16/09/2008
Maria Terezinha Gaspar;Erondina Barbosa da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Atividade 1: Construção do Tangran de 7 peças usando folhas brancas A4 e tesoura.
Observação: Ao final de cada passo, o aluno deverá responder algumas perguntas em seu caderno. Aproveite a construção para rever com os alunos alguns conceitos geométricos como: diagonais de um polígono, tipos de quadriláteros, tipos de triângulos, altura de um triângulo, semelhança de triângulos, etc.
1º. PASSO - Peça aos alunos que construam e recortem o maior quadrado possível a partir de uma folha A4.
Pergunta 1: O quadrado que você construiu é um retângulo? É um paralelogramo? É um losango? É um trapézio? Justifique suas respostas.
2º. PASSO – Desenhe uma das diagonais do quadrado e utilizando uma tesoura, recorte o quadrado pela diagonal. Que tipo de figura geométrica é cada uma das peças obtidas após o corte?
Pergunta 2: Classifique as figuras de acordo com os lados e com os ângulos. Justifique.
3º. PASSO – Guarde um dos triângulos formados no passo anterior. No outro, vamos marcar a altura em relação à hipotenusa. Como fazer? Basta dobrar o triângulo a partir do ângulo reto. Após isto, recorte ao longo desta dobra (a altura), formando dois triângulos. (Estes dois triângulos que surgiram após o corte são as duas primeiras peças do tangran).
Pergunta 3: Estes dois triângulos menores são semelhantes ao triângulo maior que ficou reservado? Justifique.
4o. PASSO – Reserve esses dois triângulos menores. Vamos trabalhar agora com o triângulo maior que ficou guardado no 3º. PASSO. Utilizando este triângulo (triângulo maior) marque sua altura em relaç&atil de;o à hipotenusa como no 3º. PASSO, mas não o recorte. Após esta dobra, você observará que marcou o ponto médio da hipotenusa do triângulo maior (o ponto médio do maior lado do triângulo grande). Agora, projete, ou melhor, leve o vértice do ângulo reto até esse ponto médio e dobre. Abra a figura e veja que há um novo triângulo, menor que os outros que estão reservados. Esta é a terceira peça do Tangran: o triângulo médio. Recorte esse triângulo e reserve.
Pergunta 4: Que tipo de quadrilátero é a figura que restou após recortar o triângulo? Justifique.
5º. PASSO – Dobre o trapézio ao meio e recorte. Veja que apareceram duas figuras que também são trapézios. Reserve um deles. Com o outro trapézio você deverá formar um quadrado e um triângulo pequeno. Como?! Observe bem o trapézio, note que ele tem dois ângulos retos, um ângulo agudo e um obtuso. Dobre o trapézio fazendo coincidir o vértice do ângulo agudo com o vértice do ângulo reto adjacente. Abra. Você viu que apareceu um quadrado e um triângulo? Corte na linha e separe as figuras que são duas novas peças do Tangran, isto é, o quadrado e um triângulo pequeno. Já temos, portanto, 5 peças.
Pergunta 5: Que tipo de trapézios são os formados após dobrar e recortar o trapézio maior ao meio? Justifique.
6º. PASSO – Pegue o trapézio reservado no passo anterior. Dele sairão as duas últimas peças: um paralelogramo e um triângulo pequeno. Como?! Observe novamente o trapézio e agora faça coincidir o vértice do ângulo obtuso com o vértice do ângulo reto não adjacente a ele. Abra e observe a figura. Você verá um triângulo pequeno e a última peça do Tangran que é um paralelogramo (par de lados paralelos). Agora basta recortar as duas figuras.
Após este 6º. PASSO você terá montado com seus alunos um tangran de 7 peças.
Atividade 2: Leve os alunos para o laboratório de informática e peça para acessarem o site http://descartes.cnice.mec.es/matemagicas/index.htm . Em seguida, eles devem dar um clique com o mouse sobre “Magia”.
Em seguida rolando a tela encontrarão a palavra tangrans. Devem dar um clique em “em El circo”.
Neste site eles verão uma pequena apresentação sem som envolvendo figuras encontradas no circo, tais como: bailarina, leão, foca, malabarista, etc. Todas as figuras foram formadas com as peças do Tangran.
Sugira a seus alunos que escrevam uma pequena história sobre a apresentação vista e que criem a sua própria história com figuras construídas por eles utilizando as peças do tangran que eles construíram na atividade 1.
Quatro estrelas 6 classificações
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04/06/2012
Cinco estrelasbom
24/03/2010
Quatro estrelasrealmente otimo e otmista esta aula e é barbaro o site onde usa-se tangen -o el circo - e vi outros , matematica acada sendo uma brincadeira. obrigado. eba
24/03/2010
Quatro estrelasE a primeira vez que entro no site e gostei muito desta aula, achei muito interessante. Gostaria de saber o que devo faer para usar o site http://descartes.enice pois está em espanhol. Ainda não levei meus alunos na sala de informatica porque tenho duvidas de como usar o pc. Por favor me ajude a tornar minhas aulas mais interessantes. Zaia Teles
24/03/2010
Quatro estrelasDei mais uma olhada para lembrar a aula, mas gostei muito. Fazer história em quadrinhos, com tangran, é muito bom, vou fazer com minha turma de maternal. Um enorme beijo.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótima a colocação e apresentação do material trabalhado. Avaliei como sendo ótima, pois existe ai, uma ótima oportunidade de aprofundar e manusear o uso da régua e explorar cada vez mais a noção de madidas, e a percepção do centímetro dento do metro. Ótima a prática de construir figuras, onde com certeza aparecem as mais variadas possíveis. Faça isso com folhas A4 de cores diferentes, omde depois eles trocam peãs semelhantes na construção de figuras coloridas. Fica ótimo. Parabéns. Até mai
24/03/2010
Quatro estrelasgOSTEI MUITO E VOLTO PARA INCREMENTAR MINHAS AULAS