Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Curling (Esportes de Inverno)

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Curling, bem como sobre os países onde esse esporte é praticado popularmente.

- Aprender alguns movimentos básicos do Curling através de atividades lúdicas.

- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Curling com materiais alternativos e adaptados para as crianças.  

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - Curling (acessado em 03/11/2010)   

Para realizar esta aula o(a) professor(a) deverá avisar previamente as famílias das crianças para que estas tragam trajes de banho e toalhas no dia da aula.     

Atividade 1 – “Entrando numa fria”

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula sobre o Curling o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história deste esporte bem como suas regras e contextos onde costuma ser praticado. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.   

Sugestões de vídeos: 

Atividade 2 – Preparando a pista de “gelo”

Duração: 20 minutos

Material: água, trajes de banho, sabão em pó, sabonete, rodo e tinta óleo

Local: quadra ou pátio com piso liso             

Para dar início ao jogo o(a) professor(a) poderá preparar, juntamente com as crianças a pista do curling (Figura 2). Para tanto, as crianças deverão estar devidamente vestidas com seus trajes de banho.

Preparação da pista:

  • com uma tinta óleo, ou tinta semelhante que não saia com água, o(a) professor(a) fará o alvo e a linha de arremesso da pista de curling (A);
  • em seguida, despejará sabão em pó e água na pista (B);
  • por fim, espalhará, com a ajuda das crianças, o sabão e a água por toda extensão central da pista (C).

Atividade 3 – “Curling de verão”

Duração: 30 minutos

Material: trajes de banho, sabonetes e rodo

Local: quadra ou pátio             

Com a pista preparada o(a) professor(a) fará a divisão das equipes (3 a 4 crianças) e explicará as seguintes regras do “Curling de verão” (Figura 3):

  • a competição ocorerá entre duas equipes;
  • cada integrante terá a chance de arremessar seu sabonete rente ao solo, antes da linha vermelha, para chegar o mais próximo possível do círculo azul;
  • os arremessos serão feitos alternadamente entre as equipes;
  • durante o arremesso de um jogador, os demais integrantes da sua equipe poderão tentar freiar ou acelerar o sabonete, utilizando o rodo e a água do piso, para que os mesmo chegue o mais perto possível do círculo azul. No entanto, não será permitido a estes jogadores encostar diretamente nos sabonetes;
  • os jogadores poderão arremessar seus sabonetes com a intenção de afastar os sabonetes dos adversários que estiverem próximos ao círculo azul;
  • ao final dos arremessos, a equipe que tiver o maior número de sabonetes próximos ao círculo azul vencerá a partida.

Atividade 4 – Banho de mangueira

Duração: 25 minutos

Material: mangueira, água,  trajes de banho e toalhas de corpo

Local: quadra ou pátio             

Aproveitando que as crianças estarão todas vestidas com trajes de banho, o(a) professor(a) poderá fazer o tradicional banho de mangueira com as crianças para finalizar sua aula. Vale lembrar que em, dias de sol, as crianças poderão esquecer seus filtros solares.   

Sugestões de brincadeiras durante o banho de mangueira:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15882 (acessado em 03/11/2010) 

Figura 3 – Banho de mangueira  (acessado em 03/11/2010) 

Recursos Complementares

Logo após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar as informações abordadas na exposição de vídeos e acrescentar alguns dados sobre a popularidade do Curling em países nórdicos, bem como seu surgimento na Olimpíadas de Inverno. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

  • onde este esporte foi criado? - quais as modalidades deste jogo trabalhadas na aula?
  • Quais principais diferenças entre elas?
  • Qual modalidade foi mais difícil de jogar?
  • Porque o Curling não é popular no Brasil?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Esportes de Inverno: Curling” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto em algum mural da escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.