13/01/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Trabalhar a individualidade enquanto pré-nome e imagem;
§ Realizar desenho de observação através do reflexo facial no espelho e elaborar estudo artístico/decorativo das letras que compõem o pré-nome;
§ Criar um crachá de identificação com autorretrato e pré-nome.
· Noções Básicas de Desenho;
· Retrato e Autorretrato.
Aula 1
Esta sequência de aulas foi elaborada pensando no início do ano letivo, quando as crianças e os professores estão se conhecendo, justificando-se o uso do crachá após a sua construção.
Ø Providencie anteriormente retalhos de espelho que podem ser adquiridos em vidraçarias;
Ø Atente para o fato de retalhos serem cortantes e se você não conseguir espelhos lixados, envolva as extremidades destes com fita crepe, evitando acidentes e situações desagradáveis;
Ø Disponha seus alunos de maneira confortável na sala, entregue um espelho para cada um e solicite a atenção à sua fala;
*Observe bem o seu rosto e procure ver os detalhes que o faz único;
*Veja o formato do seu rosto no espelho; contorne-o com o dedo indicador e acompanhe o movimento;
*Olhe atentamente para a sua testa e desenhe com o dedo a forma das suas sobrancelhas – que cor elas são?
*Observe seus olhos. Veja, eles têm uma proteção chamada cílios. Como são seus olhos? Grandes, pequenos, castanhos, verdes, pretos, azuis?
*Abaixo e entre seus olhos está o nariz. Olhe bem para ele! Você tem narinas que lhe permite respirar;
*E os seus lábios, como são? Finos, grossos, rosados?
*Agora sorria. Dê um sorriso largo e observe seus dentes. Quantos são? Há alguma janelinha aí? Você tem dentes nascendo?
*Veja o seu queixo, abaixo da sua boca ou de seus lábios! Ele é mais arredondado, mais pontudo? Você tem um furinho no queixo ou não?
*Olhe em torno da sua cabeça. Como ela é emoldurada? Você tem muito cabelo? Como são: pretos, castanhos, loiros, compridos curtos, estão presos ou soltos, você usa franja?
*Que tom de pele você tem?
*Olhe o conjunto do seu rosto e procure conversar com você mesmo.
Ø Entregue papel sulfite, lápis de desenho e lápis de cor, solicitando um desenho de observação de si mesmo (apenas o rosto refletido no espelho);
Ø Recolha os desenhos e os retalhos de espelhos.
Aula 2
Ø Apresente a ideia da construção de um crachá de identificação onde conste o pré-nome e o autorretrato;
Ø Entregue os desenhos de observação da aula passada, um pedaço de cartolina branca (15 cm x 10 cm), lápis de cor, caneta porosa preta e solicite aos alunos para que se desenhem no local destinado à identificação através de imagem (círculo delimitado no centro do papel, na parte inferior);
Ø Recolha os crachás para continuação na próxima aula.
Aula 3
Ø Entregue aos alunos o crachá iniciado na aula anterior;
Ø Solicite que escrevam o seu pré-nome com letras decorativas e personalizadas, de forma a criar uma identidade ou personagem em cada letra – diga aos alunos que as letras deverão apresentar volume;
Ø Explique a função identificatória de um crachá e solicite para que todos façam uso dele até que todos aprendam os nomes dos outros.
Crachá de identificação – Autorretrato e pré-nome
Lápis de cor sobre cartolina
Aluna do 2º Ano ESEBA/UFIU - 2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Crachá de identificação – Autorretrato e pré-nome
Lápis de cor sobre cartolina
Aluna do 2º Ano ESEBA/UFIU - 2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Crachá de identificação – Autorretrato e pré-nome
Lápis de cor sobre cartolina
Aluno do 2º Ano ESEBA/UFIU - 2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Recolha os crachás e tampando o pré-nome, mostre um a um de forma a verificar se os alunos reconhecem o colega pelo autorretrato construído;
Ø Destaque os detalhes criados por cada aluno na escrita personalizada do seu pré-nome.
Aula 4
Ø Observe que nem todos os alunos conseguem dar volume e elaborar a escrita decorativa das letras do seu pré-nome;
Ø Apresente os crachás aos alunos e solicite para que cada um pegue e use o seu;
Ø Mostre outra possibilidade de escrita do pré-nome usando a técnica da modelagem com massinha sobre retalhos de papelão;
Ø Distribua rolinhos de massa plástica industrializada para modelagem das letras do pré-nome e explique que precisarão colá-las uma a uma sobre o papelão;
Ø Atente-se pra o fato de que nesta fase alguns alunos apresentam "espelhamento" - letras e nome invertido. Se isso acontecer, mostre onde se inicia - da esquerda para a direita;
Modelagem do Pré-nome com massa plástica sobre papelão
Aluna do 2ºAno – ESEBA/UFU 2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 5
Ø Continue trabalhando com os alunos a escrita do pré-nome;
Ø Disponibilize cola plástica branca e pincéis para que os alunos apliquem uma camada generosa sobre as letras modeladas, objetivando a proteção e impermeabilização do trabalho;
Ø Deixe que os alunos trabalhem livremente sobre a parte restante do papelão usando a técnica de recorte e colagem com retalhos de E.V.A colorido;
Ø Coloque os trabalhos para secar em local seguro.
Modelagem do Pré-nome com massa plástica sobre papelão e colagem com E.V.A
Aluna do 2ºAno – ESEBA/UFU 2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Modelagem do Pré-nome com massa plástica sobre papelão e colagem com E.V.A
Aluno do 2ºAno – ESEBA/UFU 2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 6
Ø Proponha a apreciação individual e coletiva dos trabalhos:
*os crachás com o autorretrato e o pré-nome;
*as composições plásticas em modelagem com massinha e detalhes em E.V.A;
Ø Permita que os alunos troquem experiências, dialogando uns com os outros sobre o processso criativo e o resultado plástico obtido;
Ø Construa junto com os alunos uma exposição dos trabalhos.
Sobre Retrato e Autorretrato ver aulas de minha autoria no Portal do professor:
Autorretrato http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15676
Construindo um autorretrato contemporâneo à luz de Andy Warhol http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=19257
Concebe-se como avaliação, a observação contínua dos processos criativos desenvolvidos, a capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados e a verificação da aprendizagem através de trocas de experiências e autoavaliação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/02/2013
Cinco estrelasAdorei! Parabéns!