27/01/2011
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não exitem pré-requisitos para esta aula.
Inicie a aula perguntando à turma quem já fez regime ou dieta para emagrecer. E qual o objetivo de emagrecer? É uma questão estética ou de saúde? A partir desta discussão, introduza os problemas advindos de uma má alimentação e de maus hábitos de vida.
Vivemos numa época em que o padrão de beleza vigente reside em formas esguias e músculos esculpidos, porém, mais de 40% da população brasileira se encontra com sobrepeso ou obesa. O excesso de peso e a obesidade se transformaram no grande mal da sociedade contemporânea, atingindo a todo planeta. Este modelo se sustenta principalmente em três pilares: o sedentarismo, a ingestão acentuada de alimentos e o stress. O consumo de anfetaminase remédios para emagrecer e a busca por dietas milagrosas, é tema frequente nos noticiários, e os transtornos alimentares são, sem dúvida, um problema de saúde pública.
Mas afinal, o que são transtornos alimentares?
Atividade 1:
No laboratório de informática, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para que façam uma pesquisa sobre os diferentes tipos de transtornos alimentares, como a anorexia, bulimia, vigorexia, obesidade e compulsão alimentar. É importante também abordar nesta pesquisa o uso de anfetaminas, laxantes, diuréticos e as dietas milagrosas. Para que a pesquisa se torne interessante, divida um tema para cada grupo e peça que ao final elaborem uma apresentação para o restante da turma.
A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/11/2010). Outra ferramenta que também possibilita a criação de apresentações é o Microsoft Power Point, uma ferramenta proprietária que faz parte do pacote Microsoft Office. Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/11/2010).
Grupo 1: Anorexia;
Grupo 2: Bulimia
Grupo 3: Vigorexia
Grupo 4: Obesidade e Compulsão alimentar
Grupo 5: Uso de anfetaminas, diuréticos e laxantes
Grupo 6: Uso de anabolizantes
Grupo 7: Dietas milagrosas
Alguns sites que podem ser sugeridos para a pesquisa dos alunos são:
http://gballone.sites.uol.com.br/temas/alimen_inde.html (Acessado em 10/11/2010).
http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/alimentar2.html (Acessado em 10/11/2010).
http://www.alimentacaosaudavel.org/Transtornos-Alimentares (Acessado em 10/11/2010).
http://transalimentares.blogspot.com/ (Acessado em 10/11/2010).
Atividade 2:
Assistam a entrevista sobre bulimia com a Dra Ana Beatriz Silva e, se o professor julgar interessante, os outros vídeos sobre disturbios alimentares.
http://www.youtube.com/watch?v=OQI3mmo6qt4 (Acessado em 10/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=BkLCtYO9rpo (Acessado em 10/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=qFbYW6bNViw (Acessado em 10/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=jh5JPEm0GMc (Acessado em 10/11/2010).
Promova um debate com a turma sobre o papel da mídia e os padrões estéticos no comportamento alimentar dos jovens.
Após a discussão, peça aos alunos que individualmente anotem em seu cadernos como é habitualmente sua alimentação diária e as atividades físicas que praticam.
No laboratório de informática, acessem o recurso do portal do professor abaixo e de posse dos dados anotados em seus cadernos, verifiquem como está sua alimentação e o gasto de energia.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9381 (Acessado em 10/11/2010).
Continuando, acessem o simulador e calculem seu índice de massa corporal (IMC) no simulador disponível em:
http://veja.abril.com.br/testes/problemas-com-balanca.shtml (Acessado em 10/11/2010).
De posse dos dados de sua turma, compare com os dados do infográfico
http://veja.abril.com.br/infograficos/pais-mais-gordo/ (Acessado em 10/11/2010).
Discuta os resultados com a turma, relacionando o tipo de alimentação e atividades físicas dos colegas. Construam um gráfico comparativo entre os dados da turma e os dados apontados no Brasil.
Atividade 3:
A partir das reflexões proporcionadas pelas atividades anteriores, em grupos de 4 a 5 alunos, como uma forma de sintetizar todo o conteúdo trabalhado nesta aula, organizem um mapa conceitual englobando os transtornos alimentares e os hábitos para uma vida saudável. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . O Cmap tool é uma ferramenta didática para a construção de mapas coceituais, que apresentam a informação de forma visual, clara e resumida. Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros. Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/11/2010).
Nome | Tipo |
---|---|
Queimando as gordurinhas | Animação/simulação |
Alguns sites com informações complementares interessantes que podem auxiliar o professor:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303 (acessado em 10/11/2010).
http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp (acessado em 10/11/2010).
http://www.abeso.org.br/ (acessado em 10/11/2010).
http://www.obesidade.com.br/ (acessado em 10/11/2010).
http://www.emedix.com.br/artigos/end001_1f_obesidade.shtml (acessado em 10/11/2010).
http://www.obesidadeinfantil.org/ (acessado em 10/11/2010).
http://www.obesidade.med.br/ (acessado em 10/11/2010).
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
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