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UCA - Todo ovo tem vida

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
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NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Todo ovo tem vida

Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo

Identificar, mediante observação direta, a diferença entre ovo e óvulo de galinha.

Segundo Objetivo

Reconhecer o ovo como uma das formas de reprodução dos seres vivos.

Terceiro Objetivo

Compreender os principais estágios da formação do pinto dentro do ovo.

Duração das atividades
6h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Todo ser vivo tem um ciclo vital, que se inicia ao nascer e se finda com a morte.

Reconhecer a postura de ovos como a forma de perpetuação das espécies entre as aves.

Estratégias e recursos da aula

Uma Abordagem para o Professor

A experiência que temos de sala de aula, tem demonstrado que, embora as crianças saibam que, em muitas espécies animais, os filhotes nasçam de ovos, elas têm dificuldade para reconhecer que o ovo tem vida. Trabalhar este tema com as crianças é uma oportunidade para elas investigarem, conhecerem que diferentes espécies reproduzem através de ovos e esclarecerem suas dúvidas.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

  • Kword                [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];
  • WxCam             [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
  • Gwenview          [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas];
  • KcolourPaint     [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas];
  • Krecord             [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
  • Kaffeine            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
  • Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet];

Nessa aula as crianças são levadas a refletir sobre a vida que se desenvolve no ovo, sobre o tempo previsto para que nasça o pintinho, entre outros assuntos pertinentes ao tema. A partir desta aula, as crianças têm contato com outros temas relacionados ao processo de reprodução, incentivando-as a novas investigações.

Estratégia

1. Responder a questão: Quais animais nascem de ovos?

Os alunos deverão abrir o programa Kword, e criar uma tabela com duas colunas, com os seguintes cabeçalhos: filhotes que nascem de ovos e filhotes que não nascem de ovos. Após a construção da tabela o professor falará o nome de 20 (vinte) animais e os alunos deverão completar a tabela, colocando-os na coluna adequada. Sugestão de 20 animais: galinha, sapo, peixe, cachorro, vaca, cobra, tartaruga, baleia, gato, jacaré, cabra, porco, ovelha, coelho, sabiá, pombo, golfinho, pato, rato, bem-te-vi.

Exemplo de Resposta

Filhotes que nascem de ovos

Filhotes que não nascem de ovos 

Galinha

Cachorro

Sapo

Vaca

Peixe

Baleia

Cobra

Gato

Tartaruga

Cabra

Jacaré

Porco

Sabiá

Ovelha

Pombo

Coelho

Pato

Golfinho

Bem-te-vi

Rato

2. Complementar a atividade anterior, associando imagens dos animais que nascem de ovos

O aluno deverá abrir o navegador Mozilla Firefox e digitar na barra de endereços: http://www.google.com, entrando no site do Google. Quando a página estiver carregada, clicar no link Imagens, posicionado no canto superior esquerdo. A partir deste ponto o aluno deverá procurar por uma foto de cada um dos animais que foram listados na coluna "Filhotes que nascem de ovos" (ver Primeira Atividade). Cada foto encontrada deverá ser salva em um diretório de imagens denominado "filhotes-que-nascem-de-ovos". Com o objetivo de visualizar todas as fotos encontradas, o aluno deverá abrir o software Gwenview e passá-las, uma a uma, em modo slide, identificando cada animal. 

3. Responder a questão: Os ovos são todos iguais?

Para responder a esta questão, o aluno deverá pesquisar nas Imagens do site Google (procedimento semelhante à atividade 2) por fotos (nos formatos png e jpeg) de ovos dos dez animais anteriores e inseri-las dentro do diretório ovos (criar anteriormente este diretório). Posteriormente o aluno deverá abrir com o software KColourPaint, cada uma das fotos de ovos encontrada, e utilizando alguma ferramenta deste software, escrever o nome do animal referente ao ovo.

4. Ler o texto abaixo e discutir com o professor a questão: Todos os ovos precisam ser chocados?

Analuísa e Vinícius vivem em uma cidade grande e nem sempre conseguem ver outros animais além de cachorros, gatos, pombos e outras aves.No fim de semana passado, Analuísa e Vinícius foram a um sítio.

Voltaram cheios de novidade!Viram casinha de joão-de-barro e ninho de guaxo. Descobriram lagartas e casulos. Acharam ovos de lagartixa. No lago, os girinos pareciam peixes. Os beija-flores e as abelhas passeavam de flor em flor.

Viram também uma galinha caipira com seus pintinhos...

Analuísa e Vinícius foram ao galinheiro.Viram os ninhos. Em alguns, havia ovos, em outros, não.

Mas um ninho chamou mais a atenção das crianças. Nele, não viram ovos, e sim uma galinha branca toda arrepiada. Ela quis bicá-los quando se aproximaram. Isso deixou Analuísa muito curiosa:   

- Por que esta galinha está tão brava?   

- Ela está choca. Com galinha choca não se brinca – disse Vinícius.

- Ela está chocando os ovos. Daqui a alguns dias, vamos ter mais pintinhos no quintal.

fonte: PORTO et.al. Asas para voar: ciências. São Paulo: Ática, 2010. v.2

5. Responder a questão: Será que todo ovo tem vida?

Solicitar aos alunos que abram o KWord e respondam a pergunta acima. As respostas devem ser encontradas com base em discussões com os colegas e o professor, ou ainda pesquisando em sites na internet.

O vídeo abaixo pode auxiliar na obtenção da resposta:

http://www.youtube.com/watch?v=xoMsL7UerVw

Consulta realizada dia 05 de novembro de 2010, às 11:15min

Alternativa 1: Observando ovos reais

Para realizar esta parte da atividade, o professor deve dispor de 2 ovos, um deles galado, e o outro não. Em uma granja ou produtor de ovos pode-se conseguir estes tipos de ovos. Caso você não disponha de um ovo galado, passe para a Alternativa 2.

Inicie organizando as crianças em roda para realizar a atividade de observação sugerida. A atividade será realizada em roda pois serão abertos dois ovos. Ao manipular os ovos eles podem ficar contaminados, o que implica em jogá-los fora após a observação. Para realizar essa observação, além dos dois ovos (um galado, de galinha que cruzou com galo e um óvulo de galinha solteira), você vai precisar também de dois pratos. As galinhas que não se acasalam com o galo botam óvulos, que são conhecidos como ovos de granja, mas não tem embrião. Esses ovos não vão gerar pintinhos. São usados como alimento pelas pessoas.

Como fazer 

a.Observar os ovos por fora: a cor, a textura e a forma.

b. Abrir os ovos colocando cada um em um prato. A gema deve ficar inteira e não se misturar com a clara.

c. Observar e registrar o que se poder ver com relação:

   - à casca dos ovos por dentro e por fora;

   - às claras e às gemas, procurando nas gemas uma manchinha esbranquiçada.

Levantando Hipóteses

A partir das observações, responder se nasce pintinho de qualquer ovo de galinha? Para levar os alunos a refletirem sobre a questão e buscarem respostas, perguntar também:

a. Em qual das gemas vocês observaram a mancha esbranquiçada?

b. Qual dos ovos poderia virar um pintinho?

c. Vocês perceberam outras diferenças entre os ovos? Quais?

As crianças fazem as observações e trocam idéias. Para fazer a atividade de registro, pedir aos alunos que retornem aos seus lugares. Então, em duplas ou trios, solicitar que os alunos tragam seus laptops para fotografar os ovos, empregando o software WxCam. Depois de fotografados os ovos, os alunos devem colocar suas fotos no KWord e escrever um pequeno texto para caracterizar cada uma a partir das observações realizadas.

Alternativa 2: observando um ovo galado através de um vídeo

Inicie organizando as crianças em roda para realizar a atividade de observação sugerida. A atividade será realizada em roda pois sará aberto um ovo.

As galinhas que não se acasalam com o galo botam óvulos, que são conhecidos como ovos de granja, mas não tem embrião. Esses ovos não vão gerar pintinhos. São usados como alimento pelas pessoas.

Como fazer

 a.Observar o ovo por fora: a cor, a textura e a forma.

 b. Abrir o ovo colocando-o em um prato. A gema deve ficar inteira e não se misturar com a clara.

 c. Observar e registrar o que se poder ver com relação:

    - à casca do ovo por dentro e por fora;

    - à clara e à gema

Em seguida, solicitar às crianças que retornem aos seus lugares e que vejam o seguinte vídeo utilizando seu laptop:

http://www.youtube.com/watch?v=xoMsL7UerVw 

Levantando Hipóteses

A partir das observações do ovo aberto em sala de aula e do vídeo, responder se nasce pintinho de qualquer ovo de galinha?

Para levar os alunos a refletirem sobre a questão e buscarem respostas, perguntar:

a. Em qual das gemas é possível observar uma mancha esbranquiçada, no ovo do vídeo ou no ovo utilizado em aula?

b. Qual dos ovos poderia virar um pintinho?

c.Vocês perceberam outras diferenças entre os ovos? Quais?

As crianças fazem as observações e trocam idéias. Para fazer a atividade de registro, pedir aos alunos que retornem aos seus lugares. Então, em duplas ou trios, solicitar que os alunos tragam seus laptops para fotografar o ovo aberto em sala de aula, empregando o software WxCam. Depois de fotografado o ovo, os alunos devem utilizar o KPaint para editar a foto tirada e representar um ovo galado a partir dela. Em seguida, os alunos devem colocar ambas as fotos (a foto original e a foto editada no KPaint representando um ovo galado) no KWord e escrever um pequeno texto para caracterizar cada uma a partir das observações realizadas.

Complementando a atividade, tanto para a Alternativa 1 quanto Alternativa 2

Durante a realização da atividade, é importante discutir com os alunos e deixar claras as seguintes questões:

  • Por que só do ovo galado pode nascer pintinho?
  • O que o embrião precisa para se desenvolver?
  • Quem sustenta o embrião dentro do ovo até que ele se torne um pintinho?
  • A galinha choca apenas um ovo de cada vez?
  • Por que as aves chocam seus ovos?
  • Quanto tempo demora para nascer o pintinho?
  • Que diferenças existem entre os pintinhos do sítio e os de granja? E semelhanças?
  • Você conhece outros animais que também nascem de ovos?

Para completar a atividade, escolher um coleguinha e fazer uma entrevista com ele sobre os questionamentos 1, 2 e 3 acima. O software WxCam deve ser aberto e a entrevista com o colega deve ser gravada. Após a gravação, a entrevista deve ser salva e executada com o software Kaffeine. As entrevistas podem ser exibidas pelos alunos em sala de aula, estimulando-os a comentarem as mesmas.

6. Pintinho de sítio... Pintinho de granja... 

A mancha esbranquiçada que você observou no ovo galado é a gala. É o início da vida de um pintinho. É o seu embrião.A gema e a clara que envolvem a gala são alimentos que vão sustentar o embrião até que ele se torne um pintinho. Para o embrião se desenvolver, ele precisa de calor e de umidade.

Após aproximadamente 21 dias, a casca dos ovos se rompe e os pintinhos nascem.

7. Visita ao sítio

No sítio que Analuísa e Vinícius visitaram, após botar vários ovos no ninho, a galinha vai chocá-los com o calor do seu corpo. Ela acomoda no ninho e só sai dele de vez em quando.

Nas granjas, pode-se produzir “ovos” ou aves. As galinhas que não acasalam com o galo botam “ovos” que não tem embrião. Esses “ovos” são usados para o consumo das pessoas. Entretanto, nas granjas que criam aves para consumo, os “ovos” precisam ser galados, para que o embrião possa se desenvolver. Esses ovos são chocados em máquinas, chamadas de chocadeiras. A temperatura na chocadeira é mantida em torno de 40 graus, pois não há o calor do corpo da galinha para aquecer os ovos.

Tanto no sítio quanto na granja os pintinhos nascem molhados e desajeitados o que faz com que pareçam frágeis. Mas, assim que as penas secam estão prontos para seguir a mãe, já conseguem comer pequenos grãos e sementes e capturar pequenos animais como insetos e minhocas. Nas granjas, os pintinhos são alimentados com ração, a base de milho e soja.

Vídeos Complementares

Os vídeos a seguir podem ser empregados para explorar mais o fato de que um ovo pode conter vida, e também para que as crianças veja como um animal pode carregar um ovo dentro de seu corpo.

Imagens do desenvolvimento do pintinho dentro do ovo até o nascimento

http://www.uhull.com.br/06/13/do-ovo-a-galinha-passo-a-passo/    

consulta realizada dia 07 de novembro de 2010 às 10:02min

Nascimento de um pintinho

http://www.youtube.com/watch?v=uIDIumcUX2Q&feature=related 

consulta realizada dia 29 de outubro de 2010 às 22:16min 

Como são os ovos das aves

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/ovos-das-aves-5.php 

consulta realizada dia 05 de novembro de 2010 às 09:30min

O ovo como início da vida, dentro do corpo das fêmeas dos mamíferos e fora do corpo em outros grupos de animais

http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/riquezas-da-fauna-e-flora/2942-o-ovo.html 

consulta realizada dia 05 de novembro de 2010 às 09:32min

Comentários sobre a aula

  • Dar tempo para que as crianças possam responder às perguntas.
  • Ouvir mais de uma criança.
  • Observar se todas as crianças estão participando das discussões.
  • Estimular a participação de todos.

Buscar ressaltar aos alunos que observamos dois ovos e lemos textos sobre a vida que começa em um ovo e assistimos vídeos sobre o assunto. Os ovos observados foram ovos de galinha. E agora, vamos ver o que aprendemos? Através das investigações que fizemos, vimos que somente os ovos das fêmeas que cruzam com os machos têm vida. Assim, ao chocar o ovo é dado condições para desenvolver a vida que já existe dentro dele.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ocorrer durante toda a aula quando discutimos as opiniões dos alunos, solicitamos a sua participação nas atividades e verificamos as tarefas realizadas.

A atividade 5 permite avaliar o que os estudantes aprenderam com relação à identificação das diferenças entre ovo e óvulo de galinha. Os textos elaborados por eles devem explicitar estas diferenças, como mancha esbranquiçada e presença de veias.

A atividade 5 também faz parte da capacitação dos alunos em projetos de investigação – ou seja, instrumentaliza os estudantes para realizar pesquisa através de observação e registro. Portanto, é importante avaliar nesta atividade se os estudantes fizeram seus registros de maneira clara e organizada.

Quanto ao reconhecimento do ovo como uma das formas de reprodução dos seres vivos, praticamente todas as atividades buscam sensibilizar o alunos sobre esta questão. O aluno deve ter este fato bastante presente após a realização de todas as atividades.

Além das discussões e leituras geradas, os alunos poderão ser avaliados de acordo com o nível de apropriação que vão obtendo com as ferramentas do laptop e, por consequência, com a qualidade do resultado final de cada uma das seis atividades propostas.

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