Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE: AUTORRETRATO E PRÉ-NOME

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Trabalhar a individualidade enquanto pré-nome e imagem;

§  Realizar desenho de observação através do reflexo facial no espelho e elaborar estudo artístico/decorativo das letras que compõem o pré-nome;

§  Criar um crachá de identificação com autorretrato e pré-nome.  

Duração das atividades
• Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Noções Básicas de Desenho; 

·         Retrato e Autorretrato.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Esta sequência de aulas foi elaborada pensando no início do ano letivo, quando as crianças e os professores estão se conhecendo, justificando-se o uso do crachá após a sua construção.   

Ø  Providencie anteriormente retalhos de espelho que podem ser adquiridos em vidraçarias;

Ø  Atente para o fato de retalhos serem cortantes e se você não conseguir espelhos lixados, envolva as extremidades destes com fita crepe, evitando acidentes e situações desagradáveis;

Ø  Disponha seus alunos de maneira confortável na sala, entregue um espelho para cada um e solicite a atenção à sua fala;

*Observe bem o seu rosto e procure ver os detalhes que o faz único;

*Veja o formato do seu rosto no espelho; contorne-o com o dedo indicador e acompanhe o movimento;

*Olhe atentamente para a sua testa e desenhe com o dedo a forma das suas sobrancelhas – que cor elas são?

*Observe seus olhos. Veja, eles têm uma proteção chamada cílios. Como são seus olhos? Grandes, pequenos, castanhos, verdes, pretos, azuis?

*Abaixo e entre seus olhos está o nariz. Olhe bem para ele! Você tem narinas que lhe permite respirar;

*E os seus lábios, como são? Finos, grossos, rosados?

*Agora sorria. Dê um sorriso largo e observe seus dentes. Quantos são? Há alguma janelinha aí? Você tem dentes nascendo?

*Veja o seu queixo, abaixo da sua boca ou de seus lábios! Ele é mais arredondado, mais pontudo? Você tem um furinho no queixo ou não?

*Olhe em torno da sua cabeça. Como ela é emoldurada? Você tem muito cabelo? Como são: pretos, castanhos, loiros, compridos curtos, estão presos ou soltos, você usa franja?

*Que tom de pele você tem?

*Olhe o conjunto do seu rosto e procure conversar com você mesmo.   

Ø  Entregue papel sulfite, lápis de desenho e lápis de cor, solicitando um desenho de observação de si mesmo (apenas o rosto refletido no espelho);

Ø  Recolha os desenhos e os retalhos de espelhos.       

Aula 2

Ø  Apresente a ideia da construção de um crachá de identificação onde conste o pré-nome e o autorretrato;

Ø  Entregue os desenhos de observação da aula passada, um pedaço de cartolina branca (15 cm x 10 cm), lápis de cor, caneta porosa preta e solicite aos alunos para que se desenhem no local destinado à identificação através de imagem (círculo delimitado no centro do papel, na parte inferior);

Ø  Recolha os crachás para continuação na próxima aula.            

Aula 3

Ø  Entregue aos alunos o crachá iniciado na aula anterior;

Ø  Solicite que escrevam o seu pré-nome com letras decorativas e personalizadas, de forma a criar uma identidade ou personagem em cada letra – diga aos alunos que as letras deverão apresentar volume;

Ø  Explique a função identificatória de um crachá e solicite para que todos façam uso dele até que todos aprendam os nomes dos outros.

Crachá de identificação – Autorretrato e pré-nome                  

Lápis de cor sobre cartolina                  

Aluna do 2º Ano ESEBA/UFIU - 2010                 

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Crachá de identificação – Autorretrato e pré-nome                  

Lápis de cor sobre cartolina                  

Aluna do 2º Ano ESEBA/UFIU - 2010                  

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Crachá de identificação – Autorretrato e pré-nome                  

Lápis de cor sobre cartolina                  

Aluno do 2º Ano ESEBA/UFIU - 2010                  

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Ø  Recolha os crachás e tampando o pré-nome, mostre um a um de forma a verificar se os alunos reconhecem o colega pelo autorretrato construído;

Ø  Destaque os detalhes criados por cada aluno na escrita personalizada do seu pré-nome.  

Aula 4

Ø  Observe que nem todos os alunos conseguem dar volume  e elaborar a escrita decorativa  das letras do seu  pré-nome;

Ø  Apresente os crachás aos alunos e solicite para que cada um pegue e use o seu;

Ø  Mostre outra possibilidade de escrita do pré-nome usando a técnica da modelagem com massinha sobre retalhos de papelão;

Ø  Distribua rolinhos de massa plástica industrializada para modelagem das letras do pré-nome e explique que precisarão  colá-las uma a uma sobre o papelão;

Ø  Atente-se pra o fato de que nesta fase alguns alunos apresentam "espelhamento" - letras e nome invertido. Se isso acontecer, mostre onde se inicia - da esquerda para a direita;

Modelagem do Pré-nome com massa plástica sobre  papelão

Aluna do 2ºAno – ESEBA/UFU 2010                 

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aula 5   

Ø  Continue trabalhando com os alunos a escrita do pré-nome;

Ø  Disponibilize cola plástica branca e pincéis para que os alunos apliquem uma camada generosa sobre as letras modeladas, objetivando a proteção e impermeabilização do trabalho;

Ø  Deixe que os alunos trabalhem livremente sobre a parte restante do papelão usando a técnica de recorte e colagem com retalhos de E.V.A colorido;

Ø  Coloque os trabalhos para secar em local seguro.

Modelagem do Pré-nome com massa plástica sobre  papelão e colagem com E.V.A

Aluna do 2ºAno – ESEBA/UFU 2010                 

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Modelagem do Pré-nome com massa plástica sobre  papelão e colagem com E.V.A

Aluno do 2ºAno – ESEBA/UFU 2010                 

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aula 6   

Ø  Proponha a apreciação individual e coletiva dos trabalhos:

*os crachás com o autorretrato  e o pré-nome;  

*as composições plásticas em modelagem com massinha e detalhes em E.V.A;   

Ø  Permita que os alunos troquem experiências,  dialogando uns com os outros sobre o processso criativo e o resultado plástico obtido;   

Ø  Construa junto com os alunos uma exposição dos trabalhos.  

Recursos Complementares

Sobre Retrato e Autorretrato ver aulas de minha autoria no Portal do professor:   

Autorretrato http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15676    

Construindo um autorretrato contemporâneo à luz de Andy Warhol http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=19257     

Avaliação

Concebe-se como avaliação, a observação contínua dos processos criativos desenvolvidos, a capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados e a verificação da aprendizagem através de trocas de experiências e autoavaliação.      

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.