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Transtornos alimentares

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre as funções das dietas relacionadas a questões salutares ou estéticas
  • Discutir a influência da mídia sobre os padrões estéticos na sociedade
  • Discutir sobre saúde e qualidade de vida
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não exitem pré-requisitos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando à turma quem já fez regime ou dieta para emagrecer. E qual o objetivo de emagrecer? É uma questão estética ou de saúde? A partir desta discussão, introduza os problemas advindos de uma má alimentação e de maus hábitos de vida.

Vivemos numa época em que o padrão de beleza vigente reside em formas esguias e músculos esculpidos, porém, mais de 40% da população brasileira se encontra com sobrepeso ou obesa. O excesso de peso e a obesidade se transformaram no grande mal da sociedade contemporânea, atingindo a todo planeta. Este modelo se sustenta principalmente em três pilares: o sedentarismo, a ingestão acentuada de alimentos e o stress. O consumo de anfetaminase remédios para emagrecer e a busca por dietas milagrosas, é tema frequente nos noticiários, e os transtornos alimentares são, sem dúvida, um problema de saúde pública.

Mas afinal, o que são transtornos alimentares?

Atividade 1:

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para que façam uma pesquisa sobre os diferentes tipos de transtornos alimentares, como a anorexia, bulimia, vigorexia, obesidade e compulsão alimentar. É importante também abordar nesta pesquisa o uso de anfetaminas, laxantes, diuréticos e as dietas milagrosas. Para que a pesquisa se torne interessante, divida um tema para cada grupo e peça que ao final elaborem uma apresentação para o restante da turma.   

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em   http://www.broffice.org acessado em 10/11/2010). Outra ferramenta que também possibilita a criação de apresentações é o Microsoft Power Point, uma ferramenta proprietária que faz parte do pacote Microsoft Office. Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/11/2010).

Grupo 1: Anorexia;

Grupo 2: Bulimia

Grupo 3: Vigorexia

Grupo 4: Obesidade e Compulsão alimentar

Grupo 5: Uso de anfetaminas, diuréticos e laxantes

Grupo 6: Uso de anabolizantes

Grupo 7: Dietas milagrosas

Alguns sites que podem ser sugeridos para a pesquisa dos alunos são:

   

http://gballone.sites.uol.com.br/temas/alimen_inde.html  (Acessado em 10/11/2010).

http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/alimentar2.html  (Acessado em 10/11/2010).

http://www.alimentacaosaudavel.org/Transtornos-Alimentares (Acessado em 10/11/2010).

http://transalimentares.blogspot.com/ (Acessado em 10/11/2010).

Atividade 2:

Assistam a entrevista sobre bulimia com a Dra Ana Beatriz Silva e, se o professor julgar interessante, os outros vídeos sobre disturbios alimentares.

http://www.youtube.com/watch?v=OQI3mmo6qt4 (Acessado em 10/11/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=BkLCtYO9rpo (Acessado em 10/11/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=qFbYW6bNViw   (Acessado em 10/11/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=jh5JPEm0GMc (Acessado em 10/11/2010).

Promova um debate com a turma sobre o papel da mídia e os padrões estéticos no comportamento alimentar dos jovens.

Após a discussão, peça aos alunos que individualmente anotem em seu cadernos como é habitualmente sua alimentação diária e as atividades físicas que praticam.

No laboratório de informática, acessem o recurso do portal do professor abaixo e de posse dos dados anotados em seus cadernos, verifiquem como está sua alimentação e o gasto de energia.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9381  (Acessado em 10/11/2010).

Continuando, acessem o simulador e calculem seu índice de massa corporal (IMC) no simulador disponível em:

http://veja.abril.com.br/testes/problemas-com-balanca.shtml (Acessado em 10/11/2010).

De posse dos dados de sua turma, compare com os dados do infográfico

http://veja.abril.com.br/infograficos/pais-mais-gordo/ (Acessado em 10/11/2010). 

Discuta os resultados com a turma, relacionando o tipo de alimentação e atividades físicas dos colegas. Construam um gráfico comparativo entre os dados da turma e os dados apontados no Brasil.

Atividade 3:

A partir das reflexões proporcionadas pelas atividades anteriores, em grupos de 4 a 5 alunos, como uma forma de sintetizar todo o conteúdo trabalhado nesta aula, organizem um mapa conceitual englobando os transtornos alimentares e os hábitos para uma vida saudável. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . O Cmap tool é uma ferramenta didática para a construção de mapas coceituais, que apresentam a informação de forma visual, clara e resumida. Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros. Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/11/2010).   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Queimando as gordurinhas Animação/simulação
Recursos Complementares

Alguns sites com informações complementares interessantes que podem auxiliar o professor:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303 (acessado em 10/11/2010). 

http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp (acessado em 10/11/2010). 

http://www.abeso.org.br/ (acessado em 10/11/2010). 

http://www.obesidade.com.br/ (acessado em 10/11/2010). 

http://www.emedix.com.br/artigos/end001_1f_obesidade.shtml (acessado em 10/11/2010). 

http://www.obesidadeinfantil.org/ (acessado em 10/11/2010). 

http://www.obesidade.med.br/ (acessado em 10/11/2010). 

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os distúrbios alimentares, influência midiática e os padrões estéticos socialmente impostos e o que é uma alimentação e hábitos saudáveis de vida.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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