13/12/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Nenhum.
Atividade 1
Iniciar a aula ilustrando o quem vem a ser empuxo com base no princípio físico descrito por Arquimedes.
Pegar uma bacia (bem grande), um balde, uma balança, um vasilhame, um objeto oco e outro maciço (ambos com o mesmo tamanho ou mesmo volume) que pode ser imerso dentro do balde. Iniciar a aula ilustrando o quem vem a ser empuxo com base no princípio físico descrito por Arquimedes.
Experimento: colocar o balde cheio de água (até o limite de derramamento) dentro da bacia; com muito cuidado colocar dentro do balde o primeiro objeto (oco); despejar a água derramada do balde na bacia no vasilhame e pesar. Repetir o evento com o objeto maciço.
Ps.: Pesar com antecedência o vasilhame para saber na real o peso do liquido derramado na bacia. O resultado é praticamente o mesmo, mas o potencial de flutuação é relativo à maça.
O primeiro objeto é oco (pequena maça) melhor flutuação, o outro é maciço (grande maça) pequena ou nenhuma flutuação.
Obs.: Segundo Arquimedes o empuxo é uma força exercida no corpo de igual valor ao peso do fluido deslocado pelo volume desse mesmo corpo.
Atividade 2
Experimentar o conceito físico de Arquimedes nos corpos dos alunos.
Organizar a turma em duplas e propor a seguinte atividade: um dos colegas da dupla deitará (em decúbito ventral) na superfície da água e o outro colega auxiliará sua flutuação. O professor pedirá que o aluno deitado encha o pulmão de ar. A dupla observará o que acontece com o corpo do colega na água (melhora a flutuação). Em seguida o mesmo aluno que estava deitado vai esvaziar todo o pulmão e a dupla, novamente observará o que acontece com o corpo do colega (o corpo afunda um pouco ou caso totalmente). Inverter os alunos de posição (quem estava deitado vai auxiliar o colega que deitará) proceder da mesma forma. Repetir o exercício com os alunos deitados em decúbito dorsal e mais uma vez com o corpo agrupado.
A posição do corpo também interfere no potencial de flutuação. O corpo deitado tem mais flutuação do que o agrupado devido ao tamanho da área que recebe a força do empuxo.
Pedir aos alunos que apresentaram dificuldade em boiar na água deitados que afastem bem uma perna da outra e os braços do tronco. Isso pode ajudá-los na flutuação.
Atividade 3
Com os alunos montados (ou sentados – ver imagem) em aquatubos propor a realização de uma corrida de um lado a outro da piscina.
Variar com a realização de estafetas. Duas equipes se revezando até ver qual terminou o percurso primeiro.
Pique ajuda. Realizar o pique ajuda na agua, utilizando o aquatube. Os alunos deverão estar sentados no aquatube.
Atividade 05
Pólo aquático.
Links sobre natação:
http://br.oocities.com/aquabarra_aabb/Artigos/Adaptacao/Texto_04.pdf 06/11/2010;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_aqu%C3%A1tico 06/11/2010;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_Arquimedes 06/11/2010;
Cinco estrelas 1 classificações
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14/09/2011
Cinco estrelasmuito bom