22/11/2010
Descobrindo formas em nosso bairro
Raquel Fernandes Gonçalves Machado, Edilamar Ferreira, ANTOMAR ARAUJO FERREIRA, Maísa Gonçalves da Silva, Marcia Aparecida Mendes, Gislaine Saraiva, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Primeiro Objetivo
Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas;
Segundo Objetivo
Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços de seu cotidiano;
Terceiro Objetivo
Identificar formas geométricas compostas como reunião de figuras geométricas simples;
Quarto Objetivo
Representação simbólica/gráfica de espaços diversificados;
Quinto Objetivo
Desenvolver a noção de parte e todo;
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens, de construção de tabelas e identificar frequência.
ESTRATÉGIAS PARA O PROFESSOR
Esta aula permite aos alunos conhecerem melhor seu bairro e despertarem para o fato de que formas mais complexas podem ser formadas a partir de figuras geométricas simples. A dinâmica de trabalho em grupo também desenvolve nestes o espírito colaborativo, a capacidade de reflexão e argumentação, além de habilidades de expressão oral.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
Gwenview [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KcolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KsnapShot [ Iniciar > Aplicativos > Internet > KsnapShot ]
A aula está dividida em dois momentos: o primeiro de investigação sobre as formas e o segundo de análise sobre o que foi pesquisado. Consulte as atividades descritas a seguir, mas não deixe de consultar os materiais de apoio contendo um vídeo e alguns jogos que também podem ser explorados com os alunos.
A primeira parte da atividade deve ser realizada em duplas. A escolha das duplas sendo organizada entre os próprios alunos, valoriza a iniciativa e evidencia os critérios de escolha dos mesmos. Enquanto isso, é possível ao professor identificar (e/ou confirmar) as diferentes formas dos alunos se posicionarem para resolver impasses.
Formadas as duplas, o professor esclarece/orienta sobre as atividades e procedimentos a serem realizados. Antes de iniciar a atividade, o professor pode solicitar aos alunos que abram seus laptops, abram o software Mozilla Firefox e acessem o site abaixo contendo um pequeno filme sobre as formas geométricas:
http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw&feature=related
|
Os alunos iniciam a segunda parte da atividade acessando o site do Google Maps digitando, acessando através do Mozzila Firefox o seguinte endereço:
É importante que o nome deste site e instruções fiquem registradas no quadro, permitindo aos alunos consultarem e se organizarem sem dependerem da presença do professor a cada momento. Neste site há uma caixa de texto “Pesquisar no Mapa”. Deve ser solicitado aos alunos que digitem o nome do país onde moram, observando a imagem que se forma na tela. Em seguida eles devem repetir o mesmo procedimento com o nome do estado e da cidade onde moram.
Para cada uma das imagens que aparecem os alunos deverão clicar no botão do canto superior direito da tela, denominado [Mapa], e então utilizar o software KsnapShot para capturar a imagem e salvá-la em um diretório denominado “meus-locais”, previamente criado. Cada imagem deve ter um nome que a identifique claramente. A cada imagem que aparece, o professor deverá questionar os alunos sobre os diferentes formatos que eles percebem nas imagens (contornos, curvas, segmentos de retas), verificando se os estudantes reconhecem figuras/formas geométricas, suas características e seus nomes.O professor explica aos alunos que, para continuarem o desenvolvimento da atividade, precisarão conhecer o nome do bairro onde cada um mora. Se considerar prudente, poderá fazer o questionamento na aula anterior à aula da execução da proposta, considerando aqueles alunos que não estão atentos à localização de onde moram. Sugestões para analisar outros locais podem surgir por parte dos alunos ou do professor. Estas sugestões devem ser registrados no quadro.
É interessante que os estudantes naveguem identificando os novos espaços sugeridos. Todos os locais procurados devem ser capturados e salvos no diretório “meus-locais”. Durante a realização das atividades o professor observará: - A dinâmica de trabalho dos alunos: identificar facilidades e dificuldades das duplas, organização para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções e se conseguem concluir ou não a proposta. - A capacidade na identificação de formas: verificar se os alunos conseguem identificar as formas geométricas presentes nestes espaços. Os tamanhos que cada uma delas supostamente tem e as distâncias entre as formas geométricas.
Concluída esta exploração, os alunos localizarão a rua onde cada um deles mora e colocarão um ponto (um balão) sobre onde eles acham que ficam as suas residências. Para realizar esta tarefa o primeiro aluno deverá clicar com o botão direito sobre o local onde fica a sua residência, e clicar no item “Como chegar a partir daqui”. O segundo aluno clicará também com o botão direito sobre sua residência, clicando em “Como chegar até aqui”. Neste instante será traçado pelo site um melhor caminho para ir de uma residência a outra e o professor deverá questionar os alunos se eles concordam com o caminho sugerido ou se eles se locomoveriam utilizando outro caminho.
Após a construção do caminho de uma residência a outra, os alunos deverão clicar no botão superior direito, denominado [Mapa], a fim de visualizarem o bairro e o caminho entre as residências de uma maneira mais real (imagem de satélite), identificando as formas existentes, além de vegetação, prédios e casas. Todos os caminhos devem ser salvos utilizando a ferramenta KsnapShot e guardados no diretório “meus-locais”.
Esta mesma atividade (definição de caminhos entre dois pontos), pode ser realizada diversas vezes, com pontos diferentes, escolhidos ora pelos alunos, ora pelo professor. |
Abaixo estão listados alguns vídeos que você poderá utilizar como complemento para sua aula, incluindo o vídeo já sugerido anteriormente.
História envolvendo as formas geométricashttp://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw
Lenda e Construção do TANGRAM, um quebra-cabeças formado a partir de figuras geométricashttp://www.youtube.com/watch?v=r4Fhv7guJe8
Apresentação de diversas formas geométricas |
Os jogos abaixo também podem ser empregados para complementar sua aula. Podem auxiliá-lo, por exemplo, a sensibilizar os alunos para o fato de que é possível construir um objeto mais complexo a partir de formas geométricas simples. Ou podem ser utizados em alguma atividade que solicite aos alunos que nomeie as peças que compõem cada jogo ou passatempo.
Observação: Note que para acessar os materiais através do navegador Mozilla Firefox do laptop do aluno, o plugin Adobe Shockwave Player deve estar instalado. Esta instalação pode ser feita através do site: http://get.adobe.com/br/shockwave/
Quebra-cabeças online de um carrohttp://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-carro.html
Quebra-cabeças de formas dispersashttp://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-palhaco.html
Tangram para recortar e montarhttp://www.smartkids.com.br/passatempos/formas-geometricas-tangran.html
Trenzinho para imprimir e pintarhttp://www.smartkids.com.br/passatempos/formas-geometricas-trenzinho.html
|
Lista telefônica ou guia informativo da cidade.
Google Earth, desde que instalado no laptop do aluno.
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades, considerando envolvimento e respeito à opinião dos colegas no trabalho em grupo.
Além disso, uma verificação mais pontual pode ser realizada para avaliar os objetivos específicos da aula:
- Verificar se durante as diferentes atividades os alunos conseguem identificar as formas geométricas, nomeando-as apropriadamente. A tarefa que permite fazer esta avaliação de maneira mais precisa é aquela que solicita aos alunos registrem em uma tabela (no Kword) diferentes figuras geométricas e seus nomes
- Quando os alunos exibem as imagens capturadas no segundo momento da atividade, o professor pode observar a capacidade de cada um em identificar as formas geométricas em imagens mais complexas, como imagens de um mapa. Neste momento também é possível avaliar a capacidade dos estudantes em visualizar figuras geométricas mais simples compondo objetos mais complexos.
Uma estrela 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/09/2013
Uma estrelaNao achei essa aula muito proveitosa devido a utilização de certos materias que tavez nao faça render uma aula construtiva e de interesse dos alunos. Primeiro o fato de ser usado os laptops dos alunos em sala de aula nao seria muito aconselhado, pois os mesmos se distraem muito facil e duvido muito que prestariam atenção na aula por mais de 5 minutos. E outra, que existem outras formas de fazer com q os alunos se familiarizem com as formas geometricas. Não achei ruim, achei pessimo o modelo.