13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Ampliar os conhecimentos sobre as práticas esportivas adaptadas através de atividades interativas e lúdicas.
- Aprender sobre a história de vida e de superação de alguns dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros.
- Aprender as regras e as dinâmicas de alguns esportes adaptados.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhencendo mais os Esportes Paraolímpicos
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início às atividades sobre os Esportes Paraolímpicos o(a) professor(a) poderá introduzir o tema expondo para as crianças alguns vídeos da internet que mostrem as modalidades que serão abordadas na aula.
Sugestões de vídeos:
Atividade 2 – Goalball
Duração: 25 minutos
Material: cones, barbantes, bola de borracha e guizo, tiras de tecido
Local: quadra ou pátio
Figura 1 - Goalball (acessado em 01/11/2010)
O goalball é uma modalidade esportiva que foi inventada exclusivamente para os atletas paraolímpicos. Em uma quadra de volêi (18m x 9m) são colocados em cada uma das extremidades gols de 1,20m altura por 9mts de largura. Cada equipe possui 3 participantes cujos objetivos são arremessar a bola rente ao solo no gol adversário e defender o seu próprio gol do arremesso do outro time. Todos os jogadores atuam com os olhos vendados. A bola, por sua vez, possui um guizo que auxilia na orientação dos jogadores. Todos arremessam e defendem, não havendo distinção de função entre os jogadores. Cada partida tem duração de 20 minutos divididos em dois tempos de 10. A equipe que fizer mais gols, dentro desse tempo, vence a partida.
Quadra: A quadra de volêi poderá ser utilizada para o Goaball e o(a) professor(a) poderá construir as metas de gol com cones grandes e barbantes (Figura 2).
Bola: Para construir uma bola de goalball basta utilizar uma bola de borracha (diâmetro de 20cm), fazer um pequeno furo com estilete, colocar um guizo em seu interior e fechar com cola instantânea.
Atividade 3 – Tênis de mesa para cadeirante
Duração: 25 minutos
Material: cadeiras e mesa, rede, raquetes e bolinha de tênis de mesa.
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças o tênis de mesa para cadeirante. Nessa modalidade esportiva adaptada a mobilidade da cadeira de rodas não é muito exigida, podendo, na aula de Educação Física, ser substituídas por cadeiras normais. No entanto, é importante que estas cadeiras sejam altas o suficiente para deixar as crianças em uma posição confortável diante da mesa. As regras do jogo de tênis de mesa se mantêm mudando apenas a maneira de jogar dos participantes em função da mobilidade reduzida.
Regras do Tênis de mesa: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa (acessado em 01/11/2010)
Figura 4 - Tênis de mesa com cadeira de rodas (acessado em 01/11/2010)
Sugestão de variação:
Caso as crianças não consigam se adaptar bem ao jogo com cadeiras, o(a) professor(a) poderá propor o jogo em pé sem deslocamento. Isso significa que as crianças poderão jogar em pé, mas deverão permanecer parados. Isso dará um pouco mais de liberdade de movimentação do tronco e dos braços, mas manterá um limite de deslocamento dos jogadores.
Atividade 4 – Corrida de cadeira de rodas
Duração: 25 minutos
Material: retalhos de madeira, pregos, parafuso, porca, serrote, furadeira e rolamentos
Local: quadra ou pátio
Figura 5 - Corrida de cadeira de rodas (acessado em 01/11/2010)
Para realizar a corrida de cadeira de rodas o(a) professor(a) precisará das cadeiras de rodas propriamente ditas ou instrumento similar. Na falta de tal material sugere-se o(a) professor(a) utilize carrinhos de rolimã. Esses carrinhos podem ser comprados em lojas de brinquedos ou construídos com materiais alternativos (Figura 6). Para utilizar o carrinho de rolimã o(a) professor(a) deverá propor uma mudança na maneira de utilizá-lo a fim de aproximar o uso do brinquedo ao das cadeiras de rodas de corrida. Normalmente, o carrinho de rolimã é utilizado em declives e seu eixo de direção é guiado pelos pés. Nessa atividade as crianças deverão realizar a corrida em um local plano onde o deslocamento será feito com impulsos no chão feitos com as mãos. A posição no carrinho deverá ser acentada com as pernas cruzadas e o tronco fletido para que o eixo seja guiado com as mãos e não com os pés. O local da corrida poderá ser um pátio ou uma quadra e as distâncias estabelecidas de acordo com a idade das crianças. Sugere-se que para as crianças menores (3 a 5 anos) a corrida seja feita com no máximo 3 participantes por vez, para evitar acidentes, e o percursso da corrida não ultrapasse 20 metros, para evitar uma exaustão demasiada por parte das crianças.
Construção do carrinho de rolimã:
Para construir o carrinho de rolimã siga os seguintes passos:
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá acrescentar as informações trazidas pelos vídeos falando um pouco das histórias de vida dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros e de seus exemplos de superação. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Conhencendo mais sobre os esportes Paraolímpicos” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Cinco estrelas 3 classificações
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13/09/2011
Cinco estrelasOs temas abordados e esportes adaptados tornam a vida muito melhor. O Goalball ajuda muito no entrosamento dos atletas, as dicas são muito importante para adaptarmos os materiais.
24/05/2011
Cinco estrelasOlá Luciano!! Excelente o seu plano de aula.Foi criativo, expontâneo e realista.Parabéns pelo seu trabalho e criatividade.Encontrei uma base melhor. Sônia
05/04/2011
Cinco estrelasOlá, gostei muito do tema desta aula. Estou no 5º período do curso de Educação Física e Esportes e cursando a disciplina Atividade Física Adaptada I, me interessei por esse tema e em uma pesquisa vi esse site, estou pensando em montar uma aula, para meus amigos de sala, com os modelos que me deram, se tiverem mais alguma coisa que possa acrescentar minha aula, gostaria muito. Agradecido Higor