21/02/2011
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Trilha sonora - Mesa de som - http://www.studiomixitu.com.br/imgs/serv_trilha_sonora.jpg
Caro(a) professor(a), esta série de aulas se destina a apresentar propostas de ações educativas a partir da pesquisa e criação de trilhas sonoras.
O tema em questão é amplamente vivenciado no cotidiano por ser encontrado em desenhos, filmes, jogos eletrônicos, sites, programas de TV, peças de teatro, espetáculos de dança, desfiles de moda, exposições de arte e no ambiente sonoro local.
Quais as trilhas sonoras da sua casa, rua, bairro, comunidade, cidade? A criação de uma trilha sonora pode envolver o corpo, mídias diversas, o cotidiano, processos de captação sonora, gravação, roteirização e principalmente um discurso musical capaz de potencializar emoções, agregar sentimentos, expandir as leituras e significados de uma imagem. Mesmo em uma pintura ou em uma fotografia podemos imaginar alguma sonoridade? Mesmo em algo estático isso é possível? É muito vasta a gama de possibilidades de uma trilha sonora, que ora contribui para um reforço realista do que se pretende representar, ora acrescenta um devir poético a essa mesma realidade, transcendendo-a.
Ao discutir este tema com os alunos em sala de aula é importante levar em consideração a noção que os estudantes trazem sobre o assunto, e além disso, estimular a expansão desses conhecimentos, construindo um diálogo com materiais artísticos diversos, relações, percepções que possam acrescentar novos repertórios de significado sobre Música e seus usos contemporâneos.
Tendo em vista a preparação prévia do professor para as aulas, recomendamos consultas aos links 1 e 2 em Recursos Complementares.
Além disso, faz-se necessário que o(a) professor(a), investigue consigo próprio os questionamentos que pretende propor a seus alunos, pesquise suas concepções e entendimentos a respeito do tema, esboçando respostas, caminhos, para que o aprofundamento das questões sobre trilha sonora em aula seja mais efetivo.
Claquete cinema - http://henriquepicanco.com/wp-content/uploads/2011/01/564px-clap_cinema-svg.png
Professor(a), esta atividade é uma continuação a partir da decupagem dos pontos principais dos filmes, elaborada na atividade 3 da aula "Música - trilha sonora - experimentações". Vide link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26511.
Considerando as anotações dos grupos sobre cada filme trabalhado, proponha aos alunos que iniciem a pesquisa sobre as escolhas sonoras para a trilha e sua roteirização. Nesta etapa serão debatidas as intenções pretendidas, bem como as linhas de criação a serem exploradas.
Apresentamos a seguir um modelo de projeto de roteiro que poderá servir de guia para auxiliar os alunos na elaboração de suas propostas. Consiste em um roteiro de perguntas importantes para que possam avaliar sua produção ao longo do processo, buscando o máximo aproveitamento possível da trilha sonora nos filmes. Utilizaremos como exemplo o filme 'Tinha uma rolha no meio do caminho', partindo da decupagem já realizada.
ROTEIRO
Título filme: "Tinha uma rolha no meio do caminho" Diretor: Ricardo Vismona Tempo: 1:02 min
Decupagem:
0 a 10 segundos - a personagem caminha e encontra uma garrafa com uma rolha ao lado.
10 a 25 segundos - a personagem faz 'embaixadinhas' com a rolha até que finalmente a lança pelos ares.
25 a 40 segundos - a personagem observa a rolha voando e fica na expectativa de sua queda.
segundo 40 - a rolha cai e encaixa perfeitamente na garrafa.
40 a 47 segundos - a personagem se gaba de seu feito e, com desdém, segue seu caminho.
47 a 54 segundos - a câmera se movimenta em direção a garrafa e se aproxima, até que no segundo 54 a rolha estoura e cai novamente ao lado da garrafa.
54 a 60 segundos - a imagem fecha em fade out (desaparecimento gradual da imagem).
60 a 62 segundos - créditos do filme.
tempo/seg | descrição | proposta sonora | recursos |
---|---|---|---|
0 a 10 | a personagem caminha e encontra uma garrafa com uma rolha ao lado |
1) efeito sonoro para os movimentos de pés da personagem 2) efeito sonoro da personagem levantando a rolha com os pés 3) possível música de fundo (cantarolada) |
Quais instrumentos ou objetos sonoros serão utilizados? |
10 a 25 | a personagem faz 'embaixadinhas' com a rolha até que finalmente a lança pelos ares | 1) efeito sonoro representando as embaixadinhas com a rolha, movimentos e piscadinha com os olhos 2) som do momento em que a personagem lança a rolha pelos ares - som da rolha subindo ao céu 3) música de fundo se mantém e para no momento em que a rolha é lançada pelos ares |
Quais instrumentos ou objetos sonoros serão utilizados? |
25 a 40 | a personagem observa a rolha voando e fica na expectativa de sua queda | som que provoque suspense enquanto a personagem observa a trajetória da rolha no ar | Quais instrumentos ou objetos sonoros serão utilizados? |
40 | a rolha cai e encaixa perfeitamente na garrafa | 1) som da rolha encaixando na garrafa 2) interrupção do som de suspense |
Quais instrumentos ou objetos sonoros serão utilizados? |
40 a 47 | a personagem se gaba de seu feito e, com desdém, segue seu caminho | 1) som das piscadinhas de olhos da personagem
2) som de voz fazendo ´hum´ |
Quais instrumentos ou objetos sonoros serão utilizados? |
47 a 54 | a câmera se movimenta em direção a garrafa e se aproxima, até que no segundo 54 a rolha estoura e cai novamente ao lado da garrafa. | 1) sem som 2) som da rolha pulando |
Quais instrumentos ou objetos sonoros serão utilizados? |
54 a 60 | a imagem fecha em fade out (desaparecimento gradual da imagem) | 1) volta música de fundo cantarolada | Quais instrumentos ou objetos sonoros serão utilizados? |
60 a 62 | créditos do filme | 1) a música cantarolada permanece ao longo dos créditos | Quais instrumentos ou objetos sonoros serão utilizados? |
Enio Morricone - autor de cerca de 400 trilhas sonoras de filmes: http://g1.globo.com/Noticias/Musica/foto/0,,14251510-EX,00.jpg
Professor(a), no intuito de estimular os alunos em sua elaboração de trilha, apresente alguns trechos de cenas do filme "O Som do Coração":
1 - "O Som do Coração" - cena inicial - sons da natureza - http://www.youtube.com/watch?v=I05FA2Ezh5g
2 - "O Som do Coração" - cena final - http://www.youtube.com/watch?v=IKqSnQHhaXs&feature=related
3 - "O Som do Coração" - city symphony - http://www.youtube.com/watch?v=9hrDNGmAigU&feature=related
No filme, um menino demonstra seu prodígio e sensibilidade para a música na percepção dos sons ambientes. Esta constitui, ao mesmo tempo, imaginação musical da personagem e trilha sonora para a própria cena, convidando o espectador a compartilhar da poética musical do menino. Discuta com os alunos sobre o aproveitamento dos sons ambientes na cena e na constituição desta trilha sonora:
Professor(a), formule mais questões com o seu grupo e estimule que os alunos pesquisem em casa outras trilhas sonoras e apresentem sua análise. Este é um trabalho de pesquisa que pode ser desdobrado em outras aulas com o intuito de fertilizar ideias para o processo de criação.
A grande troca – um projeto para desejos coletivos - http://www.canalcontemporaneo.art.br/arteemcirculacao/Nicolas/Nicolas.jpg
Baseado no roteiro construído, os alunos deverão agora empreender uma pesquisa sonora com objetos e outros recursos possíveis para a realização da trilha.
Para isso, disponha do equipamento de vídeo para que possam assistir novamente ao filme e experimentar os sons. Sugerimos que reúnam sucatas, objetos variados a serem usados como fonte sonora, instrumentos musicais, de preferência com antecedência, para que haja mais possibilidades de experimentação.
Ao final da aula observe se os alunos conseguiram experimentar e definir a maneira como produzirão os sons e papéis/funções dentro do grupo. Após terem sido definidas as maneiras como os sons serão produzidos, proponha aos alunos que voltem ao campo ´Recursos´ do gráfico da atividade 1 e detalhem de acordo com cada parte da trilha.
Link 1 - Trilha sonora na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora
Link 2 - A origem da trilha sonora - Filipe Salles - http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:trilha-sonora&catid=53:somcinema&Itemid=67
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!