Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESTERIOTIPIA EM ÁRVORES – UM NOVO OLHAR A PARTIR DE OUTROS OLHARES

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer algumas obras do repertório plástico de Tarsila do Amaral e Antônio Poteiro;

§  Pesquisar em revistas e livros, as várias formas de representação do signo “árvore” e seus estereótipos;

§  Realizar experimentos em desenho, a partir da apreciação de obras dos artistas Tarsila e Poteiro, bem como, imagens de livros e revistas que contemplem o signo “árvore”.

Duração das atividades
• Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

*Noções Básicas de Desenho;

*Exercícios de apreciação estética de imagens de obras de arte.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Apresente aos alunos imagens de árvores diversas. Sugestão:

http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/arvores-gigantes/arvores-gigantes-1.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_GCSTU6U35xM/THVAZHdk5HI/AAAAAAAABOw/LprjLfltl2U/s1600/arvore.jpg 

http://2.bp.blogspot.com/_5TvOAWVbeqA/S9Wo3IeaQ_I/AAAAAAAAABw/15E5vFXCFYQ/s1600/how-to-plant-trees-shrubs-and-vines-47.jpg 

http://downlogo.files.wordpress.com/2008/06/vegetais_arvores_02.jpg

Ø  Converse com a turma sobre as características das árvores apresentadas nas imagens;

Ø  Solicite projetos de árvores reais ou imaginárias em forma de desenho em papel sulfite e canetão hidrográfico;

Ø  Mostre os desenhos visando despertar nos alunos o interesse por investigar as várias espécies de árvores existentes ou imaginárias.

Ø  Exponha os desenhos construindo um mural com os desenhos das árvores existentes ou imaginárias, intitulado: Estudo do signo “árvore"   

Aula 2   

Ø  Apresente aos alunos dois artistas brasileiros TARSILA  e POTEIRO e algumas imagens de obras do seu repertório poético que apresentam o signo “Árvore” em seu contexto. Sugestão:  

 *TARSILA DO AMARAL

Tarsila do Amaral: uma das principais representantes do modernismo brasileiro

http://www.suapesquisa.com/biografias/tarsila_amaral.htm 

 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/imagens/tarsila.jpg

 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/tarsila-do-amaral-3.php 

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/tarsila-do-amaral-3.php

*ANTÔNIO POTEIRO

A arte Primitiva perde um dos seus maiores representantes. Antônio Batista de Sousa (Antônio Poteiro), morreu de parada cardíaca aos 84 anos e foi enterrado ontem, em Goiânia, cidade onde residia. Poteiro tratava-se de um câncer e já estava interno a uma semana. Antônio Poteiro nasceu em Portugal na Cidade de Santa Cristina de Pousa, Braga. Naturalizou-se brasileiro e passou a ser considerado um dos maiores mestres da pintura Naïf do Brasil.

http://1.bp.blogspot.com/_IOSuLELUhws/S7pVDRnDCQI/AAAAAAAAAHY/3gTiuQc86Qg/s1600/poteiro.jpg 

  http://www.vitorbraga.com.br/leilao2007/images/007.JPG 

 

http://www.bemhaja.com/bemhaja/images/antnio_poteiro.jpg

http://www.papelassinado.com.br/upload/poteiro%20arvore%20de%20borboletas%20g.jpg   

Ø  Converse com a turma sobre as imagens de obras de Poteiro e Tarsila e como estes artistas retratam o signo “árvore”:

*São árvores iguais, da mesma espécie ou qualidade?

*Em que cores elas se apresentam?

*Estes dois artistas brasileiros  usam formas tradicionais para retratar as suas árvores?

*Vocês conhecem árvores como essas apresentadas pelos artistas?   

Ø  Convide os alunos ao pátio da escola para observarem como e quantas são as árvores que existem ali;

Ø  Solicite o registro em forma de desenho com giz de cera sobre papel sulfite;

Ø  Complete o mural iniciado na aula anterior, Estudo do signo “árvore", anexando os desenhos das árvores do pátio.

Aula 3   

Ø  Reúna retalhos de papel crepon em cores variadas, sucatas, papel higiênico, saquinhos plásticos, cordões e convide os alunos a transformarem as árvores da escola;

Ø  Vá para o pátio com os alunos e peça para que escolham uma das árvores para decorarem e mudarem o seu visual;

Ø  Distribua saquinhos plásticos e retalhos de papel crepon, solicitando que os alunos escolham uma cor de papel, coloquem dentro do saquinho plástico e o encham com água, amarrem e pendurem na árvore, aguardando um tempo para verificar o desbotamento do papel e a transformação da cor da água;

Ø  Aguarde até que todos os alunos dêem sua contribuição na construção da instalação.

Instalação – Mudando as árvores da nossa escola

Alunos do 4ºAno 2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Detalhe: Instalação – Mudando as árvores da nossa escola

Alunos do 4ºAno 2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aula 4   

Ø   Colete rolinhos de papel higiênico ou carretéis de linha/lã/cordão e retalhos de papel crepon;

Ø   Disponibilize cola quente junto com os materiais coletados e proponha a construção de objeto tridimensional com o signo “árvore”.  

Construção de objeto tridimensional – Estudo do signo Árvore                      

Alunos do 4ºAno 2010 – ESEBA-UFU                      

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Construção de objeto tridimensional – Estudo do signo Árvore                           

Alunos do 4ºAno 2010 – ESEBA-UFU                           

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aula 5   

Ø   Retome o painel com os desenhos de árvores dos alunos e as imagens de obras de Tarsila e Poteiro dialogando sobre as características, as semelhanças e as diferenças apresentadas;

Ø   Entregue aos alunos papel canson A4, caneta preta de ponta porosa, lápis de cor e tinta aquarela e proponha o desenho de árvores, fechando o estudo do signo “Árvore”;

Ø   Converse com os alunos sobre a evolução de cada um e sobre o desenvolvimento de suas habilidades em desenho,  pintura e  construção de objetos;

Ø   Coloque os trabalhos para secar e, posteriormente, complete o painel em contrução com o Estudo do signo “árvore" e a sua conseqüente desetereotipização.

Composição plástica em aquarela e caneta preta sobre papel canson

Alunos do 4º Ano – ESEBA/2010               

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica em aquarela e lápis de cor sobre papel canson

Alunos do 4º Ano – ESEBA/2010  

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Composição plástica em aquarela e lápis de cor sobre papel canson

Alunos do 4º Ano – ESEBA/2010

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Recursos Complementares

Ver aula de minha autoria no Portal do Professor:

A VISÃO DA CIDADE POR ARTISTAS PLÁSTICOS CONTEMPORÂNEOS

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21808   

(Enfoque nas IMAGENS de CORTE ILEGAL de árvores da artista BIA RAUSCHER)    

Avaliação

Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário verificar o nível de aprendizagem do grupo, a compreensão do estudo do signo árvore como necessário à sua desetereotipização, bem como,  observar a troca contínua de experiências, complementando-se  a proposta com a autoavaliação.                                 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.