22/11/2010
Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Primeiro Objetivo
Identificar características gerais dos mamíferos.
Segundo Objetivo
Relacionar as características dos mamíferos à sua diversidade de adaptação.
Terceiro Objetivo
Reconhecer diferenças entre as características dos mamíferos e características comuns aos outros grupos de vertebrados.
Quarto Objetivo
Ampliar a sensibilidade e o senso de observação dos alunos em relação aos animais com os quais convivem.
Reconhecer que os animais são organizados em grupos, para fins de estudo, conforme suas características e especificidades.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
UMA ABORDAGEM PARA O PROFESSOR
A experiência que temos de sala de aula, tem demonstrado que as crianças já trazem alguma referência em relação às características que identificam um mamífero. Partir do conhecimento que os alunos já trazem é importante para valorizar sua contribuição na construção dos conceitos, visando sua ampliação e reformulação, caso necessário. Trabalhar a temática dos mamíferos, aproximando-a do cotidiano da vida dos alunos torna a aprendizagem mais significativa e interessante. Por isso, a aula iniciará a partir de um questionamento para verificar o que os alunos conhecem a respeito do assunto a ser tratado. Para tanto é necessário que o professor fique atento para que todos os alunos participem dando sua contribuição.
1- Pedir aos alunos que digam a que a palavra mamífero lhes remete. O professor escreverá no quadro-negro as palavras.
2- Solicitar que os alunos copiem no laptop, utilizando o Kword, as palavras que foram listadas no quadro.
3- A partir das palavras escritas, selecionar coletivamente, marcando em cores com o Kword as palavras que podem ser relacionadas para gerar o conceito de mamífero.
4- O aluno deverá importar da Internet algumas imagens de animais (mamíferos e não mamíferos) que possam ter relação com as palavras já escolhidas no item 2 e colar as imagens junto às palavras correspondentes. Para importar as imagens da Internet, o aluno deverá abrir o navegador Mozilla Firefox e digitar na barra de endereços: http://www.google.com , entrando no site do Google. Quando a página estiver carregada, clicar no link Imagens, posicionado no canto superior esquerdo. A partir deste ponto, o aluno deverá digitar a palavra "Animais". Cada foto encontrada deverá ser salva em um diretório de imagens denominado "Animais". Para inserir as imagens junto às palavras no Kword, irá em "Inserir Figura", buscará a imagem no diretório, selecionará e clicará em "Ok".
5- Discutir a respeito das imagens e palavras selecionadas. Características, modo de vida, ambiente em que os animais escolhidos vivem. |
|
Esse vídeo exibe 250 fotos de mamíferos de diferentes ambientes. http://www.bbc.co.uk/nature/class/Mammal Consultado em 08/06 às 14:45h. Chamar a atenção das crianças para as semelhanças e diferenças entre os integrantes do grupo exibidos nas imagens. Presença ou não de pêlos, de membros superiores e inferiores, estrutura corporal externa, como se locomovem entre outros aspectos. Deixe que as crianças se manifestem dizendo o que foi observado.
Esse vídeo fala de características dos mamíferos e como são organizados em subgrupos de acordo com suas diferenças. http://www.youtube.com/watch?v=hON1ARI0ehE Consultado em 08/06/2010 às 15:30h. Ao exibir o segundo vídeo, é importante os alunos perceberem que a identificação do animal vai se restringindo até que o espécime classificado chegue às características específicas que o determina como única. Explore com os alunos todas as informações contidas nos vídeos, para isso, assista-os previamente, anotando o que deve ser discutido. O segundo vídeo mostra características de diferentes mamíferos e como são classificados segundo suas especificidades. Não deve ser cobrado dos alunos essas subclassificações, apenas as diversidades de espécies que integram o grupo em estudo.
Ver também: http://www.umsonhoparamim.hpg.com.br/mamiferos.htm Consultado em 28/05/2010 às 14:15h |
VÍDEOS:
JOGO:
Jogo de memória sobre os mamíferos:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-animais.html
A avaliação é continuada, levando-se em conta: a participação, o envolvimento e a disponibilidade para realização das tarefas propostas. É importante avaliar o correto preenchimento da tabela e a aprendizagem do conceito de mamífero ao longo das tarefas propostas. Prestar atenção a como o aluno vai adquirindo esse conceito ao longo das atividades.
Como avaliação final, propõe-se a realização do seguinte exercício individualmente:
Feche os olhos e pense em um animal mamífero que tenha ou com o qual gostaria de conviver. Imagine você e esse animal em um lugar bem especial. Depois, desenhe no seu caderno o que você imaginou e mostre o seu trabalho para os colegas. Para finalizar o seu trabalho, preencha a ficha a seguir (disponibilizar a ficha no Kword):
Registro do meu animal de estimação:
Nome:________________________ Idade:___________
Alimentação:___________________________________
Lugar onde vive:________________________________
Hábitos diurnos:_________________________________
Hábitos noturnos:________________________________
Sexo:____________________ Número de filhotes:_____
Brincadeiras preferidas:___________________________
O que mais gosto nele: ____________________________
Ao realizar essa atividade com os seus alunos você poderá avaliar, além dos conhecimentos trabalhados, a sensibilidade de seus alunos para com os animais com os quais convive. Poderá discutir com eles os cuidados necessários com os animais de estimação, como vacinar, vermifugar, hábitos alimentares saudáveis, higiene, consultas periódicas ao veterinário, entre outros aspectos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!