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A matemática da cartografia

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Eguimara Selma Branco
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Reconhecer diferentes conhecimentos matemáticos encontrados na cartografia.

§  Resolver problemas matemáticos que envolvem escala.

Duração das atividades
3 a 4 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de matemática básica.

Leitura e interpretação de mapas.

Estratégias e recursos da aula

Obs. Para essa aula, seria interessante contar com a presença do professor de Geografia,
contribuindo com os conhecimentos específicos da área. 

Atividade 1

  • Momento 1

Professor, organize os alunos em grupos (3 a 4 alunos por grupo) e, em sala de aula, projete a imagem a seguir.


Figura 1 - Fonte: Atividades e Jogos com Escalas. Coleção Investigação Matemática. Editora Scipione.
(Clique sobre a imagem para vê-la ampliada).

Proponha então, a seguinte reflexão: O navio precisa seguir pelo canal e entrar na baia evitando os rochedos e o banco de areia. O comandante precisa calcular quanto deve navegar em dada direção antes de desviar. Na carta naútica tem uma escala marcada, onde 1 centímetro equivale a 1/8 de milha marítima.

As duas primeiras instruções do comandante são: Norte por 3/4 de milha e Leste por 3/4 de milha. Qual será a terceira instrução correta?

Professor, distribua uma cópia do mapa a cada grupo e permita que os alunos façam os cálculos. Lembre-os da escala apresentada.

A) Norte por 1/2 milha.

B) Noroeste por 3/4 de milha.

C) Nordeste por 1/2 de milha. (Resposta correta)

D) Nordeste por 1 milha.


  • Momento 2

Após a resolução, proponha aos grupos de alunos que em uma cartolina (ou papel kraft) elaborem um mapa identificando as imediações da escola. O mapa deve abranger mais ou menos uns 5 quarteirões em todas as direções da escola (se for possível). Solicite que os alunos sejam bem rigorosos na elaboração do mapa e dos detalhes. Na sequência devem escrever uma orientação para que uma pessoa "perdida" em determinado ponto do mapa chegue até a escola.

Obs. Se julgar necessário, o professor pode sair com os alunos para fazer observação do terreno, anotando pontos comerciais importantes, postos de gasolina, igrejas, e outros locais que sejam referência. 

Ao final, proponha que os grupos apresentem seus mapas e a orientação que descreveram. Durante a explanação dos grupos, possibilite que os mapas sejam fixados em locais que todos possam observá-los. Nas apresentações chame a atenção dos grupos apontando similaridades entre os mapas elaborados, escala, legenda, tipos de projeção e a orientação no espaço, elementos matemáticos indispensáveis para a cartografia, tema abordado nesta aula.

Sugestão de encaminhamento...

Ao consultarmos mapas como o do navegador, mapa de ruas, mapas nas aulas de geografia, ou os do aparelho de GPS (Global Positioning System) do automóvel, estamos em contato com uma ciência chamada cartografia. Essa ciência atua, principalmente, na elaboração e interpretação de mapas. Os mapas resultam de um conhecimento acumulado de informações e técnicas desenvolvidas por uma sociedade. Para se elaborar um mapa é preciso levar em consideração 3 elementos básicos: escala, projeção e simbologia.

Podemos dizer que a cartografia surgiu na antiguidade, pois encontramos representações de mapas na Grécia Antiga, Império Romano, Mesopotâmia, entre outros povos da antiguidade. Evidentemente que os cartógrafos da época antiga não tinham muitos recursos para produzirem mapas com precisão. Os mapas antigos eram repletos de imperfeições, principalmente, no que se refere à proporcionalidade. Mesmo assim, serviam de referência para viajantes e comerciantes da época, que necessitavam muito destas informações para planejarem suas viagens. Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI), os cartógrafos foram extremamente importantes. Cada expedição levava um especialista em mapas, pois era importante que as embarcações não se perdessem nos vastos oceanos. Foi no século XVI que os primeiros mapas do continente americano e também do Brasil foram elaborados.

Atualmente, os cartógrafos contam com informações gráficas enviadas por satélites. Estes dados chegam com total precisão, cabendo ao cartógrafo interpretá-los e organizá-los de forma científica. Computadores avançados são utilizados nestas operações, oferecendo resultados de grande importância. Os mapas cartográficos auxiliam na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação, planejamento ambiental e em vários sistemas de orientação que usamos no dia-a-dia.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/cartografia.htm,
acesso em 10 de novembro de 2010.

  • Momento 3

Professor faça uma busca no Google Maps (disponível em http://maps.google.com.br, acesso em 10 de novembro de 2010), procurando pela região da escola. Projete aos alunos o mapa que descreve essa região, apresente a visualização do mapa na versão das ruas e do satélite, comparando com os mapas desenvolvidos pelos alunos.


Em sala de aula, projete aos alunos o recurso O que é cartografia?, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5173, acesso em 9 de novembro de 2010. A animação ajudará a contribuir para o entendimento do tema, mostrando como são traçadas as linhas imaginárias do sistema de coordenadas geográficas para localização de qualquer ponto na superfície do globo terrestre. 

O que é Cartografia 

Figura 2. Fonte:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5173,  acesso em 9 de novembro de 2010. 

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Fonte: Projeções Cartográficas. Disponível em:
http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/xyz/projecao.htm,
acesso em 09 de novembro de 2010.

Para essa explicação, o professor pode trazer à sala de aula, um globo terrestre para auxiliar na sua apresentação. A Terra é uma esfera ligeiramente distorcida, sua projeção no globo apresenta posições e tamanhos corretos para os continentes e países, uns em relação aos outros.  Para ajudar na localização de posições na Terra, linhas passam pelos pólos norte e sul, chamadas de meridianos ou linhas de longitude. As linhas traçadas de leste para oeste são paralelas, ou linhas de latitude.

Para mapear (projetar) a Terra em uma superfície plana é necessário tomá-la no seu formato original (o geóide) e transformá-la de forma a adaptar-se ao plano do papel (ou do meio que estiver sendo usado para a visualização, como um monitor de vídeo de computador), isso é diferente de vermos uma mapa conforme apresentado na figura 1. As projeções são usadas para construir as quadrículas que servem para encontrar os pontos a representar. Nesse tipo de transformação a superfície acaba sempre sendo desfigurada ou alterada: o cartógrafo acaba tendo que escolher entre conservar os ângulos, manter proporcionais as superfícies ou tentar equilibrar as perdas.

De acordo com a superfície desenvolvível, as projeções podem ser classificadas em:

- Projeções planas ou azimutais: Num plano tangente ou secante à esfera. A construção se organiza em volta de um ponto central chamado "centro de projeção". Os azimutes são exatos e a escala é constante para todas as direções que passam por esse centro; todo grande círculo que passa por esse centro é representado por uma reta. Como é centrada no pólo é dita uma projeção polar.

Figura 3 - Fonte: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/02/proje%C3%A7%C3%A3o-plana-azimutal-550x239.jpg 

Os paralelos são circulos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do polo. O plano de projeção é um plano tangente a esfera terrestre.

- Projeções cilíndricas: Podem ser consideradas como um aperfeiçoamento analítico dos mapas planos em coordenadas retangulares dos gregos. Projeta-se a esfera terrestre em um plano cilíndrico que a envolve.

Figura 4 - Fonte: http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia/Figura%2012.JPG 

Os paralelos e meridianos são retos, paralelos e perpendiculares entre si. O plano de projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre.

- Projeções cônicas: Também conhecidas desde a Antiguidade (Grécia) foram aperfeiçoadas e se impuseram a partir do séc. XVIII. A superfície terrestre é projetada em um cone que a envolve.


Figura 5 - Fonte: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/projecao-c%C3%B4nica.jpg 

Os paralelos são circulos concêntricos e os meridianos retos convergem para o pólo. O plano de projeção é um cone envolvendo a esfera.

- Projeção de Mercator: Foi o cartógrafo Gerard Mercator quem, em 1569, concebeu a quadrícula que leva o seu nome. A projeção de Mercator inscreve-se num retângulo, com meridianos e paralelos retilínieos e ortogonais. O Equador é representado na escala na verdadeira grandeza e o exagero da extensão das paralelas em latitude é compensado por um exagero proporcional das distâncias meridianas, segundo uma função chamada "variável de Mercator" ou "das latitudes crescentes":

delta Y= gama/cos(gama).

A projeção é semelhante, mas a escala é variável segundo a latitude, as regiões polares acima de 75o não podem ser representadas. Nesse nível, o exagero dos comprimentos em relação ao Equador já é de 4 vezes, o que representa uma dilatação das superfícies de 16 vezes. Por outro lado, as formas geométricas são respeitadas e sobretudo as loxodormias, isto é, as rotas a seguir com compasso, são retas. A projeção de Mercator é usada para mapas marítimos e de regiões intertropicais, onde as deformações são mínimas.


Figura 6 - Fonte: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/1-3d335349bc.jpg 

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Atividade 2

No laboratório de informática, com os alunos ainda reunidos em grupo, propor o recurso Projeções Cartográficas, disponível em: http://www.uff.br/mapprojections/mp_br.html, acesso em 10 de novembro de 2010. Permita que a princípio os grupos movimentem aleatoriamente o recurso para se familiarizar e, só então proponha a atividade.

Esse recurso permite visualizar as projeções cartográficas, demarcar posições apresentando latitude e longitude, além de calcular distâncias, conhecer detalhes sobre diferentes lugares, e observar os anéis no globo terrestre.


Figura 7 - Fonte: http://www.uff.br/mapprojections/mp_br.html  

Atividade 3

Professor, explique aos alunos que, para que projeções (ou mapeamentos) ocorram, nos utilizamos de uma relação matemática existente entre as dimensões reais e aquelas da representação da realidade contidas em um mapa ou globo. A essa relação matemática, chamamos escala cartográfica. As escalas são registradas em forma de fração, onde o numerador indica o valor do plano e o denominador o valor real daquela área representada.

Por exemplo: Se em um mapa a escala indicada é de 1 : 450.000, isso quer dizer que cada medida no desenho do mapa é 450.000 vezes menor que a realidade, sendo assim, 1 cm no mapa será equivalente, no mapa, a 450.000 cm = 4.500 m = 4,5 km.


Figura 8 - Fonte: http://www.matematicamuitofacil.com/Imagem/escala/escala06.jpg 

Com base na orientação, proponha aos alunos os seguintes problemas:

a) Qual é escala da planta de um terreno no qual um comprimento de 48 metros foi representado no papel por um segmento de 2,4 dm ?

Resolução:

2,4 dm      24 cm         1
-------- = ---------- = ------ = 1: 200
48 m       4800 cm      200

b) Um protótipo foi desenhado na escala 1:100. Qual será o comprimento desse protótipo se o modelo em tamanho real tem um comprimento igual a 4,00 m ?

Resolução:

   1          x                                         4
------ = ------   ->    100x = 4 ->    x = ---- =  0,4 m = 4 cm
 100        4                                        100

c) Calcular a distância em um mapa de escala 1: 300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distância um do outro.

Resolução:

15 km = 1500000 cm

1500000
----------- = 5 cm
 300000

Escala. Disponível em: http://www.matematicamuitofacil.com/escalas.html, acesso em 10 de novembro de 2010. 

Projeções Cartográficas. Disponível em: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/xyz/projecao.htm, acesso em 10 de novembro de 2010.  

Cartografia. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/cartografia.htm, acesso em 10 de novembro de 2010

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O que é Cartografia Animação/simulação
Recursos Complementares

Latitude e Longitude: Representando Pontos na Superfície da Terra. Disponível em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/arquivo/2006.1/applets/earth_br.html, acesso em 10 de novembro de 2010. 

Cartografia. Disponível em: http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm, acesso em 10 de novembro de 2010. 

Sistema de Posicionamento Global. Disponível em: http://www.fisica.ufc.br/solange/GPS.html, acesso em 10 de novembro de 2010.  

Matemática na Prática: GPS. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1480, acesso em 10 de novembro de 2010.   

Atividades Introdutórias às Geometrias Não-Euclidianas: o exemplo da Geometria do Táxi. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011892.pdf, acesso em 10 de novembro de 2010.  

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.

Critérios a serem observados:

- Na problematização inicial. Apresentou comentários relevantes? Contribuiu?

- Durante a explicação do professor. O aluno foi participativo?

- Na atividade no laboratório de informática. Participou? Raciocínio adequado?

- Na resolução de problemas. Resolveu? Demonstrou conhecimento?

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