13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Aprender sobre a origem e a história do Curling, bem como sobre os países onde esse esporte é praticado popularmente.
- Aprender alguns movimentos básicos do Curling através de atividades lúdicas.
- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Curling com materiais alternativos e adaptados para as crianças.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Figura 1 - Curling (acessado em 03/11/2010)
Para realizar esta aula o(a) professor(a) deverá avisar previamente as famílias das crianças para que estas tragam trajes de banho e toalhas no dia da aula.
Atividade 1 – “Entrando numa fria”
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre o Curling o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história deste esporte bem como suas regras e contextos onde costuma ser praticado. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Sugestões de vídeos:
Atividade 2 – Preparando a pista de “gelo”
Duração: 20 minutos
Material: água, trajes de banho, sabão em pó, sabonete, rodo e tinta óleo
Local: quadra ou pátio com piso liso
Para dar início ao jogo o(a) professor(a) poderá preparar, juntamente com as crianças a pista do curling (Figura 2). Para tanto, as crianças deverão estar devidamente vestidas com seus trajes de banho.
Preparação da pista:
Atividade 3 – “Curling de verão”
Duração: 30 minutos
Material: trajes de banho, sabonetes e rodo
Local: quadra ou pátio
Com a pista preparada o(a) professor(a) fará a divisão das equipes (3 a 4 crianças) e explicará as seguintes regras do “Curling de verão” (Figura 3):
Atividade 4 – Banho de mangueira
Duração: 25 minutos
Material: mangueira, água, trajes de banho e toalhas de corpo
Local: quadra ou pátio
Aproveitando que as crianças estarão todas vestidas com trajes de banho, o(a) professor(a) poderá fazer o tradicional banho de mangueira com as crianças para finalizar sua aula. Vale lembrar que em, dias de sol, as crianças poderão esquecer seus filtros solares.
Sugestões de brincadeiras durante o banho de mangueira:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15882 (acessado em 03/11/2010)
Figura 3 – Banho de mangueira (acessado em 03/11/2010)
Logo após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar as informações abordadas na exposição de vídeos e acrescentar alguns dados sobre a popularidade do Curling em países nórdicos, bem como seu surgimento na Olimpíadas de Inverno. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Esportes de Inverno: Curling” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto em algum mural da escola.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!