Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE GIBIS

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Gloria Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as características do gênero Gibi;
  •  Ler, utilizando  de  pistas linguísticas e enfocando os aspectos relacionados à intertextualidade, ao uso de metáforas visuais e ao recurso da homonímia;
  •  Construir a noção da  leitura como fonte de prazer e cultura.
  •  Estabelecer relação entre as partes lidas e o todo;
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º ATIVIDADE:

Organize os alunos em uma rodinha.

No centro da rodinha, espalhe vários gibis.

Exemplos:

Fonte de todas as imagens: http://www.google.com.br/images?q=gibis&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&oe=UTF-8&rlz=1I7GFRE_pt-BR&redir_esc=&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wi&biw=1003&bih=493 

Estimule que folheie os gibis

Depois problematize questões que possam levá-los a reflexão, tais como:

  • Como se chama esse tipo de revista?
  • Qual é a diferença desse tipo de revista, que conta uma história para as histórias dos livros?
  • Quem já "leu"?
  • Onde "leu"?
  • Quem gosta? Por quê?
  • Qual é a(s) personagem(ns) preferida(s)? Por quê ?
  • Quais as características dessa personagem escolhida como preferida?

2º ATIVIDADE:

Proponha a construção de uma Gibiteca na sala de aula.

Elabore coletivamente um bilhete aos pais explicando o projeto e pedindo doações. Amplie o pedido de doações para a comunidade e para outras salas

Defina  e organize com o grupo um local onde será montada a gibiteca.

Proponha a criação da carteira de sócio da gibiteca e a eleição mensal de um aluno responsável pelo controle de entrada e saída dos gibis.

 

Defina coletivamente as regras de uso do acervo da Gibiteca, tais como o cumprimento das datas de devolução dos gibis e o uso e  cuidado com o manuseio dos gibis. Cole as regras próximo ao local definido para a Gibiteca

3º ATIVIDADE:

Organize algumas transparências de sequências de histórias dos personagens preferidos da turma e apresente-as  com a ajuda de um retroprojetor.

Exemplo de sequências;

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=tirinhas+da+turma+da+monica&aq=3&aqi=g7&aql=&oq=tirinhas 

Apresente quadro a quadro, tomando o cuidado de cobrir os quadrinhos seguintes.

Chame atenção para a fisionomia dos personagens em cada quadro, as expressões usadas e os formatos dos balões.

Provoque-os a antecipar o que acontecerá no próximo quadrinho e depois, ao mostrar o quadrinho, conferir quem acertou o palpite. Siga com a atividade, quadro a quadro.

Releia o texto completo para melhor entendimento da história;

Repita essa sequência de atividades até que a turma se familiarize com os elementos  típicos dos gibis.

4º ATIVIDADE:

Leve-os em dupla ao laboratório de informática e apresente o  site da turma da Mônica:

http://www.monica.com.br/index.htm

Pergunte quem gostaria de se  cadastrar no site. Circule entre as mesas orientando e ajudando as crianças que quiserem .Para as crianças que não tiverem email, utilize do email do laboratório de informática, se for possível. Nessa atividade o importante é que as crianças estarão utilizando-se da leitura e da escrita com uma função social clara, o que os motivará e os auxiliará a perceber a importância de tais conhecimentos.

Depois do cadastramento, oriente-os a entrar no seguinte link:

http://www.monica.com.br/diversao/games/senha/senha.htm

Leia com eles a instrução do jogo, aproveitando para trabalhar as características e as funções  do gênero instrucional .

Deixe-os jogar, obedecendo às regras.

Em seguida, permita que explorem o site  onde são oferecidas muitas opções de jogos.

Quando retornar para a sala produza um texto coletivo sistematizando as descobertas e as experiências vividas no laboratório de informática.

Peça que produzam uma ilustração sobre a visita ao laboratório, incluindo balões de diálogos ,como os dos gibis, entre as pessoas retratadas.

Socialize o resultado os  trabalhos e afixe no mural da classe.

5º ATIVIDADE:

Estabeleça como atividade permanente  que todos os dias haja uma criança contando para a turma uma história em quadrinho de um gibi retirado da Gibiteca e lido em casa. Aproveite para trabalhar a escuta e a atenção respeitosa a leitura do colega. A organização em rodinha  cria um ambiente mais adequado para o desenvolvimento da proposta.

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer no processo e no final.  Avaliar a participação do aluno, sua contribuição, seu interesse e  o trabalho efetivamente realizado. Também avaliar os avanços obtidos na leitura, quanto as aspectos relacionados a intertextualidade,  utilizando  asas pistas lingúisticas. Verificar se as produções textuais dos alunos  apresentam o uso de metáforas visuais .

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cristiane de oliveira lopes, EEEF INACIO DE LOYOLA , Rondônia - disse:
    cfcbandeira@hotmail.com

    15/06/2011

    Quatro estrelas

    Professora gostei muito de sua aula e principalmente da criação da GIBITECA. Foi uma aula diferente e acho que sai da mesmice de interpretação do tradicional.Quem tiver condições de trabalhar um momento de leitura todos os dias, por menor que seja, ajuda a criar o hábito de leitura nos alunos. E os gibis chama bastante atenção das crianças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.