Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os jogos populares de ontem, o esporte de hoje.

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para esporte; reconhecer a origem dos esportes a partir de jogos populares; criar um esporte da turma a partir de um jogo popular na comunidade.

Duração das atividades
100 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula Descobrindo os brinquedos populares folclóricos (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9386) publicada no portal do professor. 

Estratégias e recursos da aula

Espaço: pátio e quadra de peteca (ou algo similar)

Materiais: jornais, fita adesiva, peteca oficial, mastro e rede de peteca.   

Atividade 1   

Reunir a turma e iniciar um debate com o seguinte tema: O que é esporte? (objetivo: fazer um diagnóstico sobre o que os alunos sabem sobre esporte).

Posteriormente às respostas dos alunos, apresentar-lhes, as seguintes fotos:   

Bloco 1:

Fonte: http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/amplia.php?dici=alem&nive=NB&codi=205&tabe=lazer_e_cultura&tema=20&item=1 

Fonte: http://wiki-psancho.wikispaces.com/Voleibol 

Fonte: http://www.thegoldenaura.com/2008/12/ 

Bloco 2:

Fonte : http://www.primeiramao.pt/2009/05/20/barca-recebeu-3-torneio-paulo-ramos/ 

Fonte: Arquivo pessoal

Fonte: http://www.flickr.com/photos/nando_cunha/3236597415/ 

Acessos em 10/11/10.

Retomar a discussão indagando aos alunos: Tudo o que foi mostrado nas imagens é esporte? (não). Os dois blocos demonstram as mesmas práticas? (não). Quais as diferenças entre os dois blocos? (o primeiro expõe o esporte institucionalizado e o segundo o jogo esportivo como algo lúdico). A partir do que vocês constataram isso? (no primeiro bloco há atividades em espaços próprios, com materiais adequados, dentre outros; no segundo não há uma rigidez com relação a esses e outros fatores). 

Atividade 2   

Construir uma peteca de jornal (vide conhecimentos prévios). Dividir os alunos em duplas, cada uma delas deverá organizar um pequeno jogo com a peteca construída (exemplos: não deixar a peteca cair, trocar as petecas o mais rápido possível, jogar a peteca bem alto e pegar rápido, dentre outros). Objetivo desta atividade: ter uma noção de jogo esportivo lúdico na prática, para ter base para futuras discussões.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9386 

Acessos em 10/11/10.

Atividade 3   

Organizar um espaço para o esporte “Peteca”, obedecendo, dentro do possível, as regulamentações das regras oficiais. Dividir os alunos em duplas, do mesmo gênero, e sortear a disputa entre as equipes, para a realização do esporte (nas categorias masculina e feminina), o professor deverá fazer o papel de árbitro. Objetivo desta atividade: ter uma noção de esporte institucionalizado na prática, para ter base para futuras discussões.   

Regras: Os jogos podem ser simples ou de duplas, nos moldes de uma partida de tênis. A quadra apresenta dimensões de 15,0m x 7,5m para duplas e 15,0m x 4,0m para individual, dividido em duas metades, cada uma para o uso de uma das equipes rivais. A altura da rede é variável e depende da idade e do sexo dos participantes. Para jogos da categoria masculina, a rede deverá apresentar uma altura de 2,43m e 2,24m para o feminino e categoria até 12 anos. Detalhes como as dimensões dos quadrados da malha também são especificados: aproximadamente 4cm por 4cm. A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o solo. Atualmente utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Cada partida é disputada em sets, que chegará ao fim quando uma das equipes alcançar 12 pontos, ou após 20 minutos de jogo. O componente que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida. Outro detalhe importante é que, após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 30 segundos senão a vantagem será revertida. As regras completas são muito mais específicas e podem ser encontradas nos sítios das federações de peteca (algumas são listadas na última seção).

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9386 

Acessos em 10/11/10.

Atividade 4   

Reunir novamente a turma e retomar a discussão da atividade 1 acrescentando a seguinte questão: A prática “Peteca” foi a mesma nas atividades 2 e 3? (não). Por quê? (na atividade 2 foi um jogo lúdico com poucas regras, que eram maleáveis; na atividade 3 foi um esporte com regras rígidas que todos deviam obedecer, além das diferenças de espaço, materiais, dentre outras). Qual jogo vocês costumam vivenciar muito aqui na comunidade? Vamos criar um “esporte” da nossa turma a partir desse jogo? Neste momento, o professor deverá listar juntamente com a turma algumas regras básicas que os alunos acharem indispensáveis para a prática do novo esporte. Observação: este esporte variará de acordo com o jogo mais praticado na comunidade em que esta aula for aplicada. Objetivo desta atividade: fazer uma síntese superior sobre o tema e despertar a criatividade dos alunos

Recursos Complementares

Recurso complementar para a atividade 1: O desporto ou esporte é uma atividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos. (Adaptado de : http://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peteca/historia-da-peteca.php 

Acessos em 10/11/10.

Avaliação

Será realizada por meio de observação da organização, das atitudes e dos procedimentos dos alunos no decorrer das discussões (especialmente da atividade 4) e das práticas, de modo a verificar se os objetivos foram atingidos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.