008/PDF/SA08-20053.PDF Acesso em: 08/11/10 

Disponível em: www.portalimpacto.com.br/docs/2008VestCharcharF2Aula10.pdf Acesso em: 08/11/10 

Disponível em: www.espirito.org.br/ Acesso em: 08/11/10 

 

 

Imagem 3: O historiador Bóris Fausto

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 08/11/10   

 

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28841 Acesso em: 08/11/10 

Padre Manuel da Nóbrega foi um dos primeiros jesuítas a pisar em continente americano e veio com a missão de organizar uma administração para a nova terra e criar uma cidade para ser capital. Assim, ele fundou Salvador e mais tarde o colégio São Paulo, no interior do país.

 

Imagem 4: Primeira missa

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/historia/agosto/primeira_missa.jpg  Acesso em: 08/11/10 

OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.

Informações sobre a TV Multimídia.

Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10   

 

 

ATIVIDADE 2

Depois de contextualizar o momento da chegada dos portugueses com os vídeos acima mencionados, os alunos observarão a imagem 4  a fim de promover um debate sobre a religião e a colonização portuguesa.  Os alunos registrarão suas conclusões sobre o catolicismo e a colonização enfatizando o papel dos jesuítas no Brasil com a exposição de um jornal-mural.

Imagem 5: exemplo de jornal-mural

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504   Acesso em: 04/11/10

 

  

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18669 Acesso em: 08/11/10 

 

ATIVIDADE 3

Para concluir, os alunos assistirão o documentário narrado por Maria Bethânia sobre a religiosidade nas ex-colônias lusitanas na África e na Ásia. A exibição desse vídeo deverá suscitar nos alunos uma curiosidade acerca dos temas ligados ao sincretismo religioso.

O professor poderá estabelecer contato com o professor de Sociologia  para a realização de uma exposição na semana cultural da escola relacionada a pluralidade religiosa no Brasil.

Com a colaboração do professor de Sociologia os alunos foram organizados em grupos sendo, no mínimo três componentes  e no máximo seis. Cada equipe ficará responsável por selecionar uma manifestação religiosa existente em sua comunidade. Os resultados poderão ser exibidos na semana cultural da escola ou os alunos poderão produzir flyers sobre os temas estudados.

 

 

Sugerimos as seguintes manifestações religiosas:

  1. Menonitas.
  2. Umbanda
  3. Candomblé.
  4. Centro espírita.
  5. Igreja Universal do Reino de Deus.
  6. Igreja Católica.

 

Roteiro de entrevista:

  1. Como você (praticante) define sua manifestação religiosa?
  2. De que forma você se comporta com pessoas de religiões diferentes da sua?
  3. Como você acha que a comunidade entende sua opção religiosa?
  4. Quais são as características mais interessantes e menos agradáveis da religião que escolheu seguir?
  5. Sua família frequenta o mesmo local sagrado (templo, igreja) que a seu?
  6. Você sabe identificar os símbolos sagrados de sua religião?
  7. Você conhece um símbolo sagrado de outra manifestação religiosa?

 

Para a elaboração dos flyers os alunos poderão utilizar o software livre scribus.

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm  

OBS: Os flyers ou panfletos são impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um público determinado, visto que são distribuídos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da população ao evento, produto ou serviço anunciado.

 

REFERÊNCIAS

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro, 1997.

 CUNHA, Manuel C. (org.) História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

 _________. Cultura com aspas e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

FREYRE, Glberto. Casa Grande & Senzala. São Paulo: Global, 2008.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. Martins Fontes: São Paulo, 2009.

NOVAIS, Fernando (org.) História da vida privada no Brasil - Império: a corte e a modernidade nacional. V. 2. Companhia das Letras: São Paulo, 2009.

SOUZA, Laura de Mello. Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa. Coleção História da Vida Privada no Brasil. v. 1. São Paulo. Companhia das Letras, 1999.

VAINFAS, Ronaldo (Org.). Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro, Objetiva, 2000.

Recursos Complementares

Religiões Africanas e Afro-americanas

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=8644 Acesso em: 08/11/10 

 

Catimbó-Jurema

Episódio do Fantástico sobre o Catimbó-Jurema o rito de magia nascido no nordeste brasileiro.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=8594 Acesso em: 08/11/10  

 

Memórias do cativeiro

Filme documentário produzido pelo LABHOI-UFF (Laboratório de História Oral e Imagem) com apoio do CNPq e da FAPERJ, apresenta entrevistas genealógicas de camponeses negros das antigas áreas cafeeiras do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Documentário em cinco partes.

Palavras-chave: história, memória, narrativa, depoimentos, escravidão.

Parte I: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17590

Parte II: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17591

Parte III: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17592

Parte IV: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17593

Parte V: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17594

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:         

  1. participação durante as discussões;   
  2. comprometimento com o grupo;         
  3. argumentação durante o debate;   
  4. respeito a opinião dos colegas;   
  5. empenho para concluir as atividades;   
  6. domínio do tema.
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Opiniões

  • Almeri, SEDUC - SEDO , Pernambuco - disse:
    almerifs@gmail.com

    27/09/2013

    Duas estrelas

    Muito interessante a relação ontem/hoje. Quem sabe com práticas como essas poderemos construir uma ética-cósmica fundada no respeito às diferenças e na simbiótica vida em plenitude. Forte abraço!


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