14/01/2011
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS, Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
1- Aprender a localizar-se a partir de um ponto de referência.
2- Aprender noções que constituem um mapa.
3- Realizar um mapa tendo a escola como referência.
4- Perceber como é feita a leitura de um mapa.
5- Exercitar os conceitos de distância e de medidas.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber navegar na Internet pelo laptop.
ESTRATÉGIAS PARA O PROFESSOR
Com essa aula os alunos aprenderão a fazer e orientar-se em um mapa simplificado, tendo a escola como ponto de referência.
As aulas serão realizadas com o auxílio do UCA, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord],
KcolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas],
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet],KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
Uma abordagem para o professor: |
No texto Cartografia do Ensino Fundamental, Cintia Bastos Santos e Saionara Ferreira afirmam que:
"Nas séries iniciais, o objetivo maior é orientar e preparar o aluno para que possa interpretar o mapa e, conseqüentemente, produzir interpretações do mundo, seja através da lecto –escrita, como também, através de imagem, desenhos, plantas, maquetes, entre outros.
... A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que o aluno aprende a observar de forma intencional e orientada.
... Na educação cartográfica é importante lembrar que não é através de cópias de mapas que o aluno aprende a fazer uso desse recurso, mas através da produção dos referidos. Para isso, 'na ação de mapear, o objeto a ser mapeado deve ser o espaço conhecido do aluno, o espaço cotidiano, onde seus elementos (casa, escola, padaria, rua, etc.) lhe são familiares'. A proposta de alfabetizaçãocartográfica visa desenvolver com os alunos a construção de estruturas que ofereçam ascondições necessárias ao uso cotidiano e não somente escolar, pois a cartografia é uma das formas de se entender o mundo."
Para acessar o artigo na íntegra, consultar o link: http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/cartografia_cintiasantos_saionaraferreira.pdf
1- Colocar no chão (para melhor visualização, alunos em uma roda) um mapa relativo à região em que os alunos vivem e pedir que eles reconheçam alguns lugares, indicando trajetos entre diferentes lugares. 2- Perguntar aos alunos que tipo de dados julgam ser necessários constar em um mapa para irem a uma cidade em que nunca estiveram antes. 3- Perguntar se as medidas representadas nos mapas correspondem ao tamanho real dos países, estados, municípios. Se o desenho do mapa deve seguir um padrão ou pode ser feito de qualquer tamanho. 4- Que tipo de convenções são utilizadas no mapa que os alunos estão vendo para indicar ruas, distâncias, existência de rios, etc? Mostrar que o mapa possui uma escala e outras convenções para indicar localizações reais.
5- Pedir que os alunos naveguem na Internet, buscando o mapa de sua cidade no site http://maps.google.com
8- Dividir os alunos em grupos (máximo 3 por grupo) e solicitar que façam um mapa em uma folha de papel para orientar uma pessoa que chegue à escola e queira ir à diferentes lugares da mesma.
9- Convidar alunos ou outras pessoas da escola a testar os mapas propostos, sem os trajetos aos quais cada mapa corresponde serem revelados. A pessoa com um mapa diferente, um ponto de partida e uma descrição de caminho deverá obter o ponto de chegada. Caso necessário, depois desta atividade, os mapas deverão ser corrigidos. |
Sugestões de tarefas que poderão ser feitas em casa para reforçar o conteúdo: |
Daqui prá lá de lá prá cá Neste jogo, os alunos vão colocar em prática conhecimentos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade. É importante que o professor perceba se os seus alunos dão conta dos objetivos propostos, colocando em prática a temática trabalhada. Esse jogo encontra-se no seguinte link: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml |
Neste vídeo inanimado baseado no livro de Saint-Exupèry, encontramos a história do Pequeno Príncipe e sua visita aos planetas. No sexto planeta o príncipezinho encontra um geógrafo e fica conhecendo sua profissão. O vídeo encontra-se no link: http://www.youtube.com/watch?v=KAkNkSTtGWM O professor poderá, a partir do vídeo, explicar sobre a profissão do geógrafo e salientar qual o seu tema de estudo.
|
O texto apresentado no link a seguir aborda a temática discutida:
http://www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2002/Simposio_Cart_Crian%E7a_2002.pdf
Para aprofundar o tema ver o livro de Rosangela Doin de Almeida:
Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. São Paulo: Contexto, 2001.
O livro de Rosangela de Almeida aborda como as crianças constroem e compreendem o espaço em seu entorno e como podem melhor representá-lo. Mostrando os caminhos e descaminhos da aquisição de uma visão do espaço, o livro é de grande utilidade não só para auxiliar o aluno na leitura de mapas, mas também para desenvolver sua capacidade de localização para a própria vida.
A avaliação deve ser processual, buscando verificar se o aluno participa de maneira efetiva na realização das atividades propostas. Durante a avaliação deste processo, verificar se o aluno:
- Compreendeu a utilização de escalas e legendas para a produção de mapas. Na atividade 6, na qual o aluno deve construir um mapa, é possível observar se ele utiliza adequadamente escala, utilização de pontos de referência.
- Compreendeu como construir um trajeto em um mapa. A atividade de construção dos trajetos nos trajetos nos mapas definidos pelos grupos permite avaliar este critério.
- Atuou cooperativamente durante a construção do mapa.
- Adquiriu a noção de organização espacial (medidas e distâncias) por meio dos mapas gerados. A construção do mapa pelo aluno permite avaliar este critério.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!