Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: Investigando os mamíferos

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Investigando os mamíferos

Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo

Identificar características gerais dos mamíferos.

Segundo Objetivo

Relacionar as características dos mamíferos à sua diversidade de adaptação.

Terceiro Objetivo

Reconhecer diferenças entre as características dos mamíferos e características comuns aos outros grupos de vertebrados.

Quarto Objetivo

Ampliar a sensibilidade e o senso de observação dos alunos em relação aos animais com os quais convivem.

Duração das atividades
6h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer que os animais são organizados em grupos, para fins de estudo, conforme suas características e especificidades.

Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

  • Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];
  • WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia]; . 
  • Kspread            [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]
  • Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

UMA ABORDAGEM PARA O PROFESSOR 

A experiência que temos de sala de aula, tem demonstrado que as crianças já trazem alguma referência em relação às características que identificam um  mamífero. Partir do conhecimento que os alunos já trazem é importante para valorizar sua contribuição na construção dos conceitos, visando sua ampliação e reformulação, caso necessário. Trabalhar a temática dos mamíferos, aproximando-a do cotidiano da vida dos alunos torna a aprendizagem mais significativa e interessante. Por isso, a aula iniciará a partir de um questionamento para verificar o que os alunos conhecem a respeito do assunto a ser tratado. Para tanto é necessário que o professor fique atento para que todos os alunos participem dando sua contribuição.

Primeira etapa

1- Pedir aos alunos que digam a que a palavra mamífero lhes remete. O professor escreverá no quadro-negro as palavras.

2- Solicitar que os alunos copiem no laptop, utilizando o Kword, as palavras que foram listadas no quadro.

3- A partir das palavras escritas, selecionar coletivamente, marcando em cores com o Kword as palavras que podem ser relacionadas para gerar o conceito de mamífero.  

4- O aluno deverá importar da Internet algumas imagens de animais (mamíferos e não mamíferos) que possam ter relação com as palavras já escolhidas no item 2 e colar as imagens junto às palavras correspondentes. Para importar as imagens da Internet, o aluno deverá abrir o navegador Mozilla Firefox e digitar na barra de endereços: http://www.google.com , entrando no site do Google. Quando a página estiver carregada, clicar no link Imagens, posicionado no canto superior esquerdo. A partir deste ponto, o aluno deverá digitar a palavra "Animais". Cada foto encontrada deverá ser salva em um diretório de imagens denominado "Animais". Para inserir as imagens junto às palavras no Kword, irá em "Inserir Figura", buscará a imagem no diretório, selecionará e clicará em "Ok".

5- Discutir a respeito das imagens e palavras selecionadas. Características, modo de vida, ambiente em que os animais escolhidos vivem.

Segunda Etapa

6- Assistir ao vídeo "Os Mamíferos"

http://www.youtube.com/watch?v=nHe4P8sO5KE 

O vídeo trata de características comuns dos mamíferos, seu habitat e modo de vida.

Terceira Etapa

6 - Após assistirem o vídeo, organizar com os alunos uma tabela no KSpread com as características comuns aos mamíferos. Se necessário, os alunos podem retornar ao vídeo para buscar a resposta para as questões. Sugestão de questões que podem nortear a organização da tabela:  

Mamíferos

Onde vivem? (Habitat)

Como é seu corpo?

Como se alimentam?

Como se reproduzem?

Como se locomovem?

Como respiram?

 

Dados que podem orientar o professor na tabela da Terceira Etapa

Onde vivem os mamíferos?

Habitat – Principalmente, terrestres. Algumas espécies possuem adaptações ao meio aquático.   

Como é o seu corpo?

Corpo, em geral, coberto de pelos. Têm mamas. Animais de sangue quente. Possuem em sua grande maioria, quatro patas, algumas espécies possuem membros adaptados à vida aquática ou aérea.

Como se alimentam?

Quando filhotes, do leite materno. Podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros.   

Como se reproduzem?

Em geral, os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe até o nascimento.   

Como se locomovem?

Alguns nadam, outros saltam, correm e andam utilizando duas ou quatro patas.  

Como respiram?

Respiração pulmonar

Informações complementares

Os mamíferos são bastante diversificados, vivendo em distintos ambientes. Possuem pêlos, glândulas mamárias, secretam leite, que serve de alimento aos filhotes. Também possuem dentes adaptados à captura de alimentos e mastigação eficiente, bem como cérebro e sentidos bem desenvolvidos. O desenvolvimento do embrião ocorre sempre dentro do organismo materno, no interior do útero, o que confere ao embrião proteção e alimento, fornecido através da placenta, anexo embrionário exclusivo dos mamíferos. Essa característica se denomina viviparidade.

No link abaixo há um site com orientaçãos para responder à seguinte pergunta: "Você sabe como identificar um mamífero?"

http://www.smartkids.com.br/especiais/animais-mamiferos.html 

Atividade Extra-Classe

Gravar ou fotografar um mamífero utilizando o software WxCam do laptop: gato, cachorro, outra pessoa, etc para investigar alguns de seus hábitos. Pesquisar sobre seu tempo de gestação e seu ciclo vital.  

Verificar a realização da atividade extra-classe, com os alunos apresentando-a para a turma. A partir da tabela da atividade 7, das imagens e palavras selecionadas nas atividades 3 e 4 e da atividade Extra-Classe, poderá ser gerado coletivamente o conceito de mamífero, com o professor ampliando as informações a respeito do tema. Os alunos escreverão o conceito de mamífero no Kword, no mesmo arquivo em que estão as palavras selecionadas na atividade 3. Considerando que possuímos características semelhantes a outros mamíferos, esse é um bom momento para falar do próprio corpo, hábitos alimentares, forma de reprodução, onde vivemos, como nos locomovemos, entre outras questões.

Material complementar para sua aula

Esse vídeo exibe 250 fotos de mamíferos de diferentes ambientes.

http://www.bbc.co.uk/nature/class/Mammal 

Consultado em 08/06 às 14:45h. Chamar a atenção das crianças para as semelhanças e diferenças entre os integrantes do grupo exibidos nas imagens. Presença ou não de pêlos, de membros superiores e inferiores, estrutura corporal externa, como se locomovem entre outros aspectos. Deixe que as crianças se manifestem dizendo o que foi observado.

Esse vídeo fala de características dos mamíferos e como são organizados em subgrupos de acordo com suas diferenças.

http://www.youtube.com/watch?v=hON1ARI0ehE 

 Consultado em 08/06/2010 às 15:30h. Ao exibir o segundo vídeo, é importante os alunos  perceberem que a identificação do animal vai se restringindo até que o espécime classificado chegue às características específicas que o determina como única. Explore com os alunos todas as informações contidas nos vídeos, para isso, assista-os previamente, anotando o que deve ser discutido. O segundo vídeo mostra características de diferentes mamíferos e como são classificados segundo suas especificidades. Não deve ser cobrado dos alunos essas subclassificações, apenas as diversidades de espécies que integram o grupo em estudo.

Ver também:

http://www.umsonhoparamim.hpg.com.br/mamiferos.htm 

Consultado em 28/05/2010 às 14:15h

Recursos Complementares

VÍDEOS: 

JOGO:

Jogo de memória sobre os mamíferos:

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-animais.html 

Avaliação

A avaliação é continuada, levando-se em conta: a participação, o envolvimento e a disponibilidade para realização das tarefas propostas. É importante avaliar o correto preenchimento da tabela e a aprendizagem do conceito de mamífero ao longo das tarefas propostas. Prestar atenção a como o aluno vai adquirindo esse conceito ao longo das atividades.

Como avaliação final, propõe-se a realização do seguinte exercício individualmente:

Feche os olhos e pense em um animal mamífero que tenha ou com o qual gostaria de conviver. Imagine você e esse animal em um lugar bem especial. Depois, desenhe no seu caderno o que você imaginou e mostre o seu trabalho para os colegas. Para finalizar o seu trabalho, preencha a ficha a seguir (disponibilizar a ficha no Kword):  

Registro do meu animal de estimação:

Nome:________________________ Idade:___________

Alimentação:___________________________________

Lugar onde vive:________________________________

Hábitos diurnos:_________________________________

Hábitos noturnos:________________________________

Sexo:____________________ Número de filhotes:_____

Brincadeiras preferidas:___________________________

O que mais gosto nele: ____________________________

Ao realizar essa atividade com os seus alunos você poderá avaliar, além dos conhecimentos trabalhados, a sensibilidade de seus alunos para com os animais com os quais convive. Poderá discutir com eles os cuidados necessários com os animais de estimação, como vacinar, vermifugar, hábitos alimentares saudáveis, higiene, consultas periódicas ao veterinário, entre outros aspectos.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.