Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO SOBRE AS REGRAS DO TRÂNSITO.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer mais sobre o assunto abordado.           

Aprender a elaborar um manual sobre o tema.           

Desenvolver os processos de construção da escrita.

Conhecer as regras do trânsito para utilizar no seu cotidiano.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor na fase inicial.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias da aula:

Primeira Atividade: Leitura da história em quadrinhos.

Inicie a aula levando os alunos à sala de informática para assistirem a história em quadrinhos "Educação no trânsito não tem idade" da turma da Mônica.

Essa história foi especialmente criada para ensinar as crianças os cuidados que devemos ter no trânsito. São dezesseis páginas de uma leitura fácil e divertida, mas que conseguem de forma adequada informar regras básicas do trânsito.

Entregue  uma tira de papel com o endereço abaixo para que, em duplas,  os alunos possam acessar a página da história.

http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/welcome.htm 

Caso sua escola tenha um projetor, a história poderá ser passada para todos os alunos ao mesmo tempo com o professor fazendo a leitura para a turma.

Segunda atividade: Comentários sobre a história

Após a leitura converse sobre a história e explore a capa do gibi.

Pergunte o nome das personagens que aparecem na capa, descubra o conhecimento da turma sobre a Turma da Mônica, perguntando sobre as características de cada integrante dessa turminha animada.

Faça perguntas sobre a história:

- A história trata sobre qual assunto?

- O que eles aprenderam sobre regras do trânsito?

- Algumas das regras eram conhecidas da turma?

- Já viveram algum momento no trânsito em foram desrespeitados enquanto pedestre?

- Seus pais procuram seguir as regras e as leis de trânsito?

Terceira atividade: Registrando

Em um blocão anote as principais regras de trânsito que apareceram na história. Esse registro é importante para ajudá-los na tarefa de construção do manual.

Quarta atividade: Conhecendo o trânsito próximo à escola

Proponha à turma uma volta pelo quarteirão da escola com o objetivo de observarem o comportamento das pessoas no trânsito.

Faça um roteiro sobre o que eles devem observar:

Questões que podem constar no roteiro:

                                                                                              ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:

Observar se os carros estão estacionados em cima de calçadas?

Observar situações como:

Os pedestres atravessam na faixa?

Esperam o sinal vermelho fechar para atravessar?

Crianças muito pequenas foram vistas nas ruas desacompanhadas?

Os pais ou responsáveis estão segurando a mão das crianças pequenas?

Os motoristas e passageiros dos veículos estão usando o cinto de segurança?

As crianças estão presas às cadeirinhas?

Caso a escola fique próxima de vias expressa verificar a presença de passarelas?

Ouviu barulho de buzinas perto da escola?

Não se esqueça de sempre que sair da escola o professor deverá ter a autorização de todos os pais e levar os alunos de preferência uniformizados e identificados com um crachá.

Antes de sair explique que o passeio será uma aula fora da escola e que todos devem estar atentos aos objetivos propostos.

Faça também uma revisão nos combinados sobre o comportamento para que o passeio seja seguro e prazeroso para todos.

Leve para cada dupla de alunos um caderninho de anotações com o roteiro de observações sobre o passeio e disponibilize material como lápis e borracha para o registro das observações importantes.

Quinta atividade: Registrando o passeio

Na volta do passeio registre no blocão as observações dos alunos fazendo comentários sobre as situações observadas.

Peça para cada aluno escrever no caderno as observações mais importantes do passeio e desenhe o que observou.

Sexta atividade: Texto informativo

Para garantir mais informações e assim facilitar a confecção do manual de segurança no trânsito, leia com sua turma este texto encontrado no site da prefeitura de Bento Gonçalves.

http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=32683

                                                                                Dicas de Segurança no Trânsito

Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.

Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente.

Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.

Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.

Pega é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes. 

Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.

Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.

Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.

Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.   

                                                                                              Segurança do Pedestre

 Motoristas e pedestres travam verdadeiras batalhas nas ruas e estradas. O resultado é um saldo elevado de atropelamentos por ano, com muitas vítimas fatais. De quem é a culpa? Dos motoristas? Em parte sim, porque muitos não obedecem às leis de trânsito. Mas os pedestres também são culpados. Eles também não obedecem às leis de trânsito. A segurança do pedestre depende de sua própria disciplina. Atitudes simples como estas podem salvar vidas:

*Atravesse as ruas com atenção.

*Antes de deixar a calçada, observe de onde vêm os carros e se há semáforo.

*Atravesse sempre na faixa de pedestres, quando houver.

*Não fique no meio-fio esperando o sinal fechar para os carros. Isso atrapalha os motoristas e pode causas acidentes.

*Respeite a vez do motorista. Nunca tente atravessar se o sinal estiver aberto para os carros. Se ocorrer um acidente a culpa será sua.

*Utilize as passarelas para pedestres nas grandes avenidas ou rodovias. Não tenha preguiça nem queira encurtar o caminho. Você pode estar encurtando a sua vida

*Ande sempre pela calçada. Quando não existir calçada, caminhe no sentido contrário ao do tráfego para ter melhor visão dos veículos.

*Nunca desça de um ônibus fora do ponto. Se não for possível evitar, antes de descer olhe bem se nenhum carro ou moto está vindo em sua direção.

*Nunca abra a porta ou desça de um carro estacionado sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos.

*Use roupas claras (ou um sinal luminoso) para andar à noite. Isso permite que os motoristas vejam você.

*Nunca passe correndo na frente de uma garagem. Pare e olhe se não está saindo nenhum carro. Não deixe crianças brincando na rua sozinhas. Elas se distraem facilmente e não percebem o perigo.

                                                                                       Cinto de Segurança 

Em caso de colisão, o cinto de segurança aumenta em 50% a proteção dos passageiros. Ele não é opcional. Faz parte das condições de segurança do carro, assim como os freios.  Se o carro estiver a 20 km / hora e colidir, a cabeça dos ocupantes será projetada na mesma velocidade contra o pára-brisa. É o suficiente para provocar a perfuração do globo ocular. Portanto, o uso do cinto de segurança é necessário mesmo em baixa velocidade. Imagine o que pode acontecer a 50, 80 ou 100km / hora.

 Cuidados especiais:  

*Crianças devem viajar sempre no banco traseiro. As pequenas devem ser transportadas em cadeirinhas apropriadas. A partir dos sete anos, as crianças podem usar cinto de segurança do banco traseiro.

*Gestantes devem usar o cinto, atado de maneira segura e confortável; nem apertado nem frouxo demais.  

*Qualquer passageiro que viaje no banco traseiro deve obrigatoriamente usar o cinto. Caso contrário, se houver colisão, ele será jogado sobre os passageiros da frente, agravando o acidente.

*A folga entre cinto e o corpo deve ser no máximo de 5cm (ou o equivalente ao seu punho).

*Nunca passe o cinto por debaixo do braço.  

*Pela lei, em caso de acidente, você é responsável pelas pessoas que transporta em seu carro. Use o cinto e exija que todos no seu carro também o façam.

*Respeite as leis de transito.

*Ensine seus filhos a respeitá-las 

Após a leitura do texto convide os alunos, agora já muito bem informados, para confeccionar um manual para esclarecer às outras crianças da escola sobre a importância destes cuidados para evitarmos acidentes.

Sétima atividade: Confecção do manual

Oriente a turma sobre os objetivos do manual;

_ Informar

_ Mostrar as regras que devem ser seguidas no trânsito para evitar acidentes.

 

Seja o escriba do seu grupo e  junto com a turma  redija o texto que vai fazer parte do manual.

Lembre seus alunos que o manual precisa ter informações breves e claras.

Liste as principais dicas lidas no texto da história em quadrinhos e no texto da prefeitura de Bento Gonçalves, além das observações feitas no passeio no entorno da escola.

Após terminar de escrever o texto, faça uma revisão junto com os alunos, e peça que cada um copie as dicas fazendo ilustrações para deixar o manual mais atraente para seus leitores e auxiliar na compreensão.

Oitava atividade: Distribuindo os manuais

Após o manual feito, divida sua turma em pequenos grupos e os levem para passar nas turmas da escola para entregar os manuais e falar rapidamente sobre o que eles aprenderam com a aula.

Caso seja necessário, tire cópias dos manuais para que todos da escola possam ter acesso a esse material.

Nona atividade: Avaliação 

Na volta da entrega dos manuais, converse com seus alunos sobre o que eles aprenderam com a aula.

Pergunte se acharam importante ir às salas para explicar para as outras crianças o que eles aprenderam?

Pergunte se eles acham que os conhecimentos aprendidos serão úteis para a proteção deles?

Recursos Complementares

Nos sites abaixo o professor encontra mais informações sobre as regras de trânsito que tanto pode servir para complementar as suas informações sobre o assunto como também podem ser utilizados como um texto informativo para serem lidos e discutidos em sala.

http://www.mundodastribos.com/codigo-de-transito-brasileiro-atualizado-2010.html

http://www.pedestre.org.br/downloads/pedestre_novoCTBcompleto.pdf   

Avaliação

 A avaliação ocorrerá durante toda a aula onde o professor deverá observar a participação dos alunos nas interações ir verificando as aprendizagens adquiridas sobre o tema.  No momento da confecção do manual o professor deverá observar o quanto os alunos aprenderam sobre os cuidados no trânsito e como estão elaborando um texto escrito.

Através da avaliação e da explicação para as outras turmas o professor deverá observar o quanto seus alunos aprenderam sobre o tema e pretendem levar esse conhecimento para sua vida.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cler dos santos gomes pereira, instituto eduacacional manoel pineiro (escola particular) , Minas Gerais - disse:
    criscler@hotmail.com.br

    06/05/2012

    Cinco estrelas

    Esse site sempre me ajuda quando preciso ! Parabens para quem o montou !!!!!!!!!


  • guilherme garci vitoretti, guilherme garcia vitoretti , São Paulo - disse:
    guiloko85@hotmail.com

    21/08/2011

    Quatro estrelas

    é muito bom essa regras de transitos por que tem gente que nao obedese as regras de transitos quem nao obedese as regras de transitos sempre acomtece alguma coisa px : bater o carro, nao pode beber e depois dirigir, usar cintos de segurança , nao pode falar no celular quando vc esta dirigindo NAO BEBER E DEPOIS DIRIGIR SEMPRE QUANDO VC VAI ANDAR COM O SEU FILHO PRECISA DE CADERINHA PRA AS CRIANÇA


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.