Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo mais os esportes Paraolímpicos

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Ampliar os conhecimentos sobre as práticas esportivas adaptadas através de atividades interativas e lúdicas.

- Aprender sobre a história de vida e de superação de alguns dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros.

- Aprender as regras e as dinâmicas de alguns esportes adaptados.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.    

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhencendo mais os Esportes Paraolímpicos

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início às atividades sobre os Esportes Paraolímpicos o(a) professor(a) poderá introduzir o tema expondo para as crianças alguns vídeos da internet que mostrem as modalidades que serão abordadas na aula.   

Sugestões de vídeos: 

Atividade 2 – Goalball

Duração: 25 minutos

Material: cones, barbantes, bola de borracha e guizo, tiras de tecido

Local: quadra ou pátio

Figura 1 - Goalball (acessado em 01/11/2010) 

O goalball é uma modalidade esportiva que foi inventada exclusivamente para os atletas paraolímpicos. Em uma quadra de volêi (18m x 9m) são colocados em cada uma das extremidades gols de 1,20m altura por 9mts de largura. Cada equipe possui 3 participantes cujos objetivos são arremessar a bola rente ao solo no gol adversário e defender o seu próprio gol do arremesso do outro time. Todos os jogadores atuam com os olhos vendados. A bola, por sua vez, possui um guizo que auxilia na orientação dos jogadores. Todos arremessam e defendem, não havendo distinção de função entre os jogadores. Cada partida tem duração de 20 minutos divididos em dois tempos de 10. A equipe que fizer mais gols, dentro desse tempo, vence a partida.    

Quadra: A quadra de volêi poderá ser utilizada para o Goaball e o(a) professor(a) poderá construir as metas de gol com cones grandes e barbantes (Figura 2).

Bola: Para construir uma bola de goalball basta utilizar uma bola de borracha (diâmetro de 20cm), fazer um pequeno furo com estilete, colocar um guizo em seu interior e fechar com cola  instantânea.

Atividade 3 – Tênis de mesa para cadeirante

Duração: 25 minutos

Material: cadeiras e mesa, rede, raquetes e bolinha de tênis de mesa.  

Local: quadra ou pátio             

Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças o tênis de mesa para cadeirante. Nessa modalidade esportiva adaptada a mobilidade da cadeira de rodas não é muito exigida, podendo, na aula de Educação Física, ser substituídas por cadeiras normais. No entanto, é importante que estas cadeiras sejam altas o suficiente para deixar as crianças em uma posição confortável diante da mesa. As regras do jogo de tênis de mesa se mantêm mudando apenas a maneira de jogar dos participantes  em função da mobilidade reduzida.

Regras do Tênis de mesa: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa (acessado em 01/11/2010)   

Figura 4 - Tênis de mesa com cadeira de rodas (acessado em 01/11/2010) 

Sugestão de variação:

Caso as crianças não consigam se adaptar bem ao jogo com cadeiras, o(a) professor(a) poderá propor o jogo em pé sem deslocamento. Isso significa que as crianças poderão jogar em pé, mas deverão permanecer parados. Isso dará um pouco mais de liberdade de movimentação do tronco e dos braços, mas manterá um limite de deslocamento dos jogadores.

Atividade 4 – Corrida de cadeira de rodas

Duração: 25 minutos

Material: retalhos de madeira, pregos, parafuso, porca, serrote, furadeira e rolamentos

Local: quadra ou pátio

Figura 5 - Corrida de cadeira de rodas (acessado em 01/11/2010) 

Para realizar a corrida de cadeira de rodas o(a) professor(a) precisará das cadeiras de rodas propriamente ditas ou instrumento similar. Na falta de tal material sugere-se o(a) professor(a) utilize carrinhos de rolimã. Esses carrinhos podem ser comprados em lojas de brinquedos ou construídos com materiais alternativos (Figura 6). Para utilizar o carrinho de rolimã o(a) professor(a) deverá propor uma mudança na maneira de utilizá-lo a fim de aproximar o uso do brinquedo ao das cadeiras de rodas de corrida. Normalmente, o carrinho de rolimã é utilizado em declives e seu eixo de direção é guiado pelos pés. Nessa atividade as crianças deverão realizar a corrida em um local plano onde o deslocamento será feito com impulsos no chão feitos com as mãos. A posição no carrinho deverá ser acentada com as pernas cruzadas e o tronco fletido para que o eixo seja guiado com as mãos e não com os pés. O local da corrida poderá ser um pátio ou uma quadra e as distâncias estabelecidas de acordo com a idade das crianças. Sugere-se que para as crianças menores (3 a 5 anos) a corrida seja feita com no máximo 3 participantes por vez, para evitar acidentes, e o percursso da corrida não ultrapasse 20 metros, para evitar uma exaustão demasiada por parte das crianças.   

Construção do carrinho de rolimã:

Para construir o carrinho de rolimã siga os seguintes passos:

  • Pegue um tábua de madeira com dimensões de 1mX70cm (a).
  • Corte as duas pontas de um dos lados para fazer a dianteira do trenó (b).
  • Pegue dois tocos de madeira (ex.: pés de cadeira) com 40 cm (c).
  • Corte com uma faca a ponta dos tocos de madeira até deixá-los arredondados (d).
  • Encaixe o rolamento na ponta do toco e fixo-o com pregos na lateral (e).
  • Fure o meio de um dos eixos e a ponta da peça de assento (f).
  • Una ambas as peças com um conjunto de parafuso, ruela e porca (g). ·         
  • Para finalizar pregue o eixo de rodas traseiro à parte de trás do assento (h).

Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá acrescentar as informações trazidas pelos vídeos falando um pouco das histórias de vida dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros e de seus exemplos de superação. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

  • Qual esporte adaptado vocês mais gostaram?
  • Quais as dificuldades apresentadas durante as atividades?
  • Qual esporte foi o mais difícil de praticar?
  • O que vocês aprenderam com a história de vida dos atletas paraolímpicos?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Conhencendo mais sobre os esportes Paraolímpicos” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.    

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Heroina Rodrigues, Escola Estadual José Ribeiro de Souza , São Paulo - disse:
    hgues@ig.com.br

    13/09/2011

    Cinco estrelas

    Os temas abordados e esportes adaptados tornam a vida muito melhor. O Goalball ajuda muito no entrosamento dos atletas, as dicas são muito importante para adaptarmos os materiais.


  • Sonia , E.E."General Silvano Albertoni" , Minas Gerais - disse:
    soninhaprof2011@hotmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    Olá Luciano!! Excelente o seu plano de aula.Foi criativo, expontâneo e realista.Parabéns pelo seu trabalho e criatividade.Encontrei uma base melhor. Sônia


  • Higor Vinícius Rodrigues Spineli Silva, Universidade Federal de Lavras , Minas Gerais - disse:
    h-spnelli@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    Olá, gostei muito do tema desta aula. Estou no 5º período do curso de Educação Física e Esportes e cursando a disciplina Atividade Física Adaptada I, me interessei por esse tema e em uma pesquisa vi esse site, estou pensando em montar uma aula, para meus amigos de sala, com os modelos que me deram, se tiverem mais alguma coisa que possa acrescentar minha aula, gostaria muito. Agradecido Higor


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.