13/01/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
§ Conhecer algumas obras do repertório plástico de Tarsila do Amaral e Antônio Poteiro;
§ Pesquisar em revistas e livros, as várias formas de representação do signo “árvore” e seus estereótipos;
§ Realizar experimentos em desenho, a partir da apreciação de obras dos artistas Tarsila e Poteiro, bem como, imagens de livros e revistas que contemplem o signo “árvore”.
*Noções Básicas de Desenho;
*Exercícios de apreciação estética de imagens de obras de arte.
Aula 1
Ø Apresente aos alunos imagens de árvores diversas. Sugestão:
http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/arvores-gigantes/arvores-gigantes-1.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_GCSTU6U35xM/THVAZHdk5HI/AAAAAAAABOw/LprjLfltl2U/s1600/arvore.jpg
http://downlogo.files.wordpress.com/2008/06/vegetais_arvores_02.jpg
Ø Converse com a turma sobre as características das árvores apresentadas nas imagens;
Ø Solicite projetos de árvores reais ou imaginárias em forma de desenho em papel sulfite e canetão hidrográfico;
Ø Mostre os desenhos visando despertar nos alunos o interesse por investigar as várias espécies de árvores existentes ou imaginárias.
Ø Exponha os desenhos construindo um mural com os desenhos das árvores existentes ou imaginárias, intitulado: Estudo do signo “árvore"
Aula 2
Ø Apresente aos alunos dois artistas brasileiros TARSILA e POTEIRO e algumas imagens de obras do seu repertório poético que apresentam o signo “Árvore” em seu contexto. Sugestão:
*TARSILA DO AMARAL
Tarsila do Amaral: uma das principais representantes do modernismo brasileiro
http://www.suapesquisa.com/biografias/tarsila_amaral.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/imagens/tarsila.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/tarsila-do-amaral-3.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/tarsila-do-amaral-3.php
*ANTÔNIO POTEIRO
A arte Primitiva perde um dos seus maiores representantes. Antônio Batista de Sousa (Antônio Poteiro), morreu de parada cardíaca aos 84 anos e foi enterrado ontem, em Goiânia, cidade onde residia. Poteiro tratava-se de um câncer e já estava interno a uma semana. Antônio Poteiro nasceu em Portugal na Cidade de Santa Cristina de Pousa, Braga. Naturalizou-se brasileiro e passou a ser considerado um dos maiores mestres da pintura Naïf do Brasil.
http://1.bp.blogspot.com/_IOSuLELUhws/S7pVDRnDCQI/AAAAAAAAAHY/3gTiuQc86Qg/s1600/poteiro.jpg
http://www.vitorbraga.com.br/leilao2007/images/007.JPG
http://www.bemhaja.com/bemhaja/images/antnio_poteiro.jpg
http://www.papelassinado.com.br/upload/poteiro%20arvore%20de%20borboletas%20g.jpg
Ø Converse com a turma sobre as imagens de obras de Poteiro e Tarsila e como estes artistas retratam o signo “árvore”:
*São árvores iguais, da mesma espécie ou qualidade?
*Em que cores elas se apresentam?
*Estes dois artistas brasileiros usam formas tradicionais para retratar as suas árvores?
*Vocês conhecem árvores como essas apresentadas pelos artistas?
Ø Convide os alunos ao pátio da escola para observarem como e quantas são as árvores que existem ali;
Ø Solicite o registro em forma de desenho com giz de cera sobre papel sulfite;
Ø Complete o mural iniciado na aula anterior, Estudo do signo “árvore", anexando os desenhos das árvores do pátio.
Aula 3
Ø Reúna retalhos de papel crepon em cores variadas, sucatas, papel higiênico, saquinhos plásticos, cordões e convide os alunos a transformarem as árvores da escola;
Ø Vá para o pátio com os alunos e peça para que escolham uma das árvores para decorarem e mudarem o seu visual;
Ø Distribua saquinhos plásticos e retalhos de papel crepon, solicitando que os alunos escolham uma cor de papel, coloquem dentro do saquinho plástico e o encham com água, amarrem e pendurem na árvore, aguardando um tempo para verificar o desbotamento do papel e a transformação da cor da água;
Ø Aguarde até que todos os alunos dêem sua contribuição na construção da instalação.
Instalação – Mudando as árvores da nossa escola
Alunos do 4ºAno 2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Detalhe: Instalação – Mudando as árvores da nossa escola
Alunos do 4ºAno 2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 4
Ø Colete rolinhos de papel higiênico ou carretéis de linha/lã/cordão e retalhos de papel crepon;
Ø Disponibilize cola quente junto com os materiais coletados e proponha a construção de objeto tridimensional com o signo “árvore”.
Construção de objeto tridimensional – Estudo do signo Árvore
Alunos do 4ºAno 2010 – ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Construção de objeto tridimensional – Estudo do signo Árvore
Alunos do 4ºAno 2010 – ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 5
Ø Retome o painel com os desenhos de árvores dos alunos e as imagens de obras de Tarsila e Poteiro dialogando sobre as características, as semelhanças e as diferenças apresentadas;
Ø Entregue aos alunos papel canson A4, caneta preta de ponta porosa, lápis de cor e tinta aquarela e proponha o desenho de árvores, fechando o estudo do signo “Árvore”;
Ø Converse com os alunos sobre a evolução de cada um e sobre o desenvolvimento de suas habilidades em desenho, pintura e construção de objetos;
Ø Coloque os trabalhos para secar e, posteriormente, complete o painel em contrução com o Estudo do signo “árvore" e a sua conseqüente desetereotipização.
Composição plástica em aquarela e caneta preta sobre papel canson
Alunos do 4º Ano – ESEBA/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em aquarela e lápis de cor sobre papel canson
Alunos do 4º Ano – ESEBA/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em aquarela e lápis de cor sobre papel canson
Alunos do 4º Ano – ESEBA/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ver aula de minha autoria no Portal do Professor:
A VISÃO DA CIDADE POR ARTISTAS PLÁSTICOS CONTEMPORÂNEOS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21808
(Enfoque nas IMAGENS de CORTE ILEGAL de árvores da artista BIA RAUSCHER)
Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário verificar o nível de aprendizagem do grupo, a compreensão do estudo do signo árvore como necessário à sua desetereotipização, bem como, observar a troca contínua de experiências, complementando-se a proposta com a autoavaliação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/11/2012
Cinco estrelasFantastico aula dessa naturaze veja alguns o no Blog radioescolapesiaearte