Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dos jogos populares aos esportes: queimada e dodgeball.

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o dodgeball; associar o dodgeball à queimada; vivenciar o dodgeball e a queimada.

Duração das atividades
200 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção sobre o que é esporte e sobre o que é jogo, e as diferenças entre os dois. Sugiro a aula “Jogo/brincadeira ou esporte?” publicada no portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13341). Acesso em 14/12/2010.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra de voleibol, sala de TV.   

Materiais: televisão, DVD, 6 bolas macias.   

Atividade 1

Reunir a turma na sala de vídeo, e exibir o filme: “Com a Bola Toda”.

Fonte:  http://www.adorocinema.com/filmes/com-a-bola-toda/ 

Dados do filme:

Título original: Dodgeball: A True Underdog Story

Lançamento: 2004 (EUA)

Direção: Rawson Marshall Thurber

Atores: Vince Vaughn, Christine Taylor, Ben Stiller, Rip Torn, Stephen Root

Duração: 97 min

Gênero: Comédia

Sinopse: Peter LaFleur (Vince Vaughn) é o dono de uma academia acabada chamada Average Joe, que sobrevive de uma pequena clientela. O local atrai a atenção do egocêntrico White Goodman (Ben Stiller), dono de um império da ginástica, a academia Globo. White pretende comprar a Average Joe, sendo que as finanças da academia apenas facilitam que sua pretensão se torne realidade. Um dos bancos credores da Average Joe põe na academia a advogada Kate Veatch (Christine Taylor), que decide por ajudar Peter a salvar a academia. A possibilidade de salvação da academia surge na realização de um torneio de queimada, que terá como prêmio a quantia da dívida da Average Joe. Só que, ao saber dos planos, White também decide montar uma equipe de queimada de sua academia e participar do torneio.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/com-a-bola-toda/  

Onde baixar o filme: http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-filme-com-a-bola-toda-dualaudio/  

Acessos em 11/11/10.

Em seguida, fazer um debate sobre o filme, baseando-se nas seguintes questões: Qual é o nome do jogo que é mostrado no filme? (Dodgeball). Como este jogo era jogado? (Visão simples do aluno acerca do novo esporte). Com qual jogo, que é muito popular aqui no Brasil, o Dodgeball se parece? (Queimada). As regras são as mesmas com as quais vocês costumam jogar na comunidade? (Provavelmente eles falarão que não).

Objetivo da atividade: primeiras aproximações (da prática e do conhecimento do aluno a respeito).

Atividade 2

Organizar uma vivência do dodgeball.

Regras básicas: O jogo poderá ser jogado em uma quadra de voleibol, dividindo-se as equipes nos dois lados desta. As equipes são constituídas de seis jogadores. No início de um jogo de dodgeball, as bolas, em número de seis, são alinhadas sobre a linha divisória central (em algumas versões do jogo, as bolas são lançadas no ar para que os jogadores peguem ou são divididas igualmente para ambos os times no pré-jogo). Os jogadores, em seguida, tentam agarrar uma dodgeball (bola no centro) e jogá-la ou rolá-la para trás aos seus colegas (que não podem pegar a bola e jogá-la de imediato). Deve-se pré-determinar quais jogadores tentarão pegar a bola e quais ficarão mais atrás para recebê-la. Quando o jogo começa, os jogadores jogam as bolas nos membros da equipe adversária, numa tentativa de eliminá-los. Quando um jogador for atingido diretamente, ele será eliminado, devendo dirigir-se para a área lateral do lado de fora da sua equipe. O jogador também ficará de fora se a bola rebater em um companheiro de equipe e depois nele. As mesmas regras se aplicam se qualquer pessoa tentar pegar uma bola e deixá-la cair. Se um jogador pega uma bola arremessada pelo time adversário, o atirador da bola é eliminado e a equipe que prendeu a bola pode reintegrar um jogador que já havia sido eliminado. Quando a bola é capturada e mantida por dois segundos, o atirador ficará de fora (ou seja, mesmo que a bola seja presa entre as pernas, o atirador ainda estará de fora). Se a queimada atingir um jogador adversário, mas a bola é pega por um dos companheiros de equipe, o jogador atingido permanece e o atirador ficará de fora e o time ganha uma reintegração (um jogador do time, que havia sido atingido fica dentro). Os jogadores podem pegar bolas mortas (paradas) e jogá-las de volta na outra equipe. Os jogadores estão autorizados a sair dos limites da área de jogo para recolher as bolas que rolaram para fora, mas não podem jogar a bola até que eles estejam de volta, dentro da quadra. Uma bola jogada de fora da quadra não pode eliminar um adversário que é atingido, o atirador será automaticamente eliminado. Se aquela bola, porém, é pega totalmente, a oposição pode reintegrar o jogador que foi para fora a mais tempo na sua equipe. Também é eliminado o jogador que se mover completamente fora dos limites quando uma bola é atirada contra ele. Nesta situação, o jogador estará a salvo se pegar a bola. Estará fora aquele que se mover para a zona do adversário ou pegar uma bola de dentro dela. Os jogadores podem, também, ser eliminados se o seu lance atingir o adversário na cabeça. Chutar as bolas é proibido. Uma bola na posse de um jogador pode ser usada para bloquear bolas jogadas pela equipe adversária. Depois que todos os jogadores de uma equipe são eliminados, o jogo termina. Pode-se, também, cronometrar o tempo e quem tiver mais jogadores ao final, será o vencedor.

Adaptado de: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Dodgeball e de   http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/National_Dodgeball_League 

Fonte: http://www.slanchreport.com/2009/11/18/kid-sues-school-over-dodgeball-mishap/ 

Acessos em 11/11/10.

Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo na prática para terem maior embasamento nas futuras discussões.

Atividade 3

Organizar uma vivência da queimada (da forma que for mais jogada pela comunidade local, se houver várias, o professor poderá promover as mais praticadas).

Sugestão em: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogo-queimada.htm 

Fonte: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogo-queimada.htm 

Acessos em 11/11/10.

Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo na prática para terem maior embasamento nas futuras discussões.

Atividade 4

Retomar a discussão da atividade 1 introduzindo as seguintes perguntas: Quais as diferenças fundamentais nas duas práticas? (O dodgeball tem mais regras, sendo mais rígidas, e a queimada pode ter várias formas de jogo). Quais as semelhanças? (Os dois jogos usam a bola como instrumento para atingir o adversário, em um espaço delimitado).

Em seguida, o professor deverá dar uma pequena explicação a respeito do dodgeball, da seguinte forma: o dodgeball é um esporte que está crescendo muito, principalmente nos Estados Unidos onde tem campeonatos oficiais como a NDL (National Dodgeball League). Aqui no Brasil essa prática ainda não chegou como esporte, ao menos de forma tão ampla como acontece nos Estados Unidos. Nós a conhecemos como o jogo da “queimada”, que tem várias versões no país.

Neste momento, o docente deverá fazer o seguinte questionamento: Se a queimada brasileira virasse esporte, seria parecida com o Dodgeball ou não? Se não, como seria? O professor deverá anotar as respostas dos alunos em um quadro, para que posteriormente o “Dodgeball brasileiro” seja jogado.

Objetivo: averiguar o que os alunos entenderam sobre o Dodgeball e sobre a semelhança dele com a queimada; recriar as regras do Dodgeball.

Atividade 5

O professor deverá organizar uma vivência do “Dodgeball brasileiro”, de acordo com as regras estabelecidas pelos alunos na atividade anterior.

Objetivo: realizar o jogo de acordo com as regras adaptadas pelos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos promoverão, com o auxílio do professor, um mini-campeonato de “Dodgeball brasileiro” na escola de acordo com as regras, criadas por eles, relacionadas nas atividades 4 e 5. Dividir a turma em 4 grupos, em que:

- um grupo ficará responsável pela divulgação do evento na escola;

- um grupo ficará responsável pela arbitragem;

- um grupo ficará responsável pela criação da tabela de jogos;

- um grupo ficará responsável pela organização geral.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.