Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os Elementos de um Poliedro

 

24/07/2009

Autor e Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer e Identificar os elementos de um Poliedro (arestas, vértice e faces);

- Deduzir a Relação de Euler, através da análise dos elementos de um poliedro;

- Construir e Planificar Poliedros;

- Reconhecer e Identificar os diferentes tipos de Poliedros.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceitos de Geometria Plana.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), nessa aula iremos trabalhar com três atividades que terão por objetivo desenvolver os conceitos iniciais referentes ao estudo de poliedros, tendo como foco o reconhecimento e a identificação dos elementos: face, arestas e vértices, além do trabalho com figuras em três dimensões e com a planificação das mesmas.

Atividade 1:

Objetivos:

Desenvolver nos alunos as concepções de vértice e aresta de um poliedro e através da análise das construções que serão feitas espera-se que os alunos deduzam a relação de Euler.

Material Necessário:

- Canudos;

- Grampos de Cabelo;

- Tabela de coleta de dados (modelo abaixo).

Desenvolvimento:

Para dar início ao trabalho de construção dos Poliedros, o professor poderá pedir aos alunos que utilizando os canudos e os grampos construam um cubo. O objetivo é perceber se os alunos conseguirão diferenciar a estrutura com três dimensões (cubo), da que possui duas dimensões (quadrado).

C as o os alunos tenham dificuldade para construir o poliedro pedido, o professor deverá orientá-los pedindo que construam inicialmente dois quadrados.

Obs: Os “vértices” deverão ser formados por três grampos, sendo que em cada um será encaixado um canudo.

Em seguida, deve-se unir os quadrados através de seus “cantos”, utilizando mais quatro canudos.

Finalizando essa construção o professor pode, utilizando o poliedro, denominar para os alunos as arestas do poliedro como sendo os canudos, e os vértices como sendo o encontro dos grampos.

Para servir como auxílio para a construção de outros poliedros poderá ser utilizado o vídeo que ensina como construir poliedros utilizando varetas, encontrado em:

http://www.youtube.com/watch?v=AR-aF0JB6ik

Professor(a), após concluir a construção dos poliedros, peça aos alunos que preencham a tabela de dados. Em seguida, instigue os alunos quanto à busca de regularidades para cada sólido geométrico quanto aos dados da tabela.

Sugestão: Depois que a tabela estiver preenchida, simule situações nas quais falte uma informação, por exemplo, o número de arestas, mantendo as informações sobre faces e vértices. Pergunte aos alunos se é possível chegar a esta informação com os outros dados e por que isto ocorre. Volte à tabela e verifique oralmente as relações encontradas pelos alunos referentes ao número de faces, lados e vértices dos polígonos. Por meio desta atividade espera-se que a turma chegue à relação de Euler, que deverá ser formalizada pelo professor em seguida.

"O Número de Arestas decrescido de dois é igual ao Número de Faces adicionado ao Número de Vértices"

Matematicamente essa expressão é dada por

  A – 2 = F + V

Atividade 2:

Objetivos:

Desenvolver a capacidade dos alunos de realizar e identificar a planificação de poliedros.

Material:

-         Papel Cartão;

-         Tesoura;

-         Régua;

-         Lápis;

-         Cola.

Desenvolvimento:

Tendo como auxilio o software “Poly” disponível em:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7004

O professor poderá trabalhar com os alunos o processo de planificação e construção de poliedros utilizando as ferramentas e animações apresentadas nesse recurso.

Para finalizar essa atividade o professor pode pedir aos alunos que separem os poliedros em grupos levando-se em conta as características em comum, realizando assim uma prévia do trabalho de classificação de poliedros.

Recursos Complementares

Em: http://mandrake.mat.ufrgs.br/~mat01074/20072/grupos/pri_igor/planificacoes_rec.htm o professor encontra um texto que aborda o processo de planificação de Poliedros.

Avaliação

Através das atividades desenvolvidas o professor poderá avaliar a capacidade dos alunos em:

- Identificar os elementos de um Poliedro regular (faces, arestas, vértices);

- Construir Poliedros utilizando materiais manipuláveis;

- Visualizar e identificar diferentes tipos de poliedros na forma plana e/ou como sólidos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria tereza baierl, Colégio Estadual Soares Perreira , Rio de Janeiro - disse:
    baierl2001@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei de sua aula, você poderia também trabalhar com origami, enriqueceria um pouco mais a aula. Não consegui abri os sites que você indicou.


  • Cátia Aparecida Palmeira, E.E.E.F.M. Des.Carlos Xavier Paes Barreto. , Espírito Santo - disse:
    catiapalmeira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito. A aula envolve mais de um recurso para se trabalhar um tema, já trabalhei dessa forma com meus alunos e eles gostaram muito. Pretendo adequar as sugestões ao meu planejamento de aulas sobre poliedros. Um Abraço. Cátia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.