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Descobrindo formas em nosso bairro

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar  formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.

Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços de seu cotidiano.

Identificar formas geométricas compostas como reunião de figuras geométricas simples.

Representação simbólica/gráfica de espaços diversificados.

Desenvolver a noção de parte e todo.

Explorar a navegação na internet, usando o site google earth.

Duração das atividades
5 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará  a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens, de construção de tabelas e identificar frequência.

Estratégias e recursos da aula

No primeiro momento os alunos se organizarão em duplas, sugere-se que as duplas sejam formadas por colegas que moram em bairros diferentes, deste modo a proposta se torna mais interessante (mesmo não sendo condição necessária para realização da mesma).


A escolha das duplas sendo organizada entre os próprios alunos, valoriza a iniciativa e evidencia os critérios de escolha dos mesmos, enquanto isso, é possível ao professor identificar (e/ou confirmar) as diferentes formas dos alunos se posicionarem para resolver impasses. Formadas as duplas, o professor esclarece/orientando, ainda em sala, sobre as atividades e procedimentos a serem realizados ao chegarem ao Laboratório de Informática.

Primeiro Momento:


Fica a critério do professor, considerando o perfil do grupo, definir se os equipamentos estarão, ou não, conectados a página inicial do site, estabelecendo a forma de melhor estruturar a atividade.

É importante que o nome do site em uso google earth e instruções fiquem registradas no quadro, permitindo aos alunos consultarem e se organizarem sem dependerem da presença do professor a cada momento.


Solicite aos alunos que digitem o nome do país onde moram, observando a imagem que se forma na tela, em seguida repita o mesmo procedimento com o nome do estado e da cidade onde moram. Em cada imagem o professor deverá questionar os alunos sobre os diferentes formatos que eles estão percebendo nas imagens (contornos, curvas, segmentos de retas), se reconhecem figuras/ formas geométricas, suas características e seus nomes.

O professor explica aos alunos que, para desenvolverem a atividade precisarão conhecer o nome do bairro onde cada um mora. Se considerar prudente, poderá fazer o questionamento na aula anterior à da execução da proposta, considerando aqueles alunos que não estão atentos à localização da mesma.

Sugestões sobre outros locais, podem ocorre por parte dos alunos ou do professor, os mesmos devem ser registrados no quadro. É interessante que os estudantes naveguem identificando os novos espaços sugeridos.

Durante a realização das atividades o professor observará:

- O desempenho dos alunos: identificando facilidades e dificuldades das duplas, organização para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções e se conseguem concluir ou não a proposta.
- Se conseguem identificar: as formas geométricas presentes nestes espaços, os tamanhos que cada uma delas supostamente tem e as distâncias entre as formas geométricas.

Concluída esta exploração, os alunos navegarão novamente, retornando à cidade onde moram, localizando o bairro de cada um deles, rastreando a residência, reconhecendo formas considerando a visão espacial do local. Registrando em uma folha quadriculada ou sulfite, as formas mais comuns e aquelas que consideram diferentes, encontradas no bairro em que o colega mora. Tentando escrever o nome das mesmas. As representações feitas pela dupla serão entregues ao professor, concluindo este momento da atividade.


Segundo Momento:


As atividades desse segundo momento acontecerão na sala de aula, com o professor inicialmente conversando sobre as percepções dos alunos ao executarem as atividades no laboratório.
- O que consideraram fácil e/ou difícil de ser executado?
- Ao retornarem para casa conseguiram perceber no bairro as formas que observaram no site?
- Como foi observar a imagem aérea do bairro e depois observá-lo ao retornar da escola?


As duplas recebem as folhas com suas produções, com referências/questionamentos sobre os desenhos. A discussão sobre estas observações pode ocorrer com cada dupla em separado ou com o grupo todo. 

Após esta etapa, os alunos registram os nomes das formas geométricas encontradas com maior freqüência, refazendo os desenhos, indicando a possível atividade que acontece no referido espaço (se eles tiverem descoberto), descrevendo as que consideraram mais importantes.

Seguindo orientação do professor, os alunos formarão um grupo de modo que duas duplas se unam. Para este momento, a escolha dos grupos pode ocorrer com indicação do professor fundamentando-a em agrupar alunos de um mesmo bairro (ou bairros diferentes), para que os mesmos possam comparar as representações destacando suas características (diferentes e/ou semelhantes) segundo os desenhos de cada dupla, comparar os esquemas elaborados por eles, as formas encontradas e a freqüência das mesmas.

Os grupos construirão uma tabela indicando a forma, o nome e a freqüência das figuras geométricas registradas.

Para finalizar a atividade cada grupo receberá uma folha quadriculada onde eles "esquematizarão (desenho) o bairro ideal", considerando as formas registradas nas tabelas, associando a estas formas as atividades que gostariam ou que eles consideraram importantes para o bairro.

Concluindo os alunos da sala poderão elaborar um bairro que atenda as sugestões de todos os grupos, representando-o em uma cartolina (ou similar) que deixarão em exposição (ou se o professor preferir cada grupo faria a representação do bairro e todas seriam expostas).

Recursos Complementares

Lista telefônica ou guia informativo da cidade.

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento, respeito às opiniões do colega da dupla e realização das atividades.
Ao final do primeiro momento os alunos, entregarão os esquemas elaborados pela dupla, com os desenhos representativos das formas geométricas encontradas com seus respectivos nomes.
Concluído o segundo momento os alunos entregarão a representação do bairro ideal que o grupo elaborou, identificando os espaços que consideraram importantes (necessários) e as formas que imaginaram para os mesmos.

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