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UCA: Conhecendo mapas

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ORIENTAÇÃO ESPACIAL

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS, Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

1- Aprender a localizar-se a partir de um ponto de referência.

2- Aprender noções que constituem um mapa.

3- Realizar um mapa tendo a escola como referência.

4- Perceber como é feita a leitura de um mapa.

5- Exercitar os conceitos de distância e de medidas.

Duração das atividades
5h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber navegar na Internet pelo laptop.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS PARA O PROFESSOR

Com essa aula  os alunos aprenderão a fazer e orientar-se em um mapa simplificado, tendo a escola como ponto de referência.

As aulas serão realizadas com o auxílio do UCA, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord],

KcolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas],

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet],KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

 

Uma abordagem para o professor:

 No texto Cartografia do Ensino Fundamental, Cintia Bastos Santos e Saionara Ferreira afirmam que:

"Nas séries iniciais, o objetivo maior é orientar e preparar o aluno para que possa interpretar o mapa e, conseqüentemente, produzir interpretações do mundo, seja através da lecto –escrita, como também, através de imagem, desenhos, plantas, maquetes, entre outros.

... A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que o aluno aprende a observar de forma intencional e orientada.

... Na educação cartográfica é importante lembrar que não é através de cópias de mapas que o aluno aprende a fazer uso desse recurso, mas através da produção dos referidos. Para isso, 'na ação de mapear, o objeto a ser mapeado deve ser o espaço conhecido do aluno, o espaço cotidiano, onde seus elementos (casa, escola, padaria, rua, etc.) lhe são familiares'. A proposta de alfabetizaçãocartográfica visa desenvolver com os alunos a construção de estruturas que ofereçam ascondições necessárias ao uso cotidiano e não somente escolar, pois a cartografia é uma das formas de se entender o mundo."

Para acessar o artigo na íntegra, consultar o link: http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/cartografia_cintiasantos_saionaraferreira.pdf

 

 

atividades

Observando um mapa

1- Colocar no chão (para melhor visualização, alunos em uma roda) um mapa relativo à região em que os alunos vivem e pedir que eles reconheçam alguns lugares, indicando trajetos entre diferentes lugares.

2- Perguntar aos alunos que tipo de dados julgam ser necessários constar em um mapa para irem a uma cidade em que nunca estiveram antes.

3- Perguntar se as medidas representadas nos mapas correspondem ao tamanho real dos países, estados, municípios.  Se o desenho do mapa deve seguir um padrão ou pode ser feito de qualquer tamanho.

4- Que tipo de convenções são utilizadas no mapa que os alunos estão vendo para indicar ruas, distâncias, existência de rios, etc? Mostrar que o mapa possui uma escala e outras convenções para indicar localizações reais.

Comparando um mapa em papel com um mapa virtual

5- Pedir que os alunos naveguem na Internet, buscando o mapa de sua cidade no site http://maps.google.com

Neste site há uma caixa de texto “Pesquisar no Mapa”; deve ser solicitado aos alunos que digitem o nome do país onde moram, observando a imagem que se forma na tela, em seguida eles devem repetir o mesmo procedimento com o nome do estado e da cidade onde moram.

6- Comparar as convenções utilizadas no mapa em papel como o mapa virtual. No que eles diferem?

7- Fazer uma listagem conjunta no Kword dos elementos normalmente encontrados em um mapa: escala, indicadores de coordenadas geográficas.

Fazendo um mapa

8- Dividir os alunos em grupos (máximo 3 por grupo) e solicitar que façam um mapa em uma folha de papel para orientar uma pessoa que chegue à escola e queira ir à diferentes lugares da mesma.

Exemplo: - João quer sair da sala de aula do 2º ano e ir à biblioteca. Qual trajeto ele fará?                 

 - Pedro saiu da Secretaria e quer ir ao banheiro. Qual trajeto ele fará?  

O mapa deverá ter dados em cores (exemplo: azul para a biblioteca, verde para a secretaria, etc) correspondentes à produção de legenda para cada representação no mapa.  Para fazer os mapas os alunos deverão percorrer os trajetos medindo em passos as distâncias a constar no mapa.

Exemplo: - Pedro saiu da Secretaria e quer ir ao banheiro. Qual trajeto ele fará?                

Mapa: Pedro deverá andar x passos para a direita, virar à esquerda e caminhar mais x passos...

Testando o mapa realizado

9- Convidar alunos ou outras pessoas da escola a testar os mapas propostos, sem  os trajetos aos quais cada mapa corresponde serem revelados. A pessoa com um mapa diferente, um ponto de partida e uma descrição de caminho deverá obter o ponto de chegada. Caso necessário, depois desta atividade, os mapas deverão ser corrigidos.

 

atividades

Tarefas para os alunos

Sugestões de tarefas que poderão ser feitas em casa para reforçar o conteúdo:

1- Solicitar aos alunos que façam um desenho do trajeto de sua casa até a escola, indicando pontos de referência para localização.

2- O aluno deverá escrever o que o levou a escolher determinados pontos de referência para usá-los no desenho do mapa do trajeto de casa até a escola.
 

 

apoio

Jogo para colocar em prática e ampliar o estudo

Daqui prá lá de lá prá cá 

Neste jogo, os alunos vão colocar em prática conhecimentos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade. É importante que o professor perceba se os seus alunos dão conta dos objetivos propostos, colocando em prática a temática trabalhada. Esse jogo encontra-se no seguinte link:

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml

 

video

O Principezinho no planeta do geógrafo

Neste vídeo inanimado baseado no livro de Saint-Exupèry, encontramos a história do Pequeno Príncipe e sua visita aos planetas. No sexto planeta o príncipezinho encontra um geógrafo e fica conhecendo sua profissão. O vídeo encontra-se no link:

http://www.youtube.com/watch?v=KAkNkSTtGWM

O professor poderá, a partir do vídeo, explicar sobre a profissão do geógrafo e salientar qual o seu tema de estudo.



 

 

Recursos Complementares

O texto apresentado no link a seguir aborda a temática discutida:

http://www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2002/Simposio_Cart_Crian%E7a_2002.pdf

Para aprofundar o tema ver o livro de Rosangela Doin de Almeida:

Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. São Paulo: Contexto, 2001.

O livro de Rosangela de Almeida aborda como as crianças constroem e compreendem o espaço em seu entorno e como podem melhor representá-lo. Mostrando os caminhos e descaminhos da aquisição de uma visão do espaço, o livro é de grande utilidade não só para auxiliar o aluno na leitura de mapas, mas também para desenvolver sua capacidade de localização para a própria vida.

Avaliação

A avaliação deve ser processual, buscando verificar se o aluno participa de maneira efetiva na realização das atividades propostas. Durante a avaliação deste processo, verificar se o aluno:

-  Compreendeu a utilização de escalas e legendas para a produção de mapas. Na atividade 6, na qual o aluno deve construir um mapa, é possível observar se ele utiliza adequadamente escala, utilização de pontos de referência.

- Compreendeu como construir um trajeto em um mapa. A atividade de  construção dos trajetos nos trajetos nos mapas definidos pelos grupos permite avaliar este critério.

- Atuou cooperativamente durante a construção do mapa.

- Adquiriu a noção de organização espacial (medidas e distâncias) por meio dos mapas gerados. A construção do mapa pelo aluno permite avaliar este critério.
 

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